26 de junho de 2012

Ibama acompanha trabalho de contenção de vazamento de óleo na Baía de Todos os Santos Imprimir
Salvador (22/06/2012) - Integrantes da Equipe de Emergências Ambientais da Superintendência do Ibama na Bahia acompanharam nesta segunda e quarta feira (18 e 20/06), os trabalhos da Petrobras para a contenção e recolhimento de óleo de origem desconhecida na costa de Madre de Deus - Baía de Todos os Santos. A Capitania dos Portos coletou amostras do óleo que foram enviadas para o laboratório da Marinha.
Visando integrar as ações e compartilhar as informações, a coordenação da equipe de emergências do Ibama na Bahia manteve contato com demais órgãos envolvidos,  tais como a Capitania dos Portos e o Inema.
Por conta das informações de que o óleo havia atingido a costa, especialmente as Ilhas Bimbarras e Maria Guarda, no dia 18.06.12, técnicos do Ibama, do Inema e da Capitania dos Portos deslocaram-se por mar do Cais da Capitania dos Portos até o terminal de passageiros de Madre de Deus e, durante o percurso, não foi observada a presença de óleo no mar.
O óleo de aspecto iridescente foi observado na Ilha de Bimbarras após sobrevôo realizado com a Petrobrás no mesmo dia, com diversas instituições públicas. Novas vistorias foram realizadas no dia 20/06, por embarcação e helicóptero, direcionadas para o Terminal de Madre de Deus, Ilha das Vacas, Ilha de Maria Guarda e principalmente para a Ilha Bimbarras.
Na sequência, os representantes reuniram-se para troca de informações e após a manifestação dos presentes, foram dados como encerrados os trabalhos de resposta ao evento. A origem do vazamento ainda não foi identificada.
Ibama/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores