24 de agosto de 2015

Médico mantém criatório da maior cobra venenosa da América no sul baiano

Médico mantém criatório da maior cobra venenosa da América no sul baiano

Souza se interessa por animais peçonhentos desde a infância
Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)



Um criatório particular da cobra surucucu, a maio venenosa das Américas, é mantido em um sítio de Serra Grande, cidade vizinha a Ilhéus, no sul baiano. A cobra pode chegar a até 4,5 metros de comprimento.  Ao todo, o criatório tem 34 cobras.
O médico mineiro Rodrigo de Souza é o dono do sítio. Quando chega, ele prefere ficar em uma barraca. "Eu acredito nesse tipo de sistema porque a interação com a floresta é muito grande. Com animais peçonhentos em geral, dentro da barraca fica bastante protegido. Fora isso, é risco", explicou Souza ao Globo Rural.
Souza se interessa por animais peçonhentos desde a infância. Ele se mudou para a região para atuar como médico, e acabou se envolvendo com as cobras. "Um policia militar bateu na minha casa de madrugada e pediu que eu removesse uma cobra. Ele achou que eu iria ‘amarelar’. Mas, eu fiz uma remoção e virou referência", lembra.
A partir daí, o médico passou a resgatar várias cobras. Uma ele soltou na natureza, e as outras manteve no criatório. Em 2003, o médico entrou com pedido de autorização para a criação junto ao Ibama, que ainda não respondeu em definitivo. "Ela tem autorização prévia de instalação. Agora, foi feita a vistoria. A próxima etapa é a autorização de manejo, que é a final. Isso vai nos permitir reproduzir e comercializar o veneno de maneira que torne sustentável o criadouro, que cumpra sua utilidade", conta o zootecnista Fábio Hosken, que é responsável técnico pelas cobras.
A demora na autorização é pelo caso pouco usual. O Ibama afirma que precisava determinar a origem das cobras. "Muitos foram entregues pela Polícia Militar oriundos da Polícia Civil, por ocorrência da população. Ao longo do tempo, esses animais se reproduziram em cativeiro. Então, havia uma dificuldade no cumprimento da legislação para demonstrar que esses animais têm uma origem legal", diz o superintendente Célio Pinto.
Criatório fica em sítio (Foto: Reprodução/TV Globo)
Uma fêmea e um macho de surucucu cruzaram em 2007, embora a reprodução fosse proibida, o que o médico não sabia. "Quando você tiver a autorização de manejo, que é o licenciamento final, não há nenhuma objeção pra reprodução. Mas, até que o trâmite seja completado, não é possível, não é permitido que se reproduza. A gente ficou sabendo disso em 2011. A partir daí, temos tomado cuidado", garante Souza.
O médico desembolsa os custos com o criatório. A única atividade até agora foi a doação de dois gramas de veneno de surucucu para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), um dos produtores de soro antiofídico no Brasil. O soro é produzido em uma fazenda em Betim. O veneno da cobra é injetado nos cavalos. O organismo vai reagir e parte do sangue, plasma, contendo os anticorpos, é retirada e usada na produção do soro.

Consumo de água é suspenso em Caetité por alta contaminação de urânio

Consumo de água é suspenso em Caetité por alta contaminação de urânio

A decisão ocorreu após a confirmação da contaminação da água do local por alto teor de urânio
Texto Da Redação (redacao@correio24horas.com.br



O Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) determinaram a suspensão imediata do consumo da água dos poços da região de Caetité e Lagoa Real, no Centro-Sul da Bahia. A decisão ocorreu após a confirmação da contaminação da água do local por alto teor de urânio.
Na região, há 15 anos, a extração do material radioativo é feita pela estatal federal Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Trata-se da única mina de urânio explorada em toda a América Latina. A decisão de apuração imediata da situação foi ordenada diretamente pela ministra Izabella Teixeira, após a publicação, no sábado, de uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo denunciando o problema.
Além da medida tomada para assegurar a segurança da população, o Ibama informou que a INB poderá ser multada por omitir informações. A reportagem teve acesso a laudos técnicos e despachos que comprovam que a INB realizou duas inspeções em poço na região e encontrou água contaminada com índices do metal pesado mais de quatro vezes superiores ao limite estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Apesar de ter feito coleta de água em outubro do ano passado  e em março, a INB só comunicou a prefeitura de Lagoa Real no fim de maio. No período, não houve comunicação da estatal sobre o caso para o ministério ou o Ibama, órgão responsável por licenciar e fiscalizar qualquer tipo de empreendimento ou denúncia envolvendo material radioativo.
A INB nega irregularidades no caso, sob justificativa de que a área do poço contaminado, uma região conhecida como Varginha, está a 20 km de distância de sua mineração e não faz parte da área que deve fiscalizar.
No entanto, como denunciado pelo jornal, a própria estatal afirma, em documento disponível na internet, que inspeciona a qualidade da água na região de Varginha, comunidade de Lagoa Real. Segunda a prefeitura de Lagoa Real, a própria INB já havia comunicado os moradores da contaminação da àgua.

II Simpósio Nacional sobre Bioenergia (II SNB)

O II Simpósio Nacional sobre Bioenergia (II SNB) tem como finalidade promover a interação entre instituições e organizações envolvidas com o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias aplicadas à produção de Bioenergia com atenção às dimensões econômicas, ambientais e sociais em nível local, regional e nacional.
O evento visa promover o encontro e a articulação entre especialistas nas vertentes ambiental e tecnológica da Bioenergia, fortalecendo assim o compartilhamento de informações e ideias. Além disso, propõe a construção de projetos e planejamentos estratégicos que atendam aos pilares sociais, ambientais e tecnológicos, previstos nos Programas Governamentais para a área de Bioenergia, com foco no uso eficiente da biomassa em todos os níveis.
Ao longo dos dois dias de evento serão discutidos temas relacionados à agenda de debate nacional no âmbito da Bioenergia: Tecnologia, Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente. Serão convidados pesquisadores de diferentes regiões do País, com forte atuação em suas áreas, permitindo assim, a interação entre os diferentes campos do conhecimento que perfazem a Bioenergia.
Os participantes poderão conferir também palestras com pesquisadores de instituições renomadas, além de apresentações de painéis e orais de pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior, participantes das empresas e governo, promovendo um debate amplo e produtivo sobre o setor de Bioenergia do País.
Esse evento é uma realização do Mestrado Profissional em Bioenergia da FTC em parceria com a FAPESB e a CAPES.
  
PARA MAIORES INFORMACOES, ACESSE: 
http://portal.ftc.br/eventos/2015/snb2015/index.php#programacao

II Simpósio de Microbiologia - Saúde, Ambiente e Inovaçã

Segue a programação do II Simpósio de Microbiologia - Saúde, Ambiente e Inovação que será realizado de 1 a 3 de setembro, de 14 h às 17 h, no Instituto de Biologia da UFBA.
Das novas viroses à nanotecnologia, passando pelas vacinas e pela bioenergia, estes são apenas alguns dos temas que serão abordados. Teremos uma programação rica em temas atuais e palestras proferidas por professores renomados.
Aguardamos a sua presença!
Inscrições presencial : IB/UFBA das 9 as 16 horas com desconto ou pelo site www.xsembio.ufba.br

3º Seminário de Toxicologia

Convite do Centro de Informações Antiveneno da Bahia (Ciave).

Vejam na Programação: dia 28/08, sexta-feira, no Fiesta Convention Center (Itaigara/Salvador), o 3º Seminário de Toxicologia (Anexo: programação completa).


Cafe Cientifico - Gestao de Residuos Solidos


Seguidores