25 de janeiro de 2013

Estudo culpa pesticidas por queda na população de anfíbios

Exame

Estudo culpa pesticidas por queda na população de anfíbios

Testes com fungicidas e inseticidas, quando usados nas proporções recomendadas, mataram 40% das rãs após sete dias e, em um caso, 100% dos anfíbios após apenas uma hora

Paris - A queda importante na população mundial de rãs e sapos pode ser parcialmente atribuída ao uso de pesticidas, alertaram esta quinta-feira cientistas na Alemanha.
Testes com fungicidas e inseticidas, quando usados nas proporções recomendadas, mataram 40% das rãs após sete dias e, em um caso, 100% dos anfíbios após apenas uma hora, afirmaram.
Os experimentos, realizados com apenas um pequeno número de animais, foram feitos por uma equipe chefiada por Carsten Bruehl, da Universidade de Coblenz-Landau, na Alemanha.
Eles capturaram 150 exemplares jovens de rã comum da Europa ("Rana temporaria") e os expuseram a sete produtos agrícolas, com o objetivo de reproduzir em laboratório as condições encontradas no campo.
As rãs foram mantidas em grandes contêineres, com solo cultivado com cevada. O produto químico foi espargido uma vez, em uma quantidade que os cientistas dizem ser igual àquela que cairia em uma área similar de uma lavoura.

Foram aplicadas três tipos de doses: concentrações recomendadas, um décimo das concentrações recomendadas e 10 vezes as concentrações recomendadas.
A substância mais tóxica, segundo o estudo, foi o fungicida Headline, usada para evitar fungos em cultivos de soja e trigo. Na dose recomendada, ela matou todas as rãs usadas no teste no intervalo de uma hora.
Apenas 5 rãs foram usadas em cada experimento e os animais foram usados cuidadosamente, obedecendo a critérios éticos.
Em cada experimento, apenas três rãs foram inicialmente expostas à substância e se elas sobrevivessem por 24 horas, as outras duas eram incluídas no experimento. Se as três morressem antes de 24 horas, as outras duas não eram inseridas.
Segundo a respeitada "Lista Vermelha" da biodiversidade ameaçada, 41% das espécies de rãs e sapos estão em risco de extinção.

A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), que compila a lista, culpa a perda de hábitat, a poluição, incêndios, as mudanças climáticas, doenças e a superexploração da terra.
Mas o novo estudo, publicado na revista Scientific Reports, destacou que o dano colateral dos pesticidas não foi considerado.
Segundo a pesquisa, os anfíbios são especialmente vulneráveis a estes produtos químicos porque sua pele é altamente permeável.
"A toxicidade demonstrada é alarmante e um efeito negativo em larga escala da exposição terrestre a pesticidas nas populações de anfíbios parece provável", alertou o artigo.

Edital para seleção de Projetos de Restauração de Ecossistemas e de Fomento à Sustentabilidade Socioambiental no semiárido baiano.


O Instituto do Meio Ambientee a Secretaria do Meio Ambiente da Bahia - SEMA em parceria com Fundo Estadual de Recursos para o Meio Ambiente – FERFA lançou o Edital para seleção de Projetos de Restauração de Ecossistemas e de Fomento à Sustentabilidade Socioambiental no semiárido baiano.

Poderão participar deste Chamamento Público pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, que tenham, dentre as suas finalidades que abordem uma ou mais linhas de ação temática:
1. Restauração de Ecossistemas
1.1. Recomposição e Manejo de Áreas de Preservação Permanente.
2. Fomento à Sustentabilidade Socioambiental
  2.1. Implantação e Manejo de Sistemas Agroflorestais
  2.2. Agroextrativismo
  2.3. Educação Ambiental em Territórios Indígenas

Para esclarecer dúvidas sobre a inscrição de projetos no edital serão realizadas Oficinas de Divulgação do Edital FERFA nº2 conforme a programação abaixo:
Data
Território
Município
Local
Horário

31/01/2013
Irecê
Irecê
Sala de Reuniões do Território/ CODEVASF
09:00

01/02/2012
Piemonte Norte do Itapicuru
Piemonte da Diamantina
Senhor do Bonfim
Sala de reunião do INEMA
09:00


04/02/2013
Sertão do São Francisco
Juazeiro
Sala de reunião do INEMA
09:00

06/02/2013
Bacia do Rio Corrente
Santa Maria da Vitória
Sala de reunião do INEMA
09:00

31/01/2013
Chapada Diamantina
Rio de Contas
Espaço Nordeste
09:00

01/02/2013
Chapada Diamantina
Seabra 

Auditório do Sindicato de Trabalhadores Rurais 
09:00

05/02/2013
Portal do Sertão
Feira de Santana
Secretaria de Saúde do Município
09:00

06/02/2013
Semiárido Nordeste II
Euclides da Cunha
Sala de reunião do Sindicato de Trabalhadores Rurais.
09:00


A DIEAS enviará nova comunicação informando outras oficinas que acontecerão no período de 18 a 20.02.13 nos municípios de Vitória da Conquista, Caetité, Bom Jesus da Lapa, Itaberaba, Paulo Afonso.

Divulgem o edital entre os conselheiros (edital em anexo).

Período de Inscrição 04/01/2013 a 05/03/2013.

Mais informações: http://www.meioambiente.ba.gov.br
Ministério Público determina total proteção ao Morro de Pernambuco em Ilhéus
Morro de Pernambuco é atrativo turístico da cidade

Crédito: JBO

O Ministério Público Estadual está cobrando da Prefeitura de Ilhéus providências destinadas a proteger a área do Morro de Pernambuco, com a recomendação expressa para que sejam sustados de imediato todos os procedimentos administrativos em tramitação que importem em intervenção física naquele local, a exemplo de loteamento ou alvará de construção,  conflitantes com o Decreto de Tombamento 046/97, que foi declarado nulo pela administração anterior. No ofício, a promotora regional de Meio Ambiente Costa do Cacau-Leste, Aline Valéria Archangelo Salvador, também recomenda o embargo “de qualquer construção, terraplenagem, desmatamento, ainda que em forma de corte seletivo, até que o Decreto tenha sua validade e eficácia restabelecidas”.
Tão logo recebeu o ofício, o prefeito Jabes Ribeiro o encaminhou à Procuradoria Geral do Município, solicitando urgência na adoção das providências solicitadas pelo Ministério Público, e assegurou que sua intenção é restabelecer o decreto, garantindo a proteção ambiental do Morro de Pernambuco. O prefeito foi quem decretou o tombamento, em 1997, classificando a área como Sítio Histórico e Paisagístico, levando em consideração sua importância para a história do município de Ilhéus e a riqueza de sua flora.
No seu ofício, a promotora observa que a simples anulação do decreto não é suficiente para retirar do Morro de Pernambuco “os atributos naturais e culturais que foram responsáveis por seu tombamento” e acrescenta que o decreto, que é um ato administrativo declaratório, “apenas reconhece e torna público o valor arquitetônico, paisagístico, histórico e cultural preexistente de um bem”.
Como, para anular o decreto, a gestão anterior alegou a existência de vícios formais em sua constituição, a representante do MPE acrescenta que mesmo que sejam procedentes essas informações, a mera nulidade do ato administrativo não tem o condão de retirar do Morro de Pernambuco os atributos naturais e culturais que foram responsáveis por seu tombamento, “bastando a republicação do decreto, com o saneamento de eventuais irregularidades existentes”. Por fim, a promotora pede uma série de informações em torno dos atos de tombamento e de anulação do mesmo, além de “toda a legislação municipal acerca de tombamento e patrimônio cultural, entre outros”.

Morro de Pernambuco é atrativo turístico da cidade

Crédito: JBO

CAB vai reciclar lâmpadas fluorescentes

  Ascom - Saeb

O Estado irá adotar, para todas as 57 unidades do Centro Administrativo da Bahia (CAB), novas práticas de preservação ambiental. Foi lançado no dia16, no prédio da Secretaria da Administração (Saeb), o plano estadual para o descarte responsável de lâmpadas fluorescentes. Realizado em parceria com o  Recicle Já Bahia, da Superintendência de Construções Administrativas (Sucab), o projeto é desenvolvido pela Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P, iniciativa da Saeb.

Ao longo de um ano, o projeto pretende recolher o total de 20 mil lâmpadas fluorescentes queimadas de todo o CAB. O objetivo é fomentar práticas sustentáveis dentro da administração pública estadual, reduzindo o impacto provocado no meio ambiente. As lâmpadas fluorescentes serão armazenadas em 15 coletores especiais, fabricados com carvão ativo para absorção de metais pesados, a serem instalados em pontos estratégicos do CAB, para a estocagem adequado do produto.

Cabe à Sucab a descaracterização do material, que será recolhido e tratado por empresa contratada pela autarquia. O serviço será prestado periodicamente, de acordo com o volume de lâmpadas descartado por cada unidade participante. Considerada um resíduo perigoso à saúde e ao meio ambiente, as lâmpadas fluorescentes utilizam mercúrio em sua formulação, substância que, em contato direto com o meio ambiente, pode causar poluição do ar, do solo e dos lençóis freáticos, além de prejudicar os animais e o próprio homem.

Entre os benefícios da ação, além da preservação ambiental, está a redução dos custos por lâmpada descartada, oriundos do espaço para armazenagem, redução da exposição ao vapor de mercúrio por eventual quebra, facilidade para o descarte das lâmpadas e reciclagem dos seus componentes, como o vidro, alumínio e mercúrio.

O projeto atende as regras estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, do Ministério do Meio Ambiente, e será implementado gradativamente em todo o CAB. A entrega do próximo coletor acontece nesta quinta-feira (17) e irá atender Casa Civil, Governadoria, Sucab e as secretarias de Comunicação Social (Secom), do Meio Ambiente (Sema), de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e de Relações Institucionais (Serin).

MESTRADO EM ZOOLOGIA




AVISO DO MESTRADO EM ZOOLOGIA 

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES - 2º Processo Seletivo de 2013        
          
O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana faz saber que estão abertas as inscrições para o Curso de Mestrado em Zoologia (PPGZoo/UEFS) a portadores de Diploma/Certificado de Conclusão de Curso Superior de Duração Plena em Ciências Biológicas e áreas afins, no período de 28 de janeiro de 2013 a 22 de fevereiro de 2013 (por questões de funcionamento interno e feriados, inscrições presenciais não poderão ser feitas nos dias 28 e 29 de janeiro e 08 a 13 de fevereiro de 2012), pessoalmente, via correios ou por representante, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZoo/UEFS), Sala 06 – 1º andar do Prédio LABIO – Campus Universitário, das 08:30 às 11:30 e das 14:00 às 17:30, de segunda a sexta-feira, mediante o pagamento da taxa de R$ 50,00 (cinquenta reais), depositado na conta corrente 991530-3/ Ag. 3832-6/ Banco do Brasil ou com guia de recolhimento fornecida pela secretaria da PPGZoo/UEFS para ser paga na Tesouraria da UEFS (GEFIN/PROAD – prédio da Reitoria). 
No caso de inscrição via representante, este deverá apresentar procuração do candidato, com firma reconhecida em cartório e acompanhada de fotocópia do RG do procurador. 
As inscrições por correio deverão ser efetuadas exclusivamente por SEDEX, sendo obrigatório o envio de comprovante de postagem para o e-mail: ppgzoo.uefs@yahoo.com.br ou pelo fax (75) 3161.8132, até as 17:00 do dia 22 de fevereiro de 2013. 
O Edital completo se encontra no local de inscrição.


AVISO

O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, no uso de suas atribuições, tendo em vista o que consta no Edital de Abertura de Inscrições – Seleção para turma 2013 – PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOLOGIA (MESTRADO), publicado no DOE, edição de 25/01/2013, RESOLVE:

I – Retificar o Anexo I - QUADRO DE VAGAS PARA SELEÇÃO 2013.
OFERTAR MAIS UMA VAGA, COMO SE SEGUE:
Professores Orientadores

Vagas

Linha de Pesquisa

E-mail para contato

Colegiado do PPGZOO

1

Biologia, comportamento, ecologia de peixes

lemoraes6@yahoo.com.br



Ficam mantidas todas as suas demais condições.

Feira de Santana, 01 de fevereiro de 2013.
José Carlos Barreto de Santana – Reitor

Seguidores