11 de julho de 2014

Empresa canadense Expression tem edital aberto para produzir sites gratuitos para organizações


  FONTE:http://captacao.org/recursos/editais-abertos/1314-empresa-canadense-expression-tem-edital-aberto-para-produzir-sites-gratuitos-para-organizacoes


Uma presença online moderna e atualizada é fundamental no processo de captação de recursos para as organizações da sociedade civil. Ela possibilita a maior interação entre a organização e seus apoiadores, proporciona transparência e confiança, além de, naturalmente, ser também um veículo para atrair novos doadores. Nesse sentido, o edital aberto pela empresa canadense Expression é uma boa oportunidade para as organizações, e oferece a criação de sites e soluções web no valor total de até 15 mil dólares, cerca de 35 mil reais.
Conforme verificado pela ABCR, qualquer organização da sociedade civil pode enviar proposta, desde que o faça em inglês, e siga a empresa no Facebook e no twitter.
O prazo para envio de propostas é dia 15 de setembro e o resultado será publicado um mês depois, dia 15 de outubro. Saiba mais aqui.

CESE lança segunda chamada no ano do edital Mobilizando Recursos Locais


FONTE: http://captacao.org/recursos/editais-abertos/1325-cese-lanca-segunda-chamada-no-ano-do-edital-mobilizando-recursos-locais


O programa Ação para Crianças da CESE - Coordenadoria Ecumênica de Serviço - lançou pela segunda vez no ano a chamada por projetos “Mobilizando Recursos Locais”, que tem como objetivo estimular a adoção de estratégias para mobilização de recursos locais que possam contribuir para a autosustentação financeira das organizações. O apoio máximo é de até 5 mil reais.
Com essa chamada, e segundo observado pela ABCR nas perguntas mais frequentes apresentadas pela organização, a CESE quer estimular nos grupos adocão de novas estratégias para mobilização de recursos locais que possam contribuir para a sustentabilidade das organizações. Por isso, os grupos selecionados são desafiados a mobilizar, em até três meses, metade dos recursos financeiros que precisam para o projeto apresentado.
Propostas podem ser enviadas até dia 04 de agosto, sendo obrigatoriamente enviadas por e-mail. Para mais informações sobre a seleção, critérios e formulários, acesse a notícia na página da CESE na internet clicando aqui.




MORRE A ARARINHA-AZUL MAIS VELHA DO MUNDO

Aos 40 anos, a ave era ícone da conservação da espécie
MORRE A ARARINHA-AZUL MAIS VELHA DO MUNDO
João Freire
joao.freire@icmbio.gov.br

Brasília (01/07/2014) — Presley, o macho de ararinha azul mais velho do mundo, morreu em 25 de junho. Aos 40 anos, era um ícone da conservação da espécie e dos problemas enfrentados por muitas outras espécies que são alvo do tráfico de animais, atividade criminosa que todo ano captura cerca de 38 milhões de exemplares apenas no Brasil.
Presley foi retirado ilegalmente da natureza por traficantes de animais silvestres, em 1984, e vendido como animal de estimação nos Estados Unidos. Através de iniciativas oficiais de conservação da espécie, Presley retornou ao Brasil em 2002. Na Fundação Lymington, onde viveu por quase dez anos, foram feitas várias tentativas de reproduzi-lo em cativeiro, sem sucesso. Ano passado, o nascimento de filhotes por técnicas assistidas de fertilização sinalizou o potencial e o êxito da inseminação artificial em outros espécimes de ararinha-azul.
Saiba mais sobre as ararinhas-azuis
Em março de 2014, especialistas da Universidade de Giessen (Alemanha) colheram sêmen de Presley por eletroejaculação. Porém, os espermatozoides apresentaram aspectos negativos, morfológicos e de motilidade, consequência dos problemas cardíacos e idade avançada da ave.
Presley permaneceu na Fundação até ser internado no Hospital Veterinário da UNESP de Botucatu, em 20 de junho, porque não se alimentava mais sozinho. Lá, ficou sob cuidados veterinários de alta qualidade até o dia de sua morte.
A necropsia foi realizada no Laboratório de Patologia Comparada de Animais Selvagens (LAPCOM), da Universidade de São Paulo, e as células germinativas (conservação de germoplasma) da ave foram preservadas para serem transplantadas em outro macho, que passaria a produzir o esperma de Presley. Esta técnica já foi realizada em outros grupos de aves e é a última tentativa para incorporar o material genético desta ave no grupo das ararinhas-azuis em cativeiro atualmente. "Ele era um dos últimos indivíduos do ambiente natural. Como essa espécie é extinta na natureza, existem poucas matrizes para reprodução. Ele é muito valioso para ampliar a diversidade genética e evitar os cruzamentos entre aparentados", explica Patrícia Serafini, analista ambiental do Centro Nacional de Pesquisas e Conservação das Aves Silvestres (Cemave/ICMBio).
Conheça o Cemave
A morte de Presley é uma oportunidade para refletir sobre a importância da conservação da espécie e conscientizar a sociedade sobre o tráfico de animais. Animais silvestres são vendidos ilegalmente, muitas vezes por valores irrisórios, colocando em risco a existência das espécies. Depois, centenas de milhões de reais são gastos pelo governo e instituições privadas para evitar a extinção, nem sempre com sucesso.
Ararinha na Natureza
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) faz parte do Projeto Ararinha na Natureza, iniciativa que reúne dezenas de instituições públicas e privadas, para a conservação das ararinhas-azuis.
Saiba mais sobre esse projeto

FONTE: ICMBIO.GOV.BR

Fundação BB vai financiar projetos de coleta seletiva de lixo


 
Giba Apoio para catadores de lixo reciclável Apoio para catadores de lixo reciclável
 
 
Terão direito ao financiamento iniciativas de inclusão social e econômica de catadores de materiais recicláveis que vencerem o Prêmio Cidade Pró-Catador

RAFAELA RIBEIRO

A Fundação Banco do Brasil vai financiar, em até R$ 120 mil, os quatro projetos que vencerem o Prêmio Cidade Pró-Catador, promovido pela Secretaria Geral da Presidência da República em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). Municípios e consórcios intermunicipais que desenvolvem projetos com foco na inclusão social e econômica dos catadores de materiais recicláveis podem inscrever suas iniciativas na segunda edição do prêmio até o dia 5 de setembro.

A ação tem como objetivo incentivar, valorizar e reconhecer boas práticas que contribuam para a implantação de políticas de inclusão social e econômica de catadores de materiais recicláveis e, em especial, na implantação de coleta seletiva com a participação ativa dos catadores. Algumas cidades já mantêm políticas que possibilitam a inclusão de pessoas de baixa renda, contribuindo para os esforços do governo federal na superação da pobreza extrema.

Cada município ou consórcio pode inscrever um único projeto. O prêmio é dividido em quatro categorias, de acordo com o porte do município: até 20.000 habitantes; de 20.001 a 100.000 habitantes; de 100.001 a 300.000 habitantes; mais de 300.000 habitantes. Serão escolhidas três iniciativas por categoria, num total de 12, para avaliação in loco. Após as visitas, serão selecionadas quatro iniciativas vencedoras, uma por categoria, e todas terão o relato de sua experiência publicado.

As iniciativas vencedoras poderão apresentar proposta de investimento, por meio de projeto conjunto da prefeitura e da cooperativa ou associação de catadores participantes da iniciativa, no valor de até R$ 120 mil, conforme indicado no Edital.

Para acessar o Edital de Seleção Pública clique aqui.

Não há taxa de inscrição para o prêmio e o formulário eletrônico pode ser preenchido até a data limite, 5 de setembro. 
 
FONTE: MMA.GOV.BR

Pesquisador receberá prêmio por estudos em conservação de tartarugas

Pesquisador receberá prêmio por estudos em conservação de tartarugas
1
O pesquisador e estudioso em quelônios Richard Carl Vogt, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), receberá o 9º Prêmio Behler de Conservação de Tartarugas, a ser entregue nos Estados Unidos (EUA) em 7 de agosto. A premiação é resultado do trabalho de pesquisas e conservação de tartarugas de água doce desenvolvido por Vogt, nos últimos 45 anos, no país norte-americano, México e Brasil.
  Anualmente estudiosos da tartaruga de água doce têm seus trabalhos reconhecidos de conservação feitos com as espécies. A indicação é feita em conjunto com Aliança de Sobrevivência das Tartarugas, da União Internacional para a Conservação da Natureza/Grupo de Especialistas em Jabutis e Tartarugas de Água Doce, da Turtle Conservancy e do Fundo de Conservação da Tartaruga.

Entre as pesquisas relevantes desenvolvidas por Richard Vogt, doutor em zoologia, está a descoberta, em 1979, de que a determinação do sexo das tartarugas se dá pelo tempo de incubação dos ovos de acordo com a temperatura. Os pesquisadores comprovaram que a incubação no sol a uma temperatura acima de 33 graus Celsius (°C)  nasce fêmea e em menos de 30°C (à sombra) nasce macho.

Em 2012, Vogt e a então doutoranda do Inpa, Camila Ferrara, foram os primeiros pesquisadores a comprovar que há comunicação acústica entre as tartarugas-da-amazônia (Podocnemis expansa) e que os sinais sonoros começam a ser utilizados pelo grupo ainda dentro do ovo. Além disso, eles também comprovaram, em 2014, que as tartarugas mantêm um comportamento de cuidado parental entre mães e filhotes, que migram juntos por mais de 75 quilômetros pelos rios.

Das 16 espécies existentes na Amazônia brasileira, o pesquisador Vogt destaca que a tartaruga-da-amazônia é a mais ameaçada por conta do consumo da carne e pelo grande interesse econômico. Segundo o pesquisador, apesar da existência de inúmeros projetos em conservação, a fiscalização por parte dos órgãos fiscalizadores e a implantação de criadouros legalizados (criação em cativeiro), a ameaça continua contra essa espécie.
Leia mais.

Texto: Ascom do MCTI, com informações do Inpa

Ibama flagra passageira com carne de tatu no Galeão


Operação Copa do Mundo

Desde o início da ação, realizada em 12 aeroportos do País, já foram aplicados R$ 70 mil em multas no terminal do Rio de Janeiro
 

Divulgação/Ibama Passageira foi multada pelo Ibama em R$ 500 pelo transporte ilegal de espécie

Passageira foi multada pelo Ibama em R$ 500 pelo transporte ilegal de espécie 

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) flagrou uma passageira com um tatu adulto abatido, durante fiscalização da Operação Copa do Mundo 2014. A ação foi realizada no domingo (6), no Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão, no Rio de Janeiro.
O tatu estava sendo transportado em uma caixa de isopor, já cortado em pedaços e congelado, por uma mulher que desembarcou de um voo vindo de São Luís, no Maranhão.
A passageira foi multada pelo Ibama em R$ 500 pelo transporte ilegal de espécime da fauna nativa brasileira. Ela responderá também na Justiça pelo crime ambiental e poderá ser condenada em até um ano de detenção.
Protegido por lei contra a caça, o comércio e o transporte ilegal, o tatu apreendido pelo Ibama é da mesma família do tatu-bola, espécie que está em perigo de extinção e foi escolhida pela Fifa como mascote da Copa do Mundo 2014.
Com a Operação Copa do Mundo 2014, o Ibama vem intensificando a fiscalização nos aeroportos de maior entrada e saída de estrangeiros no país. O objetivo é combater o tráfico de animais silvestres e outros crimes ambientais relacionados com o comércio exterior, como importação e exportação de biodiversidade e produtos perigosos.
Exportação ilegal de biodiversidade
Desde o início da operação no aeroporto do Rio de Janeiro, o Ibama vistoria o embarque e o desembarque dos voos internacionais e domésticos nas rotas consideradas críticas. Além da carne de tatu, agentes já multaram seis remessas irregulares de peixes ornamentais e apreenderam 540 quilos de algas-marinhas, que seriam exportados sem licença ambiental para os EUA.
A partir do flagrante de exportação irregular das algas, o Ibama fiscalizou a sede da empresa, em Tomás Coelho, onde apreendeu mais 200 quilos do organismo e aplicou multas que somaram R$ 30 mil.
Operação Copa em São Paulo
O aeroporto de Viracopos também foi cenário de apreensões e autuações por crimes ambientais. Agentes do Ibama e de proteção do aeroporto identificaram duas espécies de tartaruga (Podocnemis expansa) provenientes do estado do Amazonas na última semana.
Os animais estavam sendo transportados em uma caixa de sapatos por um passageiro que desembarcou de um voo vindo de Manaus, com destino ao Rio de Janeiro. Segundo informou o infrator, ele pretendia criá-los como animais de estimação e não possuía qualquer documento que comprovasse a origem ou qualquer autorização dos órgãos competentes que assegurasse a legalidade do transporte e da captura dos animais.
O passageiro foi autuado em R$ 10 mil por transportar espécies da fauna silvestre nativa constante da Convenção CITES sem a devida autorização do órgão ambiental competente. Os animais foram apreendidos e depositados no Bosque dos Jequitibás (zoológico), de Campinas (SP).
Fonte:
Ibama
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

Programa de apoio ao desenvolvimento socioeconômico abre inscrições

Pós-graduação

Projetos de pesquisa sobre a realidade social e econômica no País podem ser encaminhados até 17 de outubro
 
por Portal Brasil  
 
O Programa de apoio à Pós-Graduação e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Desenvolvimento Socioeconômico no Brasil (PGPSE) abriu, na última quinta-feira (10), as inscrições para projetos que cumprirem requisitos descritos no edital. O prazo segue até 17 de outubro. 
Objetivo do programa  da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é fomentar a cooperação entre instituições civis para implementação de projetos voltados ao ensino, à pós-graduação e ao desenvolvimento de projetos de pesquisas científicas e tecnológicas e à formação de recursos humanos qualificados.
Os projetos devem contemplar áreas ligadas ao desenvolvimento socioeconômico no Brasil. Os trabalhos devem discutir o processo integral que combina, simultaneamente, o crescimento sustentável e a transformação das bases técnicas do sistema produtivo com a crescente redução das desigualdades sociais.
Além disso, os trabalhos poderão analisar o aperfeiçoamento da democracia e a afirmação dos interesses estratégicos nacionais e da soberania do Estado brasileiro em todas as suas dimensões.
Inscrições
As propostas deverão ser enviadas para a Fundação Capes em duas vias, uma impressa, por correio, e a outra digitalizada em formato PDF, para e-mail pgpse@capes.gov.br.
Áreas prioritárias
O programa oferece uma diversidade de temas de estudo aplicáveis e terão prioridade os trabalhos enviados que dissertam sobre:

  • Economia política do desenvolvimento e a nova divisão internacional do trabalho;
  •  Estado, sociedade e desenvolvimento;
  • Geopolítica;
  • Dinâmica econômica, distribuição e desenvolvimento social;
  • Política industrial;
  • Amazônia sul-americana e desenvolvimento brasileiro;
  • Soberania, política e desenvolvimento;
  • Infraestrutura logística (transporte e comunicações).
Requisitos
Para participar os projetos devem ser constituídos por grupos de pesquisa que demonstrem comprometimento. Além disso, os aprovados deverão desenvolver parcerias com diferentes instituições de ensino avaliadas com nota igual o superior a cinco pela Capes. 
Benefícios
Aos projetos aprovados serão financiados itens para missões de estudo e missões de pesquisa e docência.
São financiáveis os seguintes itens:
  • bolsa, com prazo de implementação e duração vinculados ao de vigência do projeto, nas modalidades constantes do edital;
  • passagens aéreas, adquiridas na classe econômica e tarifa promocional, para missões de estudos e de pesquisa, no Brasil ou no exterior, e de docência no país para pesquisadores qualificados;
  • diárias para missões de pesquisa e docência, conforme legislação vigente;
  • despesas de custeio relacionadas às atividades do projeto.
O resultado final está previsto para ser divulgado em fevereiro de 2015 e a implementação dos auxílios a partir de março do mesmo ano.
Fonte:
Capes 
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil

Navio americano tem autorização para realizar atividade de pesquisa em águas brasileiras

Defesa e Segurança

Navio americano recebe autorização para realizar pesquisa no Brasil

Estudo maritimo 

Pesquisa é para descrever a estrutura populacional e os padrões de movimentação e de comportamento de tubarões-tigre
 

Por meio de publicação no Diário Oficial da União desta terça-feira (8), o Ministério da Defesa concede autorização ao Navio de Pesquisa Oceanográfica americano "Ocearch" para realizar atividades de pesquisa científica em  Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB) nas águas brasileiras, entre os dias 14 de julho a 18 de agosto. 

O objetivo científico da campanha oceanográfica é descrever a estrutura populacional e os padrões de movimentação e de comportamento de tubarões-tigre, capturados em várias regiões oceânicas brasileiras, e estudar a resposta ao estresse causado pela captura, manejo e tangueamento.

Durante o prazo para a realização das atividades de pesquisa, o navio terá a bordo um representante da Marinha Brasileira, ao qual deverão ser concedidas todas as facilidades, inclusive o acesso aos documentos relativos às pesquisas e a todos os compartimentos do navio, com o propósito de permitir a fiscalização necessária dos serviços que serão executados. Esse representante tem autoridade de impedir a coleta de dados fora do propósito da pesquisa.

Fonte:
Portal Brasil, com informações da Imprensa Nacional
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil

FONTE; PORTAL BRASIL
CC BY ND 3.0 Brasil

Ave rara considerada extinta é registrada em Porto Seguro


Ave rara considerada extinta é registrada em Porto Seguro
Foto: Ciro Albano
 
No último mês de junho foi registrada a ocorrência de um gavião raro na Mata Atlântica, na Reserva Particular do Patrimônio Natural Estação Veracel, em Porto Seguro, no extremo-sul baiano. O animal de aproximadamente 25 cm de comprimento, conhecido por Falcão Críptico (Micrastur mintoni), da ordem dos Falconiformes, é uma ave de difícil observação, pois se esconde e fica inacessível ao perceber qualquer ruído estranho. O pássaro foi considerado extinto na Mata Atlântica, já que desde 1978 não havia sido mais visto. No estado da Bahia, o registro marca a redescoberta da espécie após 81 anos. O gavião foi avistado também na reserva da empresa Vale, no município de Linhares-ES, durante o mês de maio.
 
 
FONTE BAHIA NOTICIAS

10 de julho de 2014

Comissão da Câmara debate impactos da cultura do eucalipto na Bahia

Comissão da Câmara debate impactos da cultura do eucalipto na Bahia

Comissão da Câmara debate impactos da cultura do eucalipto na Bahia
Foto: Divulgação
 
 
A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados promove um seminário no Legislativo de Teixeira de Freitas às 9h desta sexta-feira (11), para debater o impacto socioambiental, econômico e sobre a saúde do trabalhador advindo da monocultura do eucalipto. O debate foi solicitado pelos parlamentares Amauri Teixeira (PT-BA) e Dr. Rosinha (PT-PR). O petista baiano afirma que o uso intensivo de agrotóxicos na lavoura contamina água e solo, além de aumentar a incidência de doenças cancerígenas e neurológicas. "Não somos contra a produção de celulose, mas queremos uma produção com sustentabilidade, com uso de agrotóxicos limitado e monitorado pelos órgãos responsáveis”, defende. A programação do seminário inclui exposições dos membros do colegiado, representantes do Ministério da Saúde, da Delegacia Regional do Trabalho da Bahia, da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal e do sindicato de trabalhadores do setor (Sintrexbem). 
 
FONTE: BAHIA NOTICIAS

Critérios e procedimentos para realização de pesquisas no âmbito das Unidades de Conservação

Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA
PORTARIA Nº 7842 DE 08 DE JULHO DE 2014. Estabelece critérios e procedimentos para realização de pesquisas no âmbito das Unidades de Conservação instituída pelo poder publico do Estado da Bahia, com exceção das APA e RPPN, e dá outras providências.

PORTARIA Nº 7842 DE 08 DE JULHO DE 2014. Estabelece critérios e procedimentos para realização de pesquisas no âmbito das Unidades de Conservação instituída pelo poder público do Estado da Bahia, com exceção das APA e RPPN, e dá outras providências.
A DIRETORA DO INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS – INEMA no exercício das competências que lhe são deferidas pela Lei 12.212, de 04 de maio de 2011, e, em especial, pelo artigo 75 da Lei Estadual 10.431/2006, e,
Atendendo às disposições emanadas da Lei Federal n.° 9.985/00, e do seu Decreto n.° 4.340/02, que instituem e disciplinam o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, como também a Lei Estadual nº 10.431/06, e do seu Decreto nº 14.024/12, que dispõe sobre a Política de Meio Ambiente e de Proteção à Biodiversidade do Estado da Bahia, e
CONSIDERANDO que no Estado da Bahia estão localizadas diversas áreas prioritárias, identificadas no Projeto de Conservação e Utilização Sustentável do desenvolvimento Biológico Brasileiro – PROBIO, para conservação reconhecida por sua alta importância ecológica;
CONSIDERANDO, ainda, que as unidades de conservação instituída pelo poder publico do Estado da Bahia, em vistas de seus atributos naturais e estado de conservação, vêm despertando interesse de pesquisadores de diversas regiões do Estado da Bahia, do Brasil e de outros países;
CONSIDERANDO a relevante contribuição que a pesquisa científica vem prestando à administração e manejo de unidades de conservação, propiciando o uso do conhecimento na análise de problemas e na tomada de decisão;
CONSIDERANDO a necessidade de fomentar mecanismos de articulação comunidade científicas com o objetivo de desenvolver pesquisa nas Unidades de Conservação e sobre as diversas formas de uso sustentável dos recursos ambientais, valorizando e contribuindo para aumentar o conhecimento sobre a diversidade biológica, as peculiaridades dos ecossistemas protegidos, sua inter-relação com as diferentes formas de ocupação do entorno, bem como dos aspectos sociais, culturais e econômicos da região onde a Unidade de Conservação esta inserida.
CONSIDERANDO, mais, a necessidade de regulamentar as atividades de pesquisas científicas e didáticas no âmbito das Unidades de Conservação do Estado da Bahia, de modo a evitar a evasão dos recursos bióticos, abióticos, socioambientais como também a introdução de recursos bióticos e abióticos exóticos;
CONSIDERANDO, finalmente, o que consta no Processo nº 2011- 024150/TEC/PESQ-0018,
 ..................................


acesse: www.inema.ba.gov.br

Seguidores