5 de abril de 2012

ICMBIO

INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 22, DE 27 DE MARÇO DE 2012
Estabelece os procedimentos para os Programas de Cativeiro de Espécies Ameaçadas.
PARA MAIORES INFORMAÇÕES, ACESSE:

II WORKSHOP DO PROJETO CORAL-SOL

II WORKSHOP DO PROJETO CORAL-SOL

Aproveitem a oportunidade e inscrevam-se!
Convite para participação no II Workshop do Projeto Coral-Sol a ser realizado em Salvador e na Ilha de Itaparica (BA) no dia 12 de abril de 2012.
Caros parceiros,
É com grande prazer que o Instituto de Estudos sobre a Biodiversidade Marinha da Zona Costeira Brasileira – Instituto Biodiversidade Marinha, os convida para participar do II Workshop do Projeto Coral-Sol a ser realizado no dia 12 de abril de 2012 em Salvador (BA).
O Projeto Coral-Sol (PCS) é uma iniciativa socioambiental do Instituto Biodiversidade Marinha, com patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental e tem como um dos seus principais objetivos gerar e divulgar novas informações sobre a biologia, ecologia e distribuição desse coral exótico invasor (Tubastraea spp.) no Brasil. Em parceria com a UERJ, o projeto já produziu diversas publicações incluindo artigos, resumos, monografias, dissertações e teses abordando assuntos como reprodução, recrutamento, distribuição, tolerância a fatores abióticos, entre outros.
A confirmação da ocorrência do coral-sol no litoral baiano levantou a necessidade de uma atuação mais concreta nessa região, no sentido de mapear e controlar a expansão do invasor. Nesse contexto, através deste workshop, que unirá pesquisadores, lideranças locais e a sociedade civil organizada, o Projeto Coral-Sol tem como objetivo principal:
1) compartilhar as informações produzidas até o momento com as partes interessadas na Bahia;
2) iniciar o controle do coral-sol na região através de parceiros e interessados.
A programação sugerida está detalhada a seguir, podendo sofrer algumas alterações. Pedimos que confirmem presença até o dia 10 de abril de 2012, por e-mail para coralsol@biodiversidademarinha.org.br.
Cordialmente,
Joel C. Creed
Coordenador geral

Programação do II Workshop do Projeto Coral-Sol (PCS) - Aberto ao público geral
Data: 12 de abril de 2012
Local: Anfiteatro 124 – Instituto de Biologia UFBA (térreo) – Universidade Federal da Bahia - Campus de Ondina – Rua Barão de Jeremoabo, s/n - Salvador - BA
09:00 – 09:30: Recepção dos convidados e distribuição de material
09:30 – 10:00: Apresentação do Projeto Coral-Sol (Joel Creed – Coordenador, PCS)
10:00 – 10:50: Palestra “Histórico da pesquisa e novas investigações sobre o coral-sol” (Joel Creed e Giselle Gregório – Bióloga, UERJ)
10:50 – 11:10: Coffee break
11:10 – 11:50: Palestra “Interações competitivas entre o coral-sol invasor (Tubastraea tagusensis) e os corais nativos do recife do Cascos, Baía de Todos os Santos” (Ricardo Miranda – Mestrando do Curso de Ecologia e Biomonitoramento IBIO/UFBA)
11:50 – 13:00: Almoço
13:00 – 13: 40: Palestra “Monitorando o coral-sol na Baía da Ilha Grande e litoral Norte do Estado de São Paulo” (Marcelo C. Mantelatto – Oceanógrafo, PCS)
13:40 - 14:10: Palestra: “Controle/erradicação do coral-sol” (Joel Creed)
14:10 – 14:50: Palestra “Educação Ambiental como uma ferramenta contra a bioinvasão” (Camila Meireles – educadora ambiental, PCS)
14:50 – 15:10: Apresentação da proposta do PCS para o Litoral da Bahia (Joel Creed)
15:10 – 15:30: Coffee break
15:30 - 17:30: Sessão de brainstorm e planejamento de ações específicas com participação dos convidados interessados em implantar ações de controle do coral-sol na Baía de Todos os Santos (BTS), abordando a seguinte questões: 1) situação atual de bioinvasão do coral-sol na BTS; 2) parcerias e capacitação; 3) estratégias de comunicação, educação ambiental e mobilização social; 4) monitoramento da efetividade das ações.
17:30 – 18:00: Resumo dos principais resultados

Brasília (02/04/2012) – O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio da instrução normativa número 23 publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (02), estabelece os procedimentos para a avaliação do estado de conservação das espécies da fauna brasileira no âmbito do ICMBio.
Essa avaliação é um diagnóstico que identifica e localiza as principais ameaças às espécies da fauna brasileira, áreas importantes para a sua manutenção e a compatibilidade com atividades antrópicas. Também vai subsidiar a construção de cenários de risco para as espécies, auxiliar na atualização da Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção e a elaboração de Planos de Ação Nacionais (PAN), para aquelas espécies avaliadas como ameaçadas.
Esse processo de avaliação será coordenado pela Coordenação Geral de Manejo para Conservação e a execução estará a cargo dos Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação do ICMBio.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280
"Participação Comunitária no Manejo de Unidades de Conservação: manual de técnicas e ferramentas./Drumond, M.A. Belo Horizonte: Instituto Terra Brasilis de Desenvolvimento Socio-Ambiental,2002.
Este Manual de Técnicas e Ferramentas visa auxiliar setores diversos na promoção da efetiva participação comunitária no planejamento, manejo e gestão de unidades de conservação (UCs). A publicação enfatiza a participação das comunidades residentes junto às UCs e seu entorno, geralmente pouco valorizadas no contexto das políticas de gestão, apesar de serem, muitas vezes, seus principais usuários.

ICMBio abre inscrições para o IV Seminário de Pesquisa

ICMBio abre inscrições para o IV Seminário de Pesquisa

Brasília (04/04/2012) – O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) abriu na terça-feira (03) a chamada para o envio de resumos de pesquisas científicas realizadas dentro das unidades de conservação (UC) federais e pelos Centros de Pesquisa e Conservação da autarquia. O prazo para o envio dos trabalhos vai até o dia 10 de junho.
Os resumos devem ser encaminhados à Comissão Científica do IV Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do ICMBio, que fará a seleção dos melhores trabalhos. O resultado da avaliação será divulgado pelo Instituto no dia 15 de julho.
A quarta edição do seminário terá como tema “Da Pesquisa à Política Pública”, e colocará em discussão como a geração de conhecimento por meio da pesquisa pode contribuir para as políticas ambientais que o ICMBio implementa no Brasil.
Este ano a novidade é a extinção do formulário de apresentação de resumos, dando maior autonomia para os usuários de diferentes programas e sistemas operacionais. No entanto, normas de estilo e formatação dos resumos devem ser observadas.
As instruções, cronograma e outras informações de interesse podem ser acessadas no site do ICMBio e o e-mail para envio dos resumos é seminario.pesquisa@icmbio.gov.br .
Outra novidade deste ano será a realização do seminário na Academia Nacional da Biodiversidade (Acadebio), na Floresta Nacional de Iperó, em São Paulo. Com isso, os participantes terão melhores condições de desfrutar da programação planejada.
O evento será realizado entre os dias 21 e 23 de agosto. Os seminários de Pesquisa e Iniciação Científica são encontros anuais promovidos pelo ICMBio entre servidores e bolsistas de iniciação científica vinculados à autarquia, com o objetivo de compartilhar o conhecimento gerado pelos trabalhos científicos desenvolvidos dentro das UC federais ou Centros de Pesquisa e Conservação do ICMBio. No seminário, diversos assuntos de vanguarda serão debatidos, com uma preocupação constante de aproximar a pesquisa científica da gestão das unidades e da conservação da biodiversidade. Veja alguns números dos seminários anteriores
Ano Tema Participantes Trabalhos Inscritos
2009 Pesquisa em Conservação da Biodiversidade: Experiências e Desafios 86 54
2010 Biodiversidade e Economia 120 72
2011 Pesquisa para Planejamento 113 115
Comunicação ICMBio(61) 3341-9280

Plano de Ação Nacional do Lobo- Guará

PORTARIA Nº 46, DE 2 DE ABRIL DE 2012 Aprova o Plano de Ação Nacional do Lobo- Guará - PAN Lobo-Guará (Chrysocyon brachyurus), contemplando uma espécie ameaçada de extinção, estabelecendo seu objetivo, objetivos específicos, ações, prazo de execução, abrangência e formas de implementação e supervisão.

FUNDAÇÃO CONTRATA COORDENADOR( A) DE PROJETOS DE CONSERVAÇÃO

FUNDAÇÃO CONTRATA COORDENADOR( A) DE PROJETOS DE CONSERVAÇÃO

A Fundação SOS Mata Atlântica está selecionando profissional para gestão de
projetos de conservação da Mata Atlântica e ecossistemas marinhos.

Atividades:

- Participar da elaboração e coordenação de projetos de conservação, com
foco nos seguintes temas: gestão de recursos naturais, áreas protegidas,
serviços ambientais, negócios em conservação, gestão e uso público em
unidades de conservação, educação ambiental, mobilização social e
fortalecimento institucional.

- Gerenciar projetos, participando de reuniões com parceiros, realizando
visitas técnicas, produzindo e analisando relatórios técnicos, emitindo
pareceres e elaborando textos técnicos para divulgação.

- Liderar, supervisionar e dar suporte às equipes de trabalho.

- Elaborar propostas, orçamentos, compras e contratar serviços.

- Representar a instituição em reuniões técnicas, eventos e grupos de
trabalho.

- Atuar de forma integrada com os diferentes projetos e programas
institucionais e de parceiros.

- Colaborar no desenvolvimento de estudos e projetos que subsidiem as
estratégias de atuação da SOS Mata Atlântica.

Requisitos específicos ao cargo:

- Formação em Biologia, Ecologia, Oceanografia, Biologia Marinha,
Engenharia Florestal e áreas afins e possuir pós-graduação (mestrado e/ou
doutorado).
- Experiência mínima de três anos na coordenação e gestão de projetos de
conservação ambiental e liderança de equipes.

- Experiência comprovada na elaboração e execução de projetos de
conservação, incluindo atividades de campo.

- Desejável conhecimento sobre biologia da conservação, gestão de recursos
naturais, serviços ambientais, ecologia de Mata Atlântica e ecossistemas
marinhos e costeiros associados, unidades de conservação, comunidades
tradicionais e terceiro setor.

- Habilidade para o trabalho em equipes multidisciplinares e na comunicação
e relacionamento com comunidades locais, pesquisadores, profissionais de
agências governamentais, ONGs e empresas.

- Boa comunicação e fluência escrita e oral em português e inglês.

Contratação em regime CLT, base na cidade de São Paulo e disponibilidade
para viagens, com carteira de habilitação.

Enviar currículo com pretensão salarial no corpo da mensagem
(preferencialmente sem anexos) até dia 10 de abril, para o email
cv-projetos@ sosma.org. br

Mais de duas mil aves são envenenadas em Ilhéus

Aves foram mortas pelo usao de repelente específico para morcegos e pombos

Da Redação*
Joá Souza/ Agência A Tarde
Aves foram mortas pelo usao de repelente específico para morcegos e pombos
Mais de duas mil andorinhas foram envenenadas e mortas na tarde desta segunda-feira, 2, na rodoviária de Ilhéus, no sul da Bahia. Ainda nesta terça-feira, outras aves continuaram a morrer por conta de um produto usado para dedetização pela empresa Solimpo, contratada para fazer a limpeza da estação rodoviária da cidade.
A empresa, que teria usado um repelente específico para morcegos e pombos, e a administração da rodoviária vão responder por crime ambiental e serão multadas em R$ 500 por ave morta ou, de alguma forma, prejudicada pelo uso do produto. O repelente foi colocado no telhado do terminal, de telha de vinco com estrutura de ferro, usado pelos pássaros para dormir durante o período do verão.
Nesta tarde, os representantes da empresa de dedetização e da administração da rodoviária prestarão depoimento na Delegacia de Proteção Ambiental (DPA), localizada no próprio município. Também hoje, as mais de 50 aves que sobreviveram serão encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cepas), ligado ao Ibama, localizado em Porto Seguro.
Revolta - Muitas pessoas na cidade ficaram indignadas com o fato, apesar das reclamações, anteriores ao envenenamento, de que as aves estavam inviabilizando os serviços da rodoviária, sujando o chão e mesmo as pessoas que usam o espaço. O pedreiro Wilson Santos Ramos, de 55 anos, afirmou estar chocado. “Foi a coisa mais brutal que vi em minha vida”, contou.
As aves, que ainda não tiveram as espécies identificadas, são migratórias e, durante o período mais quente do ano vão parar na cidade. No inverno, elas se retiram do local. Ainda não há informações sobre a origem dos pássaros.
* Com informações de Joa Souza
Veja reportagem sobre envenenamento de andorinhas
FONTE: JORNAL ATARDE

MMA ICMBio aprova planos para conservação de três espécies ameaçadas de extinção


INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE
PORTARIA No- 36, DE 23 DE MARÇO DE 2012 Aprova oPlano de Ação Nacional para Conservação da Onça-parda - PAN Onçaparda (Puma concolor), contemplando uma espécie ameaçada de extinção, estabelecendo seu objetivo geral, objetivos específicos, ações, prazo de execução, abrangência e formas de implementação e supervisão.
PORTARIA No- 37, DE 23 DE MARÇO DE 2012 Aprova oPlano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas do Nordeste - PAN Primatas do Nordeste, contemplando cinco espécies ameaçadas de extinção, estabelecendo seu objetivo geral, objetivos específicos, ações, prazo de execução, abrangência e formas de implementação e supervisão.
PORTARIA No- 38, DE 23 DE MARÇO DE 2012 Aprova o Plano de Ação Nacional para Conservação das Aves Ameaçadas da Caatinga - PAN Aves da Caatinga, contemplando 14 táxons ameaçados de extinção, estabelecendo seu objetivo, metas, ações, prazo de execução, abrangência e formas de implementação e supervisão.
PARA MAIORES INFORMAÇÕES, ACESSE:

EDITAL UESC Nº 042 – Data: 04/04/2012 – ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS

RESUMO DE EDITAIS
EDITAL UESC Nº 042 – Data: 04/04/2012 – ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS PARA O PROJETO DE EXTENSÃO: “PREVENÇÃO E CONTROLE DE INFECÇÃO RELACIONADA À ASSISTENCIA À SAÚDE” – DCSAU O Reitor em exercício da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, no uso de suas atribuições, torna público que se encontram abertas inscrições para o processo seletivo de voluntários para o projeto de extensão “Prevenção e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde”. 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES A seleção tem como objetivo estimular a participação de estudantes de graduação da UESC, nas ações de extensão universitária de forma a contribuir para a sua formação profissional. O voluntário aprovado não será contemplado com bolsas de extensão da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX. 2. DAS VAGAS A seleção, cujas inscrições são abertas pelo presente Edital visa captar 04 discentes voluntários, para o desenvolvimento de atividades de extensão e pesquisa. 3. REQUISITOS DO ESTUDANTE a) estar regularmente matriculado em curso de graduação de área de saúde da UESC; b) ter quarto semestre do curso de graduação e não estar matriculado no último semestre da graduação da UESC; c) ter carga horária disponível de, no mínimo, 20 (vinte) horas semanais; 4. REQUISITOS DO ORIENTADOR 4.1. Conhecer suas obrigações e direitos, bem como as do bolsista sob sua orientação, constantes nas Resoluções CONSEPE 01 e 02/2004. 4.2. Incluir nas publicações e nos trabalhos apresentados em eventos o nome de alunos (as) voluntários que tiverem participação efetiva na obtenção dos resultados. 4.3. É responsabilidade do Orientador viabilizar a execução do projeto de Extensão. 4.4. Os voluntários serão orientados e acompanhados pelo coordenador do projeto de extensão e pelos professores colaboradores. 4.5. As inscrições efetuadas com documentação incompleta não serão analisadas. 5. DAS INSCRIÇÕES O candidato deverá realizar a inscrição do projeto disponibilizado, deste Edital, de forma a atender às necessidades do mesmo, e ter, preferencialmente, afinidade com as atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão.
Período
De 16 a 20 de Abril 2012
Horário
Das 08:00 às 21:00 horas
Local
Protocolo Geral da UESC, térreo do Pavilhão Adonias Filho.
Documentação
ficha de inscrição preenchida (Anexo I deste Edital);
Curriculum lattes atualizado e comprovado do aluno (impresso diretamente da plataforma lattes);
histórico acadêmico atualizado, incluindo CRAA (Coeficiente de Rendimento Acadêmico Acumulado);
em caso de alunos com aproveitamento de créditos (CC ou AE), documento oficial do Colegiado com o cálculo do CRAA;
atestado de matrícula;
declaração do aluno que terá carga horária disponível de 20 horas semanais para as atividades do projeto (Anexo II deste Edital);
Clientela
Alunos regulares dos cursos de graduação da área de saúde da UESC.
Observação
Enviar documentos encadernados em espiral e na ordem de solicitação. Para fins de pontuação serão considerados, apenas, o Curriculum lattes atualizado e comprovado do aluno, bem como o histórico acadêmico.
6. DA SELEÇÃO E DA CLASSIFICAÇÃO GERAL DOS (AS) CANDIDATOS (AS): A seleção ocorrerá da seguinte forma: 6.1. A seleção será realizada no dia 27/04/2012 das 13:30 às 17:00 horas. 6.1.1 A seleção será realizada por uma banca composta pela coordenação e professores colaboradores do projeto de extensão. 6.1.2 A seleção será realizada no Pavilhão Jorge Amado no Departamento de Saúde- DCSAU. 6.1.3 A seleção será composta de 2 momentos, o primeiro referente à análise do curriculum lattes e histórico acadêmico do aluno e o segundo, por meio de uma entrevista ao candidato. 7. DOS RESULTADOS 7.1. O resultado final do processo de seleção será divulgado no mural do Departamento de Saúde em ate 24 horas após a seleção. O resultado final do processo seletivo será publicado no mural deste mesmo departamento. 8. DO PERÍODO DE VIGÊNCIA 11.1. O período de vigência do trabalho voluntário será de 10 (dez) meses; 12. DISPOSIÇÕES GERAIS 12.1. Os bolsistas deverão apresentar relatórios semestrais, que serão revistos e comentados pelo Orientador. A não apresentação dos relatórios no prazo implicará no não recebimento da certificação, ficando o bolsista com pendência junto a PROEX. 12.2. Os voluntários deverão apresentar seus resultados parciais ou finais sob a forma de painéis ou apresentação oral, por ocasião do Seminário de Extensão da UESC. 12.3. É de responsabilidade exclusiva do orientador viabilizar a execução das atividades do bolsista. 12.4. É obrigatório o uso da logomarca da UESC nas apresentações de trabalho, dentro da Instituição ou em outros locais, referentes aos resultados obtidos pelo projeto. (Os anexos estão disponíveis no sítio da Universidade: http://www.uesc.br/). EDITAL UESC Nº 043 – Data: 04/04/2012 – ABERTURA DE INSCRIÇÕES PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DO PROGRAMA TODOS PELA ALFABETIZAÇÃO – TOPA A Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no uso de suas atribuições, considerando a Lei nº 7.438 de 18 de janeiro de 1999 e o Decreto nº 8.583 de 14 de julho de 2003, torna público a abertura de inscrições para seleção de Bolsistas para o Programa Todos pela Alfabetização – TOPA, mediante condições estabelecidas neste Edital: 1. DAS DISPOSIÇÔES PRELIMINARES O Programa objetiva a formação dos alfabetizadores, tradutores intérpretes de Libras e coordenadores, para a implantação e funcionamento do Programa Todos pela Alfabetização – TOPA. 2. DAS INSCRIÇÕES: PERÍODO De 02 a 17 de abril de 2012 HORÁRIO Das 8 às 12 horas, das 13 às 16 horas e das 17 às 21 horas LOCAL Protocolo Geral da UESC, térreo do Pavilhão Adonias Filho DOCUMENTAÇÃO Cópia da Carteira de Identidade e do CPF, comprovante de matrícula, histórico escolar e curriculum. REQUISITOS Ser aluno regular dos cursos da UESC, que estejam cursando a partir do 3º semestre, com conhecimento em informática. 04 vagas para atividades administrativas Ser aluno regular dos cursos de licenciatura da UESC, que estejam cursando a partir do 3º semestre com disponibilidade de tempo para viagens e conhecimento em informática. 10 vagas para atividades pedagógicas VAGAS14 vagas 3. DA SELEÇÃO: A seleção constará de entrevista e avaliação do curriculum devidamente comprovado com atestados, declarações e certificados de cursos, conforme Barema no anexo único. Comparecer, portanto, com documento de identificação. DATA/HORÁRIO: 19 de abril de 2012 das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Local: Pró-Reitoria de Extensão – PROEX, 5º andar da Torre Administrativa. 4. DOS RESULTADOS 5.1. O resultado será publicado até 05 (cinco) dias após a realização da seleção. 5.2. O início das atividades fica condicionado à publicação do Contrato a ser firmado entre a SEC-BA e a UESC. 5.3. Os selecionados não convocados poderão ser chamados a qualquer momento visando suprir as necessidades do Programa. O resultado terá validade de (01) um ano, podendo este prazo ser prorrogado até a abertura de um próximo edital. 5. DA REMUNERAÇÃO 6.1 Ao bolsista das atividades administrativas será concedido o pagamento de 1/3 da Bolsa Auxílio à Educação pelo Trabalho, por cada atividade realizada, cujo valor obedece ao fixado pela Resolução CD/FNDE N.º 045, de 18 de setembro de 2007. 6. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 7.1. A inexatidão das declarações ou irregularidades nos documentos, identificados em qualquer fase do processo, eliminarão o candidato da seleção ou, se identificadas posteriormente, impedirão a sua atuação, anulando-se todos os atos e efeitos decorrentes da sua inscrição. 7.2. A Comissão Coordenadora Local poderá substituir o bolsista se observada sua inadequação aos propósitos do Programa. Neste caso, será convocado o selecionado do cadastro de reserva. Os casos omissos no presente Edital serão dirimidos pela Comissão Coordenadora Local/UESC. (O anexo único está disponível no sítio da Universidade: http://www.uesc.br/).

