29 de junho de 2012

4ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente – Circuito Tela Verde.

Circuito tela verde

O Projeto Tela Verde é uma ação do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, que tem como objetivo estimular a produção audiovisual independente sobre a temática ambiental.

São parte do Projeto Tela Verde ações como Mostra Nacional de Produções Audiovisuais Independentes com Temática Socioambiental - Circuito Tela Verde e o Edital de Curtas de Animação de um minuto.

Circuito Tela Verde
O Circuito Tela Verde é uma das ações de Educomunicação Socioambiental do Departamento de Educação Ambiental do MMA, em sintonia com os princípios do Programa Nacional de Educação Ambiental e com a Lei 9.795/99 – que dispõe sobre a Educação Ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Surgiu em 2008, com o objetivo principal de atender à demanda dos espaços educadores por material audiovisual para se trabalhar a educação ambiental.
O Circuito tem como objetivo promover a sensibilização e reflexão dos públicos sobre o meio em que vivem; levar filmes sobre a temática a setores excluídos dos circuitos dos festivais de vídeos ambientais, produções premiadas e/ou de reconhecida importância para conscientização socioambiental; e estimular a produção de materiais pelas próprias comunidades, sendo eles jovens, crianças e adultos, que conseguem olhar seu meio e traduzir, em processo educomunicativo, em linguagem de áudio e vídeo. Dessa forma, busca-se conscientizar as pessoas da importância de suas ações nos processos de gestão ambiental. A comunidade não só pode, como deve participar dos processos de gestão ambiental local.
 
ATENÇÃO:
2012 - 4º Circuito Tela Verde
MMA está recebendo vídeos de todo o Brasil sobre a temática socioambiental. Os interessados em participar devem enviar o vídeo e o termo de cessão de direitos até o dia 3 de agosto de 2012. Confira todos os documentos necessários e o endereço para envio no blog do Circuito Tela Verde: http://telaverde.ambientedigital.org

2012 Chamada para envio dos vídeos- Prazo Prorrogado


O MMA já está recebendo vídeos de todo o Brasil sobre a temática socioambiental para compor a 4ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente – Circuito Tela Verde.
O objetivo da Mostra é divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social por meio da produção independente audiovisual, bem como atender a demanda de espaços educadores por materiais pedagógicos multimídias.
Os vídeos podem ser curtas, vinhetas, animações, produzidos com os mais diversos recursos, desde filmadoras, câmeras de celular, câmeras digital ou qualquer outro material que capture imagem e som.
Esse ano os produtores dos vídeos deverão enviar também um Plano de Orientação para utilização dos vídeos. O plano deve conter o relato sucinto de como o vídeo foi produzido, quais as questões centrais abordadas e qual o público pretendido. O Plano de Orientação é uma novidade do CTV 4 e destina-se a subsidiar a preparação da Mostra e os debates pelos espaços exibidores, bem como divulgar a metodologia de produção dos vídeos, com vista a valorizar o caráter pedagógico da produção e incentivar outros realizadores.
PASSO A PASSO PARA O ENVIO DE VÍDEOS
1- Preencha, assine e reconheça firma no Termo de Cessão de  Direitos disponível nos links abaixo:
2 – Encaminhe o vídeo e o termo de cessão de direitos para o endereço abaixo até o dia 03 de agosto de 2012.
Departamento de Educação Ambiental – 4º Circuito Tela Verde
Esplanada dos Ministérios, Bloco B 9º andar, sala 953.
Ministério do Meio Ambiente – MMA
CEP: 70.068-901
Brasília-DF
 
3 – Preencha as informações técnicas sobre o vídeo AQUI
4 – Preencha  o Plano de Orientação AQUI
LEIA COM ATENÇÃO:
a) Não haverá premiação, patrocínio, tampouco pagamento para os vídeos produzidos ou selecionados;
b)  Podem encaminhar material para a Mostra: escolas, redes de meio ambiente e educação ambiental, estruturas educadoras, sociedade civil organizada, comunidades, produtoras e afins;
C) Os vídeos devem ser encaminhados em formato DVD (.VOB)
D) Os critérios eliminatórios na seleção dos vídeos são:
  • Ausência de Termo de Cessão de direitos;
  • Conter propaganda comercial, eleitoral e empresarial;
  • Teor inadequado a qualquer faixa etária;
  • Possuir conteúdo ofensivo, agressivo ou que atente contra terceiros;
  • Ausência de relação com a Temática socioambiental;
  • Ausência de Ficha Técnica;
  • Ausência de Plano de Orientação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores