29 de junho de 2012

Prezados,

Segue um link do novo lançamento do MMA na RIO + 20.

Resoluções do Conama: Resoluções vigentes publicadas entre setembro de 1984 e
janeiro de 2012. / Ministério do Meio Ambiente. Brasília: MMA, 2012.
1126 p.

http://www.mma.gov.br/port/conama/processos/61AA3835/LivroConama.pdf





Sustentabilidade socioambiental será tema de congresso na Uefs

Sustentabilidade socioambiental será tema de congresso na Uefs

Com o objetivo de criar espaços de diálogo relacionados à questão da cidade e do campo, será realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), no período de 8 a 13 de julho, o 2º Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental (Cobesa). O tema central é “Cidade, Campo e Sustentabilidade Socioambiental”. As inscrições podem ser feitas pelo site www.cobesa.com.br

O evento pretende se consolidar como um fórum técnico-científico de discussão sobre os temas do saneamento e meio ambiente no Estado da Bahia. O 2º Cobesa é destinado a profissionais ligados a saneamento, entre universitários, professores, empresários, consultores, representantes de organismos não-governamentais, representantes dos órgãos do Governo em todas suas esferas, representantes de entidades concessionárias de saneamento, usuários de recursos hídricos e empresas de consultoria em temas ambientais.

De acordo com os organizadores, a Engenharia Sanitária e Ambiental se consolidou como importante área técnico-científica nos últimos anos. No campo da formação profissional, da pesquisa e da extensão, a Bahia conta com diversas instituições de ensino tanto públicas como provadas, as quais oferecem cursos de graduação e pós-graduação na área, conforme observa a professora Sandra Furiam.

Estão programadas conferências, palestras, painéis, mesas redondas e mini-cursos relacionados à temática do Congresso. Também haverá visitas técnicas e espaço para apresentação de inovações técnicas e para exposição de equipamentos e materiais para as instituições públicas e privadas com atuação no saneamento ambiental.

A Uefs tem como parceiros a Ufba, UFRB, Uneb, FTC, Embasa, Inema, Abes-Bahia, Cerb, Conder, Sindae, Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Secretaria de Educação, Crea e Senge.

ATENÇÃO:

AS INSCRIÇÕES SÓ ESTARÃO DISPONÍVEIS NO SITE ATÉ O DIA 04 DE JULHO DE 2012.
APÓS ESTA DATA A INSCRIÇÃO SERÁ REALIZADA NA SECRETARIA DO EVENTO, A PARTIR DO DIA 08 DE JULHO DE 2012.

Os Minicursos serão ministrados no dia 13/07/2012
 








4ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente – Circuito Tela Verde.

Circuito tela verde

O Projeto Tela Verde é uma ação do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, que tem como objetivo estimular a produção audiovisual independente sobre a temática ambiental.

São parte do Projeto Tela Verde ações como Mostra Nacional de Produções Audiovisuais Independentes com Temática Socioambiental - Circuito Tela Verde e o Edital de Curtas de Animação de um minuto.

Circuito Tela Verde
O Circuito Tela Verde é uma das ações de Educomunicação Socioambiental do Departamento de Educação Ambiental do MMA, em sintonia com os princípios do Programa Nacional de Educação Ambiental e com a Lei 9.795/99 – que dispõe sobre a Educação Ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Surgiu em 2008, com o objetivo principal de atender à demanda dos espaços educadores por material audiovisual para se trabalhar a educação ambiental.
O Circuito tem como objetivo promover a sensibilização e reflexão dos públicos sobre o meio em que vivem; levar filmes sobre a temática a setores excluídos dos circuitos dos festivais de vídeos ambientais, produções premiadas e/ou de reconhecida importância para conscientização socioambiental; e estimular a produção de materiais pelas próprias comunidades, sendo eles jovens, crianças e adultos, que conseguem olhar seu meio e traduzir, em processo educomunicativo, em linguagem de áudio e vídeo. Dessa forma, busca-se conscientizar as pessoas da importância de suas ações nos processos de gestão ambiental. A comunidade não só pode, como deve participar dos processos de gestão ambiental local.
 
ATENÇÃO:
2012 - 4º Circuito Tela Verde
MMA está recebendo vídeos de todo o Brasil sobre a temática socioambiental. Os interessados em participar devem enviar o vídeo e o termo de cessão de direitos até o dia 3 de agosto de 2012. Confira todos os documentos necessários e o endereço para envio no blog do Circuito Tela Verde: http://telaverde.ambientedigital.org

2012 Chamada para envio dos vídeos- Prazo Prorrogado


O MMA já está recebendo vídeos de todo o Brasil sobre a temática socioambiental para compor a 4ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente – Circuito Tela Verde.
O objetivo da Mostra é divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social por meio da produção independente audiovisual, bem como atender a demanda de espaços educadores por materiais pedagógicos multimídias.
Os vídeos podem ser curtas, vinhetas, animações, produzidos com os mais diversos recursos, desde filmadoras, câmeras de celular, câmeras digital ou qualquer outro material que capture imagem e som.
Esse ano os produtores dos vídeos deverão enviar também um Plano de Orientação para utilização dos vídeos. O plano deve conter o relato sucinto de como o vídeo foi produzido, quais as questões centrais abordadas e qual o público pretendido. O Plano de Orientação é uma novidade do CTV 4 e destina-se a subsidiar a preparação da Mostra e os debates pelos espaços exibidores, bem como divulgar a metodologia de produção dos vídeos, com vista a valorizar o caráter pedagógico da produção e incentivar outros realizadores.
PASSO A PASSO PARA O ENVIO DE VÍDEOS
1- Preencha, assine e reconheça firma no Termo de Cessão de  Direitos disponível nos links abaixo:
2 – Encaminhe o vídeo e o termo de cessão de direitos para o endereço abaixo até o dia 03 de agosto de 2012.
Departamento de Educação Ambiental – 4º Circuito Tela Verde
Esplanada dos Ministérios, Bloco B 9º andar, sala 953.
Ministério do Meio Ambiente – MMA
CEP: 70.068-901
Brasília-DF
 
3 – Preencha as informações técnicas sobre o vídeo AQUI
4 – Preencha  o Plano de Orientação AQUI
LEIA COM ATENÇÃO:
a) Não haverá premiação, patrocínio, tampouco pagamento para os vídeos produzidos ou selecionados;
b)  Podem encaminhar material para a Mostra: escolas, redes de meio ambiente e educação ambiental, estruturas educadoras, sociedade civil organizada, comunidades, produtoras e afins;
C) Os vídeos devem ser encaminhados em formato DVD (.VOB)
D) Os critérios eliminatórios na seleção dos vídeos são:
  • Ausência de Termo de Cessão de direitos;
  • Conter propaganda comercial, eleitoral e empresarial;
  • Teor inadequado a qualquer faixa etária;
  • Possuir conteúdo ofensivo, agressivo ou que atente contra terceiros;
  • Ausência de relação com a Temática socioambiental;
  • Ausência de Ficha Técnica;
  • Ausência de Plano de Orientação.


RPPN -RESERVA  PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL
São Unidades de Conservação instituídas em áreas privadas, gravadas com perpetuidade, com o objetivo de conservar a diversidade biológica ali existente. Com isso, tem-se o engajamento do cidadão na proteção dos ecossistemas brasileiros, dando-lhe incentivo à sua criação, como isenção de impostos. O SNUC especifica que é compatível a conservação da natureza nessas áreas, com o uso sustentável de parcela de seus recursos ambientais renováveis, bem como dos processos ecológicos essenciais, mantendo a biodiversidade e atributos ecológicos. Uso sustentável aqui subentende-se a realização de pesquisa científica e visitação pública com finalidade turística, recreativa e educacional.

BA possui, hoje, 94 RPPN Federais e 09 RPPN Estaduais.

O interessado em criar uma RPPN pode fazer pedido pelo estado (INEMA)ou União (ICMBIO).
Como proceder? Leia as seguintes normas:

http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/comunicacao/docroteirorppn.pdf

Estabelece critérios e procedimentos para criação de Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN e dá outras providências.


Criadas mais duas RPPN


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (27) portaria de criação de duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). A primeira, de nº 76, institui a RPPN Guanandi, na Bahia; e a segunda, de nº 77, a RPPN Raso do Mandi, em Santa Catarina.
A RPPN Guanandi, fica situada no município de Ilhéus no estado da Bahia, com área total de 14,70 hectares. Já a RPPN Raso do Mandi está situada no município de Itaiópolis, em Santa Catarina e tem uma área de 54,34 hectares. As RPPN serão administradas pelos proprietários do imóvel, responsáveis pelos cumprimentos das exigências contidas na legislação vigente.

Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280


GREVE DOS PROFESSORES


STF derruba liminar que caracterizava greve dos professores como ilegal

Supremo Tribunal Federal derrubou a liminar pedida pelo governo

Bruno Brasil - Metro1
STF derruba liminar que caracterizava greve dos professores como ilegal
Foto: Manuela Cavadas / Metropress (Arquivo)
A greve dos professores da rede estadual de ensino, que completa 80 dias nesta sexta-feira (29) , acaba de ganhar novos contornos. O ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, cassou nesta quinta-feira (28) a liminar que determinava a ilegalidade da greve.

"(...) Isso posto, julgo parcialmente procedente o pedido formulado nesta reclamação, nos termos do art. 161, parágrafo único, do RISTF, apenas para cassar in totum a decisão ora impugnada, proferida, em 13/4/2012, na Ação Civil Pública 0329637-85.2012.8.05.0001, e determinar sua imediata remessa ao Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, onde deverá ser originariamente processada e julgada à luz do que contido nas Leis 7.701/1988 e 7.783/1989, tudo em conformidade com os acórdãos prolatados pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal nos Mandados de Injunção 670/ES, 708/DF e 712/PA. Julgo prejudicado o exame do pedido de medida liminar.
"

O determinação da ilegalidade da greve foi solicitada pelo Governo do Estado da Bahia e concedida pelo juíz da 5ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, Ricardo D' Ávila, em 13 de abril deste ano.

Com a decisão do STF, o processo retorna agora para o Tribunal de Justiça da Bahia para julgamento de mérito. Cabe ao Tribunal a decisão sobre outras questões como, por exemplo, o pagamento ou não dos dias de paralisação dos professores. O ministro Ricardo Lewandowsi, entretanto, emitiu um parecer favorável ao não pagamento com base na prerrogativa da suspensão do contrato de trabalho.

Professores faltosos do Reda são demitidos pela Secretaria de Administração

Nova lista de docentes saiu nesta sexta-feira (26) para prestarem esclarecimentos

Aline Barnabé - Metro1
Professores faltosos do Reda são demitidos pela Secretaria de Administração
Foto: Manuela Cavadas/Metropress
As Secretarias de Educação (SEC) e de Administração (Saeb) publicaram no diário oficial desta sexta-feira (29) a notificação e convocação de mais 58 professores estaduais vinculados ao Reda para prestarem esclarecimentos por conta da ausência registrada na reposição de aulas aos alunos do 3º ano.

Nesta quinta-feira (28), 57 professores tiveram os contratos rescindidos por não terem comparecido às aulas que foram convocados na semana passada pela SEC.

Na última quarta-feira (27), alunos e professores fizeram manifestação em algumas escolas de Salvador como o Thales de Azevedo, no Costa Azul e no Colégio Carneiro Ribeiro, na Ladeira da Soledade, na Lapinha.

Segundo o coordenador da APLB, o departamento jurídico estará à disposição dos professores que foram demitidos. "Vamos orientar os professores e responder à altura", disse.



Professores repercutem declarações de Jorge Portugal ao Metro1

Aula dos professores contratados e explicação de Portugal foram alvos de protestos

Aline Barnabé - Metro1
Professores repercutem declarações de Jorge Portugal ao Metro1
Foto: Manuela Cavadas/Metropress
A declaração do professor Jorge Portugal ao justificar o contrato de mais de um milhão para os 384 aulões aos alunos do 3º ano da rede estadual de ensino causou repercussão durante o Jornal da Bahia no Ar, da Rádio Metrópole, desta quinta-feira (28).

Em entrevista ao Metro1, durante a aula inaugural no Colégio Parque, no bairro da Caixa D'Água, nesta quarta-feira (27), Portugal disse que a vultosa quantia de R$ 1.591.774,80, com recursos oriundos da Secretaria Estadual de Educação, se explica, entre outras justificativas, pela qualidade dos docentes contratados para dar as aulas.

"São professores que trabalham na rede particular, em colégios de ponta. De Anchieta, de Grandes Mestres, de Mendel, e que estão acostumados a ganhar bem", afirmou o empresário e educador. Ainda de acordo com Portugal, o valor para por aula pago aos professores é de R$ 250. "Eles não aceitariam ganhar menos. Esse número parece assustador, mas é nada perto dessa dificuldade social que você viu aí", complementou.

Diversos ouvintes e professores da rede estadual e particular de ensino se manifestaram e desafiaram qualquer professor dos colégios citados por Jorge Portugal mostrar um contra-cheque com uma hora/aula no valor de R$ 250.

Uma das participações, o da professora Rubina, ilustrou como as declarações de Jorge Portugal machucaram a categoria que luta por melhorias salariais. "Ele [Jorge Portugal] precisa vir a público para explicar o que é um professor de ponta. Porque eu me considero uma professora de ponta. E queria perguntar aos professores dele se eles sabem o que é trabalhar sem apostila, sem módulo, porque a escola não te dá papel", bradou Rubina.


Caso Portugal: "Fazer esse aulão é jogar dinheiro fora", condena líder grevista

Nesta quinta-feira haverá nova manifestação dos professores estaduais na Liberdade

Laís Rocha - Metro1
Caso Portugal: "Fazer esse aulão é jogar dinheiro fora", condena líder grevista
Foto: Manuela Cavadas/Metropress
O professor Rui Oliveira, coordenador da APLB Sindicato e um dos líderes do movimento grevista dos profissionais do ensino na rede estadual, criticou os aulões pré-Enem, organizados pela empresa Abaís Conteúdos Educativos & Produção Cultural Ltda., contratada pela Secretaria Estadual de Educação para minimizar os efeitos da greve para estudantes do 3º ano. Em entrevista ao Metro1, na noite desta quarta-feira (27), ele disse que não há um planejamento pedagógico que satisfaça os anseios dos alunos, e que a iniciativa, bancada por mais de R$ 1,5 milhão do governo, não terá aproveitamento  prático pelos estudantes. "Os alunos de escola particular são diferentes dos alunos de escola pública. Os professores não têm projeto pedagógico e fazer esse aulão é jogar dinheiro fora", disparou.

Ainda segundo o professor Rui, esse contrato traz mais complicações para o Governo do Estado. "O governador afirma que não tem mais dinheiro e realiza esse contrato milionário. Cada vez mais eles se enrolam e a greve vai tomando mais fôlego", considerou. Para o sindicalista, esse dinheiro poderia ser investido em capacitação para os professores, ou em aparatos tecnológicos para ajudar nos estudos dos alunos. "Vivemos numa era da tecnologia, muitos estudantes não têm nem computador em casa. Por que não investir nas escolas ao invés de fazer essa aula-show?", comentou.

Muitos alunos que participaram do aulão, realizado nesta quarta-feira (27), não gostaram da atuação dos professores. Nesta quinta-feira (28), a categoria realizará uma manifestação no bairro da Liberdade, em frente ao Plano Inclinado, a partir das 8h.

GREVES 2012

GREVE

Servidores da Fiocruz param por 24h por conta de atrasos no reajuste salarial

Categoria também fará outras paralisações de 48h e 72h

Metro1
Servidores da Fiocruz param por 24h por conta de atrasos no reajuste salarial
Foto: Divulgação
Os servidores da Fiocruz decidiram paralisar suas atividades por 24h nesta quinta-feira (28). O motivo é o atraso no reajuste salarial e a  falta de propostas do Governo tanto ao Movimento Unificado quanto à pauta específica.

Na assembleia realizada na última segunda-feira (25), também ficou definida uma paralisação de 48 horas nos dias 4 e 5 de julho e outra de 72 horas nos dias 10, 11 e 12 de julho. Nesse período, os trabalhadores se manterão em Assembleia Permanente, com a possibilidade de convocação a qualquer momento, por uma proposta concreta do governo. Uma nova Assembleia, dia 16, avaliará o indicativo de uma greve por tempo indeterminado.

Os servidores indicaram a intensificação dos trabalhos junto ao Fórum dos Servidores Federais, que fará uma vigília permanente em Brasília a partir próxima semana.


Greve do Incra pode ter adesão de todas as superintendências

BRASÍLIA - A expectativa, segundo o comando nacional da paralisação, é que todas as SRs participem do movimento, atingindo 85% do quadro dos servidores concursados...

Agência Brasil
BRASÍLIA – As superintendências regionais (SRs) do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, Alagoas, Roraima e Sergipe realizam assembleias para decidir se aderem à greve da autarquia. São as únicas superintendências regionais que ainda não aderiram à paralisação.
A sede do Incra em Brasília e 25 das 30 superintendências regionais estão em greve. A expectativa, segundo o comando nacional da greve, é que todas as SRs participem do movimento, atingindo 85% do quadro dos servidores concursados.
Os servidores decretaram a paralisação no dia 8 de junho. Entre as reivindicações estão o aumento do piso salarial, melhorias na execução das políticas públicas desempenhadas pelo órgão como reforma agrária, reforma fundiária e agricultura familiar, fortalecimento da autarquia e valorização dos servidores do Incra e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), ao qual a autarquia é subordinado.
De acordo com o diretor nacional da Confederação Nacional das Associações dos Servidores do Incra (Cnasi), Reginaldo Marcos Aguiar, até agora o governo não apresentou nenhuma proposta. “Antes de a greve ser anunciada, foram feitas três reuniões com o governo, mas nada foi decidido ou negociado, por isso aderimos à paralisação.”
Aguiar diz que 5,5 mil servidores trabalham no Incra, mas 2 mil estão em condições de se aposentar até 2014. Já no MDA trabalham cerca de  mil funcionários e apenas 140 são concursados.
“O último concurso foi realizado em 2010 e 400 aprovados ainda aguardam convocação. O prazo que venceria no próximo mês, foi estendido até o final do ano. Exigimos que essas pessoas sejam convocadas e que um novo concurso seja feito. Para atender a demanda, 3 mil novos servidores devem ser contratados para o Incra e  mil para o MDA”, disse o diretor.
O Incra atende diretamente a cerca de 10 milhões de pessoas em todo o Brasil. Já o MDA, por meio dos programas sociais, atende indiretamente a mais de 20 milhões. “Atendemos pessoas de baixa renda, mas o governo não nos dá ferramenta para fazermos nosso trabalho como merece ser feito”, diz Aguiar.
Os servidores reivindicam também a recomposição do orçamento do MDA, e consequentemente, do Incra. Este ano, o ministério recebeu R$ 1 bilhão a menos em seu orçamento, que era R$ 4 bilhões. “O dinheiro que temos em caixa só deve durar até agosto. Consideramos que o orçamento deva ser pelo menos R$ 6 bilhões, R$ 2 bilhões a mais do que recebíamos antes, para que possamos desempenhar melhor nosso trabalho”, disse Aguiar.
O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog) informou que a pauta de reivindicações dos servidores do Incra está em análise. Segundo a assessoria do Mpog, mais de 50 sindicatos que representam os servidores públicos federais apresentaram pautas, que estão sendo apreciadas separadamente. A expectativa é que o governo apresente proposta para todas até dia 31 de julho.
O prazo final para responder a todas reivindicações é 31 de agosto, quando o Poder Executivo tem que encaminhar a Lei Orçamentária de 2013 para apreciação do Congresso Nacional.


Representantes da Embrapa e servidores em greve voltam a se reunir amanhã

Da Agência Brasil
Brasília – Servidores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em greve desde segunda-feira (25) e representantes da estatal se reúnem amanhã (29) para mais uma rodada de negociações. A empresa informou que 22% dos trabalhadores aderiram à paralisação, já o sindicato da categoria estima que o número de grevistas supere os 75%.
Os servidores pretendem manter a ocupação da sede da estatal em Brasília, inciada na tarde de ontem (27) até que uma decisão judicial determine a saída. “Vamos ficar aqui até quando for possível”, disse o presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf), Vicente Almeida.
A categoria pressiona para que a empresa defina o Acordo Coletivo de Trabalho 2012-2013. Segundo o Sinpaf, das 87 cláusulas, 31 foram definidas. As negociações para a conclusão do documento começaram em fevereiro.
Os trabalhadores querem que o acordo não exclua direitos já conquistados. Segundo o presidente do Sinpaf, Vicente Almeida, a estatal pretende reduzir benefícios como o auxílio-creche. “Não vamos aceitar a retirada de conquistas trabalhistas, só no ano passado 40% dos servidores tiraram licença médica, agora a empresa quer retirar cláusulas de saúde do trabalhador.”
O principal impasse entre o sindicato e a empresa está na reestruturação salarial. A Embrapa oferece reajuste de 5,1%, equivalentes ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do período de maio de 2011 a abril de 2012. A diretora de Administração de Finanças da Embrapa, Vânia Castilioni, informou à Agência Brasil que a empresa vem recuperando os salários dos servidores, mas não tem como garantir o percentual reivindicado pela categoria – aumento de 5% mais o valor do IPCA de 12 meses.
“Nós [a Embrapa] podemos oferecer aumento de 5,1%, além de mantermos 100% das cláusulas sociais. Isso claro, observando o que é justo para a empresa e para os servidores”, disse.
Edição: Juliana Andrade

PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

A greve dos professores das universidades federais chega 30º dia longe de um acordo entre o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) e o governo federal.
A greve começou em 17 de maio, e atualmente professores de 49 instituições federais de ensino superior paralisaram as atividades: 46 universidades (cerca de 80% do total) e três dos 40 institutos ou centros federais de educação tecnológica, segundo dados do MEC, estão parcial ou totalmente parados.
Estudantes de 19 das 46 universidades também entraram em greve para pedir melhores condições de ensino. Segundo a Andes, a greve afeta mais de 1 milhão de alunos.
Nesta terça-feira (6), os professores programaram uma grande marcha na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para reivindicar maior atenção do governo ao movimento. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que todos os acordos firmados em 2011 com os professores universitários da rede federal foram cumpridos pelo governo e, nesse cenário, não vê justificativa para uma greve da categoria neste momento.
A paralisação compromete as aulas em várias instituições federais:
1. CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica) de Minas Gerais
2. FURG (Universidade Federal do Rio Grande)
3. IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais)
4. IFPI (Instituto Federal do Piauí)
5. Instituto Federal e Tecnológico do Sudeste de Minas Gerais
6. UFAC (Universidade Federal do Acre)
7. UFAL (Universidade Federal de Alagoas)
8. UFCG (Universidade Federal de Campina Grande)
9. UFERSA (Universidade Federal do Semi-Árido) – Mossoró
10. UFES (Universidade Federal do Espírito Santo)
11. UFG (Universidade Federal de Goiás) - Campus Catalão
12. UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora)
13. UFLA (Universidade Federal de Lavras)
14. UFAM (Universidade Federal do Amazonas)
15. UFMA (Universidade Federal do Maranhão)
16. UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso)
17. UFMT-RO (Universidade Federal do Mato Grosso / Rondonópolis)
18. UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto)
19. UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará)
20. UFPA (Universidade Federal do Pará /Central)
21. UFPA (Universidade Federal do Pará /Marabá)
22. UFPB (Universidade Federal da Paraíba / Cajazeiras)
23. UFPB (Universidade Federal da Paraíba)
24. UFPB-PATOS (Universidade Federal da Paraíba / Patos)
25. UFPE (Universidade Federal de Pernambuco)
26. UFPI (Universidade Federal do Piauí)
27. UFPR (Universidade Federal do Paraná)
28. UFRA (Universidade Federal Rural do Amazônia)
29. UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)
30. UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)
31. UFRO (Universidade Federal de Rondônia)
32. UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
33. UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)
34. UFS (Universidade Federal de Sergipe)
35. UFSJ (Universidade Federal de São João Del Rey)
36. UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)
37. UFU (Universidade Federal de Uberlândia)
38. UFV (Universidade Federal de Viçosa)
39. UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri)
40. UnB (Universidade de Brasília)
41. Unifal (Universidade Federal de Alfenas)
42. Unifap (Universidade Federal do Amapá)
43. Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
44. Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco)
45. UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
46. Universidade Federal Fluminense (UFF)
47. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
48. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
49. Universidade Federal do Amapá (UFAP)
50. Universidade Federal da Bahia (UFBA)
51. Instituto Superior do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste-MG)52.
52. Universidade Federal de Grandes Dourados (UFGD)
53. Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
54. Universidade Federal de Roraima (UFRR)
55. Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
56. Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)
57. UFT (Universidade Federal do Tocantins)

A categoria pleiteia carreira única com incorporação das gratificações em 13 níveis remuneratórios, variação de 5% entre níveis a partir do piso para regime de 20 horas correspondente ao salário mínimo do Dieese (atualmente calculado em R$ 2.329,35), e percentuais de acréscimo relativos à titulação e ao regime de trabalho.


EVENTOS - OUTROS ESTADOS

CURSO: SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADO A ANÁLISE AMBIENTAL-
CURSO: SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADO A ANÁLISE AMBIENTAL

De: 19/07/12 Até 22/07/12

Local: Laboratório de Geoinformática - UNESP - Rio Claro-SP






Mais detalhes



VIII CURSO DE INVERNO DE GENÉTICA-
VIII CURSO DE INVERNO DE GENÉTICA

De: 23/07/12 Até 27/07/12

Local: Centro de Convenções da Unesp/FCAV

Mais detalhes

 


V Semana de Tecnologia - Biocombustíveis-
V Semana de Tecnologia - Biocombustíveis

De: 05/11/12 Até 09/11/12

Local: Centro de Convenções da Unesp/FCAV

Mais detalhes







VI Curso de Inverno em Entomologia Agrícola-
VI Curso de Inverno em Entomologia Agrícola

De: 02/07/12 Até 06/07/12

Local: Centro de Convenções da Unesp/FCAV








Mais detalhes
III Simpósio sobre Fitossanidade em Citros-
III Simpósio sobre Fitossanidade em Citros

De: 01/08/12 Até 03/08/12

Local: Centro de Convenções da Unesp/FCAV







Mais detalhes
IX ENCONTRO SOBRE A CULTURA DO AMENDOIM-

IX ENCONTRO SOBRE A CULTURA DO AMENDOIM

De: 09/08/12 Até 10/08/12

Local: Centro de Convenções da Unesp/FCAV






Mais detalhes
SUCROJAB 2012 - III Simpósio do Setor Sucroalcooleiro de Jaboticabal-
SUCROJAB 2012 - III Simpósio do Setor Sucroalcooleiro de Jaboticabal

De: 21/08/12 Até 23/08/12

Local: Centro de Convenções da Unesp/FCAV







Mais detalhes
ConBAP 2012 - Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão-
ConBAP 2012 - Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão

De: 24/09/12 Até 26/09/12

Local: Hotel JP - Ribeirão Preto







Mais detalhes
III SIMPÓSIO: MANEJO DE PLANTAS DANINHAS NA CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR-

III SIMPÓSIO: MANEJO DE PLANTAS DANINHAS NA CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR

De: 18/10/12 Até 19/10/12

Local: Centro de Convenções da Unesp/FCAV

Mais detalhes








REPASSANDO EMAIL DE UMA COLEGA....

Pessoal,

Estou me desfazendo de alguns livros e fotocópias de temas
variados. Caso alguém se interesse favor entrar em contato
comigo através desse e-mail. O material encontra-se em Feira
de Santana – BA.

TÍTULO

ÁREA

Origens Evolucionárias do Comportamento

Psicologia – Xerox completa

Genética Básica para Veterinária

Medicina Veterinária – Xerox completa

Instinto e Etologia

Psicologia – Xerox completa

Epistemologia das Ciências Sociais e das Ciências da
Educação

Educação - módulo

Psicologia da Educação e do Desenvolvimento

Educação - módulo

Educação e Tecnologia da Informação e
Comunicação

Educação - módulo

Os Fundamentos da Física

Física - Livro – Ensino Médio (2º ano)

Metodologias Qualitativas de Pesquisa

Educação - livro

Educação, Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social

Educação – livro

Pedagogia do Oprimido

Educação – livro

Pedagogia da Autonomia

Educação - livro

Cultura (Laraia)

Antropologia – livro

Os Seres Vivos – 6ª série

Ciências – livro

Novo Pensar (Corpo Humano ) – 8º ano

Ciências – livro

Novo Pensar (Seres Vivos) – 7º ano

Ciências – livro

Ciências e Interação – 5º série

Ciências – livro

Química (volume único) – Ensino Médio

Química - livro

Bioestatística Fácil

Xerox – livro completo

Introdução a Bioestatística

Xerox – livro completo

Microbiologia

Medicina Veterinária – Xerox completa

Anatomia dos Animais Domésticos (Sisson)

Medicina Veterinária – Xerox completa

Bioquímica (Harper)

Medicina Veterinária – Xerox completa

Bioquímica Básica

Medicina Veterinária – Xerox completa

Resumão de Biologia

Medicina Veterinária – Xerox completa

Tratado de Anatomia Veterinária

Medicina Veterinária – Xerox completa



Atenciosamente,


Bióloga Uilma Carla Brito


http://lattes. cnpq.br/15107342 11269404
<http://lattes. cnpq.br/15107342 11269404>
Tel.:(75)9113- 9481
E-mail:uilma-brito@ uol.com.br
 

Folha.com

Falar de flor

"Uma flor nasceu na rua!/Passem de longe, bondes, ônibus, rio de aço do tráfego./Uma flor ainda desbotada ilude a polícia, rompe o asfalto./Façam completo silêncio, paralisem os negócios, garanto que uma flor nasceu."
Após o paralisante "nada a declarar" de líderes mundiais na Rio+20, é preciso muita poesia para manter a persistência que --como diz o apóstolo-- produz a esperança. E então a acidez singela da poesia de Drummond veio em socorro de minha fome poética. O genial poeta itabirano celebra o nascimento de uma flor na fresta do asfalto, superando a indiferença humana e o pesado invólucro da civilização.
Assim me sinto ao lembrar os intensos dias em que organizações civis e milhares de pessoas manifestaram, no Rio, sua indignada exigência de atenção perante os dirigentes de Estado reunidos na conferência da ONU. Gente de todos os continentes, de jovens ativistas de grandes cidades a líderes de pequenas comunidades indígenas, dando demonstrações criativas, como a "Marcha a Ré" que parou o Rio, de que o mundo quer viver.
Infelizmente, a conferência oficial não ouviu isso. E o poema de Drummond me revela sua dimensão profética, que, feitas as contas, pode ser válida até a Rio+40 se predominar a desdita ambiental das necessidades presentes: "Depois de quarenta anos,/e nenhum problema resolvido, sequer colocado./Nenhuma carta escrita nem recebida./Todos os homens voltam pra casa".
Mas o desafio dos que voltam para casa, décadas após décadas de "Rio+" que se somam sem subtrair os problemas, é extrair a "esperança mínima" de que fala o poeta, para não cair no vazio da queixa que paralisa até os jovens, cuja natureza é andar: Andar à frente,/andar ao lado,/de marcha a ré e atravessado,/enveredando pelo futuro,/no chão dos rastros deixados.
Desde a retomada da democracia vemos o florescimento de movimentos sociais antes abafados pelo autoritarismo, com um ideário amplo que antecipava o novo milênio. Essa é a flor que agora irrompe no asfalto. Sua delicadeza denuncia as rachaduras do sistema que já não consegue impedi-la de brotar.
Chegou a hora de a sociedade tomar iniciativas próprias, buscar autonomia e independência. Sem recusar nem desconhecer a política e o Estado, ir além deles e fazer mudanças na vida com a noção ampla de um novo contrato natural --pois inclui os demais seres vivos e ecossistemas--, não só um contrato social. Conseguiremos? Estamos maduros para o que o tempo nos exige?
Aqui se revela a necessidade da utopia, que ultrapassa as ilusões limitantes do pragmatismo e reafirma a força da esperança, sem a qual não há futuro. No fim das contas --Drummond sabia--, é a poesia que faz brotar a flor.
Marina Silva
Marina Silva, ex-senadora, foi ministra do Meio Ambiente no governo Lula e candidata ao Planalto em 2010. Escreve às sextas na versão impressa da Página A2.

Endereço da página:
Links no texto:

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.

26 de junho de 2012

PAN CAVERNAS

ICMBio apresenta plano para conservação de cavernas

Brasília (26/06/2012) - O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), apresenta nesta quarta-feira (27), no auditório da sede do Instituto em Brasília, o Plano de Ação Nacional para a Conservação do Patrimônio Espeleológico nas Áreas Cársticas da Bacia do Rio São Francisco – PAN Cavernas do São Francisco. A reunião é aberta ao público e contará com representantes de diversas instituições e da sociedade civil.
Essa é a primeira de uma série de quatro reuniões que apresentarão o plano. O objetivo é reafirmar os compromissos para a execução das ações, buscando a sensibilização dos tomadores de decisão. As próximas reuniões irão ocorrer em Belo Horizonte, no dia 14 de agosto; em Salvador, no dia 16 de agosto; e em Aracaju, no dia 30 de agosto. O plano também será apresentado durante o 6º Encontro Mineiro de Espeleologia, em Belo Horizonte, no dia 19 de julho.
O Plano de Ação Nacional tem por objetivo garantir a conservação do Patrimônio Espeleológico brasileiro por meio do conhecimento, promoção do uso sustentável e redução dos impactos antrópicos, prioritariamente nas áreas cársticas da Bacia do Rio São Francisco, nos próximos cinco anos. A proposta é assegurar a sua conservação desenvolvendo mecanismos de proteção e controle voltados ao uso sustentável das cavidades naturais subterrâneas, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Conservação do Patrimônio Espeleológico, instituído em 2009 pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).
A elaboração do PAN Cavernas do São Francisco envolveu a realização de quatro oficinas preparatórias, sob a coordenação do Cecav/ICMBio. Participaram 130 representantes de 70 instituições, dos segmentos de governo (federal, estadual e municipal), não governamental, universidades e setor produtivo, sediados na área da Bacia, além de uma oficina final para validação dos resultados. Para acessar o PAN Cavernas do São Francisco, clique aqui.
Sobre a Bacia do Rio São Francisco
A Bacia do Rio São Francisco é fundamental pelo volume de água transportada para o Semiárido e compreende 521 municípios de seis estados: Alagoas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco e Sergipe. Sua área compreende 57,18% do Cerrado, 39,55% da Caatinga e 3,28% da Mata Atlântica. O número significativo de cavidades naturais subterrâneas favorecem a preservação de vestígios arqueológicos e paleontológicos, riquezas minerais e hídricas, aspectos históricos, pré-históricos e culturais e diversidade da fauna e flora. Nessa região também ocorrem várias espécies da fauna com adaptações para a vida subterrânea. Dessas, segundo o Livro Vermelho, 11 são consideradas ameaçadas, sendo 3 na categoria de Criticamente em Perigo (CR) e 8 na categoria Vulnerável (VU).
Cavernas em Unidades de Conservação
Dentre as 312 unidades de conservação federais, dez foram especialmente criadas para proteger o Patrimônio Espeleológico brasileiro: os parques nacionais Furna Feia (RN), de Ubajara (CE), da Serra da Bodoquena (MS), da Serra do Cipó e Cavernas do Peruaçu (MG); e as áreas de proteção ambiental da Chapada do Araripe (CE), das Nascentes do Rio Vermelho (GO), Cavernas do Peruaçu, Carste Lagoa Santa e Morro da Pedreira (MG). Na área do PAN Cavernas do São Francisco existem 4.317 cavidades naturais subterrâneas. Dessas, 1.542 estão localizadas dentro de 51 áreas protegidas, sendo 429 em 28 áreas de proteção integral, 1.111 em 22 áreas de uso sustentável e 2 em uma terra indígena.

Comunicação ICMBio
 (61) 3341-9280 


PARNA DO DESCOBRIMENTO

As família indígenas vivem do artesanato, sem energia elétrica, rede de esgoto ou água encanada, exatamente como faziam há 500 anos

59
BAHIA - A ampliação do Parque Nacional do Descobrimento na região do município do Prado, extremo sul baiano, ameaça expulsar cerca de 300 famílias de pataxós que vivem há séculos dentro e no entorno da área.
No início do mês, um decreto da presidente Dilma ampliou o parque, de 21.129 hectares para 22.683 hectares. Pela lei, os índios têm de sair do local.
Indígenas das aldeias ameaçadas (Kay, Pequi, Tibá, Alegria Nova e Monte Dourado) dizem que não têm para onde ir e com o apoio da Funai defendem a permanência deles no lugar. Com

Informações do A Tarde

Dilma decreta unidade de conservação sobre território reivindicado pelos Pataxó

Por Renato Santana,de Brasília
 
Durante cerimônia de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta terça-feira, 5, no Palácio do Planalto, em Brasília, a presidenta Dilma Rousseff assinou decreto de criação e ampliação do Parque Nacional do Descobrimento, em Padro, extremo sul da Bahia. Porém, não levou em consideração que se trata de território indígena reivindicado pelo povo Pataxó.  
 
“Já faz muito tempo que reivindicamos. Ficamos surpresos, sem palavras. Não esperávamos isso, mas daqui não saímos”, disse a liderança José Fragoso Pataxó. Há cerca de dois meses, o Grupo de Trabalho (GT) da Funai encerrou os estudos de campo para identificação do território.    
 
Conforme o decreto de Dilma, o Parque Nacional do Descobrimento ganhou mais 1.549 hectares e tornou-se unidade de conservação com 22.678 hectares. Dentro da área estão instaladas cinco aldeias Pataxó: Pequy, Tibá, Cahy, Monte Dourado e Alegria Nova. Desde 2003 os Pataxó reivindicam cerca de 22 mil hectares incidentes no Parque Nacional. Em caso de sobreposição, prevalece a área indígena, de acordo com a Constituição Federal.  
 
“O governo federal sabia disso. Fomos para Brasília conversar com o Ibama e Funai, que criou Grupo de Trabalho. Tinha até gente da presidência envolvido no assunto. Como podem fazer isso?”, questiona José Fragoso, que mora na aldeia Tidar.
 
No extremo sul baiano, o Parque Nacional Monte Pascoal também incide sobre área Pataxó, mas as tratativas para a transferência da área indígena estão adiantadas. Em abril, um grupo de lideranças Pataxó esteve em Brasília e reivindicou a demarcação da terra indígena do Parque Nacional do Descobrimento.
Leia também sobre a homologação de sete terras indígenas pela presidente Dilma Rousseff na última terça-feira, 5




OPORTUNIDADE PARA TRABALHAR EM BRASILIA

Seleção de Gerente Executivo de Planejamento Florestal - até 20/07/2012

SFB seleciona Gerente de Planejamento Florestal
SFB seleciona Gerente de Planejamento Florestal
 
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
SERVIÇO FLORESTAL BRASILEIRO
CHAMADA DE CANDIDATOS A GERENTE EXECUTIVO DE PLANEJAMENTO FLORESTAL
O Serviço Florestal Brasileiro inicia o processo de seleção de Gerente Executivo de Planejamento Florestal.
Este sistema de escolha objetiva identificar nomes que atendam às expectativas e aos objetivos técnicos e administrativos estabelecidos pelo órgão para o exercício de cargo comissionado.
1. Objetivo do trabalho
Apoiar, participar e executar ações referentes à gestão de florestas públicas, ao planejamento florestal e à elaboração do Plano Anual de Outorga Florestal (PAOF), bem como articular com os demais entes da Federação a adequação ao processo de concessão florestal, conforme política da região, obedecendo ao disposto nos arts. 10 e 11 da Lei 11.284, de 2 de março de 2006.
2. Contexto
A Lei de Gestão de Florestas Públicas (Lei 11.284/2006) prevê três modalidades de gestão das florestas para uso sustentável. Entre elas, prevê a Concessão Florestal, que é a delegação onerosa do direito de praticar o manejo florestal sustentável para exploração de produtos e serviços em uma unidade de manejo, por meio de contratos de longo prazo obtidos por licitação.
O Serviço Florestal Brasileiro, nos termos do art. 3o, XIII, da Lei 11.284/2006, é o órgão competente para disciplinar e conduzir o processo de outorga da concessão florestal em âmbito federal.
Entre as etapas envolvidas nesse processo de outorga, está a elaboração do Plano Anual de Outorga Florestal, documento prévio que define quais as unidades de manejo serão passíveis de concessão florestal, considerando os critérios e estudos previstos nos arts. 10 e 11 da Lei 11.284/2006.
Essa competência é exercida, em âmbito interno, pelo Conselho Diretor do Serviço Florestal Brasileiro com o apoio da Gerência Executiva de Planejamento Florestal, que operacionaliza o Plano Anual de Outorga Florestal, nos termos das decisões do referido Conselho.
Mais informações sobre os processos de concessão florestal podem ser obtidas no site www.florestal.gov.br.
3. Atividades
São atividades previstas para o Gerente Executivo de Planejamento:
• coordenar, supervisionar e executar ações referentes ao planejamento e à economia florestal;
• planejar, coordenar, supervisionar e executar as ações referentes à elaboração do Plano Anual de Outorga Florestal;
• propor, coordenar, supervisionar e executar estudos e levantamentos e elaborar cenários, para suporte às ações de gestão florestal;
• trabalhar em estreita cooperação com órgãos federais, estaduais e municipais diretamente relacionados à gestão de florestas públicas; e
• planejar, coordenar e participar de reuniões técnicas, consultas e audiências públicas referentes aos processos de gestão de florestas públicas.
4. Perfil desejado
O profissional a ser selecionado deve, preferencialmente, apresentar em seu curriculum vitae informações pessoais que caracterizem o seguinte perfil:
• profissional de nível superior, de preferência com pós-graduação, com 10 anos de experiência e atuação na área florestal;
• conhecimento e experiência na área de licitações e contratos;
• capacidade de comunicação oral e escrita, de liderança de equipes e de comunicação e articulação com atores do meio florestal;
• capacidade de comunicação em inglês ou espanhol;
• experiência administrativa relacionada à gestão de projetos ou instituições;
• disponibilidade para viagens.
5. Regime e local de trabalho
O candidato selecionado será nomeado para ocupar o cargo comissionado de Direção e Assessoramento Superior (DAS 101.4), para trabalho em regime de dedicação exclusiva à função, na sede do Serviço Florestal Brasileiro em Brasília/DF.
Candidatos que sejam servidores públicos federais devem observar o disposto na Lei 11.526, de 4 de outubro de 2007.
6. Supervisão dos trabalhos
O Gerente Executivo de Planejamento Florestal será supervisionado pela Diretoria de Concessão Florestal e Monitoramento do Serviço Florestal Brasileiro, à qual reportará suas ações.
7. Forma de participar
Os interessados deverão enviar cartas de inscrição até o dia 20 de julho de 2012, para o endereço eletrônico do Serviço Florestal Brasileiro, selecao@florestal.gov.br, acompanhadas de curriculum vitae e de um texto de até três páginas, descrevendo a sua visão sobre a importância do planejamento florestal na gestão sustentável das florestas públicas.
Após a análise dos documentos enviados, será realizada, pelo Conselho Diretor, em local, data e hora a serem previamente anunciados, uma entrevista oral (presencial ou por teleconferência) com os candidatos selecionados. 

Capacitação de peritos da PF fortalece combate à madeira ilegal

Peritos aprendem a identificar espécies madeireiras
Peritos aprendem a identificar espécies madeireiras

Laboratório de Produtos Florestais (LPF) do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e Polícia Federal promoveram curso em parceria para profissionais de dez estados
 
O combate aos crimes que envolvem a extração ilegal de madeira será fortalecido com a capacitação realizada em parceria pelo Serviço Florestal Brasileiro, por meio do Laboratório de Produtos Florestais (LPF/SFB), e pela Academia Nacional de Polícia, ligada ao Departamento de Polícia Federal (DPF), para 16 peritos que atuam em dez estados do país, em todos os biomas.
“Esta é uma parceria importante, pois a Polícia Federal atua na área de crimes ambientais e muitos desses crimes envolvem a extração ilegal de madeira. Sabendo reconhecer as espécies, principalmente as que são protegidas, eles poderão desempenhar ainda melhor sua função”, afirma a pesquisadora do LPF Vera Coradin, instrutora do curso ao lado do pesquisador José Arlete Camargos, também do Laboratório.
Entre os dias 11 e 15 de junho, o grupo participou de aulas práticas para saber como identificar espécies de madeira. Para isso, contaram com mostruários de 80 espécies adquiridos pela PF em um projeto de pesquisa junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e com a Chave-Interativa Madeiras Comerciais do Brasil, desenvolvida pelo LPF/SFB. No curso, aprenderam a avaliar as madeiras por características como cor, cheiro, e disposição dos vasos e poros, observados com uma lente portátil de 10x de aumento.
O conhecimento em identificação de madeira foi usado pela PF, por exemplo, na Operação W2, que em maio deste ano apreendeu madeiras de jacarandá-da-bahia, originária da Mata Atlântica e proibida de corte, em oficinas de instrumentos musicais em Minas Gerais. A espécie integra a lista da Convenção Internacional da Flora e Fauna Silvestre Ameaçadas de Extinção (Cites).
Perícias
Existem, porém, diversas outras ocasiões em que esse conhecimento é demandado. Ao fazer o laudo de um corte ilegal ou queimada em terras da União, os peritos avaliam que espécies foram extraídas para mensurar os danos ambientais. “Desmatar uma espécie ameaçada de extinção é um agravante do crime. Isso é importante dentro do processo penal, pois pode redundar em uma pena mais grave”, afirma o perito Fábio Moreira, lotado em Salvador (BA).
A identificação da madeira também é fundamental para comprovar fraudes em planos de manejo (PMFS). É o caso, por exemplo, de quando o detentor do PMFS derruba madeira de terras indígenas ou unidades de conservação para vendê-las como se fossem da área licenciada. “ Nós buscamos associar as árvores abatidas com o local de extração para correlacionar o ato delitivo”, afirma o perito Marcelo Almeida, que trabalha em Vilhena (RO).
Laudos
Foram a criação das delegacias de apuração de crimes contra o meio ambiente e o patrimônio histórico, em 2003, e, principalmente, a deflagração da Operação Arco de Fogo – lançada em 2008 para coibir o desmatamento ilegal –, que aumentaram a demanda pelas perícias na área.
“O esforço de coerção desses crimes gerou um crescimento exponencial da demanda desse tipo de exame. Foi a partir daí que vimos a necessidade de capacitar nossos peritos para poder atender esse tipo de demanda”, afirma o organizador do curso pela Polícia Federal, Marcelo Garcia, lotado no Instituto de Criminalística, em Brasília (DF).

O perito Maurício Rossi, que integra o grupo de alunos do curso, é um dos profissionais que estará apto a contribuir com esse trabalho. “Podemos trabalhar em várias localidades do país, preponderantemente na Amazônia, quando tem a operação Arco de Fogo. A identificação de madeira serve tanto para nós, que estamos em Goiás, quanto no caso de sermos deslocados para a Amazônia”, diz.
A iniciativa do curso foi elogiada pelos participantes. “Para nós é muito importante esse compartilhamento de informações e de conhecimentos, fundamentais para o objetivo comum que é proteção do meio ambiente”, diz o perito Fábio Moreira.
Contato para a imprensa
Serviço Florestal Brasileiro
Assessoria de Comunicação
(61) 2028-7130/ 7293/ 7277/ 7125
comunicacao@florestal.gov.br
Siga-nos no Twitter: @sfb_florestal
Facebook: florestal.gov

Seguidores