CONVOCAÇÃO PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA

CONVOCAÇÃO PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA
O INSTITUTO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS – INEMA, atendendo o disposto na Resolução CEPRAM nº. 2929/02 e no Regulamento da Lei Estadual nº. 10.431/06, aprovado pelo Decreto Estadual nº. 11.235/08, comunica que será realizada a AUDIÊNCIA PÚBLICA, referente ao Estudo de Impacto Ambiental – EIA e respectivo Relatório de Impacto Ambiental – RIMA, relativos ao empreendimento Plano Baixio- Destino Mamucabo, de responsabilidade da PRIMA EMPREENDIMENTOS INOVADORES S.A., no dia 19 de abril de 2012, a partir das 09:00h no Resortinho-Escola da PRIMA S.A., na Praça Principal de Baixio S/Nº, Baixio, município de Esplanada, para a qual convoca a comunidade interessada.
Salvador, 04 de abril de 2012.
Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA
Secretaria do Meio Ambiente – SEMA

ZOO DE SALVADOR

Zoo de Salvador ganha novos moradores
O Zoológico de Salvador fecha o primeiro trimestre de 2012 com a chegada de novos moradores: durante o mês de março nasceram um filhote de zebra e um filhote de cervo do pantanal. Além disso, foi descoberta a gestação de uma sucuri - através de exame de ultrassonografia, e 40 ovos de jacaré de papo amarelo, que estão sendo monitorados diariamente.
Segundo o coordenador do Zoo, Gerson Norberto, a gestação do Cervo do Pantanal dura aproximadamente oito meses e a fêmea gera apenas um filhote, por isso é necessário uma atenção especial para esses animais. “Como eles já nascem com pelagem semelhante a dos pais, são caçados para a aquisição da sua galhada e da sua pele, e também pela degradação do seu hábitat essa espécie está ameaçada de extinção”, afirmou o coordenador.
Com uma gestação de 240 dias, as sucuris podem gerar de 20 a 40 filhotes a cada ciclo. “As sucuris são consideradas uma das maiores serpentes do mundo podendo medir de 10 a 12 metros de comprimento, e são amplamente conhecidas pela forma de abater suas presas, por constricção, enrolando-as e apertando firmemente, até que a respiração e os batimentos cardíacos cessem”, ressaltou Gerson.
Ainda segundo Norberto, a gestação das zebras dura aproximadamente 360 dias e gera apenas um filhote. Eles são animais herbívoros originários do continente africano e fazem parte da família dos cavalos, burros e asnos.
Preservação da espécie - Para o veterinário do Zoo, Vinícius Dantas, a importância da reprodução assistida do jacaré de papo amarelo associado ao trabalho de conservação e proibição da caça predatória de alguns animais, fazendo com que eles não constem mais na lista de extinção. O jacaré de papo amarelo é considerado um crocodiliano de médio porte, podendo chegar a medir 2,5 metros. Geralmente desovam entre 17 e 50 ovos por postura, que nascem entre 70 a 80 dias de incubação.
Lazer gratuito - Com uma área verde de cerca de 250.000 metros quadrados, incluindo remanescente de Mata Atlântica, o Parque Zoobotânico de Salvador é um dos principais locais de lazer voltado para interação entre o homem e o meio ambiente, localizado na capital baiana. Dessa forma, ao visitar o parque, o público pode conhecer e aprender sobre as diversas espécies que também estão em extinção.
Além de ambiente voltado para pesquisa e conservação da fauna e flora brasileira, o parque é voltado para adultos e crianças que queiram ter momentos de integração com o meio ambiente e conhecer de perto as espécies.
O Zoológico de Salvador fica no bairro de Ondina e é aberto ao público de terça a domingo (inclusive feriados), das 8h30 às 17h, e a entrada é gratuita. Vale lembrar, que durante o passeio no Zoo é recomendável o uso de protetor solar para a caminhada e beber bastante água. Outra dica importante é não alimentar os animais, já que as espécies possuem uma alimentação balanceada, preparada especialmente pela equipe de nutricionistas do parque.
Fonte: Ascom/Inema

Seguidores