6 de setembro de 2010

UESB

UESC

III SEMEIA
De 25 a 27 de outubro


Mestrado em Ciência Animal
Seleção de Candidatos

Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Seleção de Candidatos


EDITAIS – PÓS-GRADUAÇÃO

- Zoologia (Mestrado)

Inscrição: 1º de setembro a 12 de novembro

mestrado_zoologia_2010.pdf

Uefs desenvolve projeto de revitalização das praias de Saubara

A Universidade Estadual de Feira de Santana está desenvolvendo um projeto de extensão no município de Saubara, localizado no Recôncavo Baiano, com o objetivo de melhorar as condições socioambientais do local.

O projeto beneficia os 14 quilômetros de praia que mais sofrem com a ação predatória de turistas e com a atividade pesqueira e marisqueira dos moradores locais. Em destaque, estão as praias de Cabuçu, Pedras Altas, Bom Jesus dos Pobres e Monte Cristo, as mais procuradas em épocas de veraneio.

O projeto, iniciado em março deste ano, já vem trazendo alguns resultados. Entre eles, a criação da Cooperativa de Badameiros de Saubara (COOBASA) através da intervenção do sistema de coleta do lixo com uma ação direta junto aos catadores de lixo e técnicos da Prefeitura. A perspectiva é transformar parte do lixo coletado em renda para as famílias envolvidas e reduzir a quantidade de resíduos sólidos despejados no meio ambiente.

Além disso, está sendo realizado um trabalho de educação ambiental no município - através de realização de reuniões, oficinas e seminários em escolas e envolvendo também agentes de saúde e lideranças comunitárias – e já foram instalados coletores seletivos nas praias para reduzir a quantidade de material poluente sugado pelas águas.

O projeto representa um investimento de 180 mil reais através do financiamento da FAPESB – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Todo o trabalho é realizado através de uma equipe articulada por seis professores da Uefs, dois estudantes de pós-graduação, três estudantes de graduação e quatro estudantes do ensino médio.

Segundo o coordenador do projeto, o professor Ildes Ferreira, a degradação ambiental nas praias de Saubara representa uma ameaça a toda a comunidade. “É necessário que a comunidade que usufrui das belezas do local se articule com a organização local para que se faça o sentido inverso dessa degradação”, salienta.

Saubara possui 12 mil habitantes que vivem da pesca, da mariscagem e do turismo, mas em épocas de veraneio sua população chega a 40 mil pessoas, grande parte de Feira de Santana, segundo técnicos da Prefeitura Municipal.


Vívian Servo Leite

XIV Seminário de Iniciação Científica: Semana nacional de Ciências e Tecnologia

Seminário de Pós-Graduação em Ciências Biológicas

As experiências vivenciadas, o padrão de qualidade, as fontes de financiamento e o impacto na vida profissional dos egressos serão temas abordados no Seminário de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, previsto para 18 e 19 de novembro na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). As inscrições, gratuitas, já estão abertas.

O Seminário, iniciativa da Coordenação de Pós Graduação do Departamento de Ciências Biológicas da Uefs, tem o objetivo de promover o diálogo entre os cinco cursos de pós-graduação da área de Biologia. “Vamos discutir a contribuição desses cursos para o desenvolvimento científico e tecnológico da Região Nordeste”, revela a professora doutora Iara Crepaldi, diretora do Departamento de Biologia (DCBio).

O público alvo é composto por docentes e discentes de cursos de Pós-Graduação em Ciências Biológicas de instituições de ensino superior. O prazo para envio de resumos é o mesmo da inscrição: 19 de setembro.

Contato com a organização evento pode ser mantido através dos telefones (75) 3224-8019 begin_of_the_skype_highlighting (75) 3224-8019 end_of_the_skype_highlighting e 3224-8243. Confira outras informações no portal do DCBio (www.uefs.br/dcbio).

PROGRAMAÇÃO

18/11/2010

8:30 – 9:30

Conferência de abertura: Histórico e importância do ensino de pós-graduação no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana

Profª Eneida de Moraes M. Cerqueira (UEFS)

9:30 – 9:45

Intervalo

9:45 – 12:00

Exposição oral de trabalhos de alunos de pós-graduação selecionados pela comissão científica do evento

12:00 – 14:00

Intervalo

14:00 – 16:00

Mesa redonda: Estado da Arte do Ensino de Pós-Graduação no DCBio/UEFS

Mediador: Prof. Francisco de Assis R. dos Santos (UEFS)

Palestrantes: Prof. Aristóteles G. Neto (PPGBiotec)

Profª Flora Acuña Juncá (PPGZoo)

Prof. José Raniere F. de Santana (PPGRGV)

Prof. Antônio de O. Costa Neto (EBC)

Prof. Luís Fernando P. Gusmão (PPGBot)

16:00 – 16:15

Intervalo

16:15 – 18:00

Exposição oral de trabalhos de alunos de pós-graduação selecionados pela comissão científica.

19/11/2010

8:30 – 9:30

Palestra: A importância da pesquisa e da captação de recursos para a pós-graduação

Profª Ana Maria Giulietti Harley (UEFS)

9:30 – 9:45

Intervalo

9:45 – 11:45

Mesa redonda: A realidade profissional de egressos de PPG do DCBio/UEFS

11:45 – 14:00

Intervalo

14:00 – 15:00

Visitação aos painéis

15:00 – 17:00

Mesa redonda: Sustentabilidade dos Programas de Pós-Graduação

Mediador: Prof.. Luciano P. de Queiroz (UEFS)

Conferências

I. Avaliação de Programa de Pós-Graduação: Do credenciamento à manutenção do status de qualidade. (Prof. Márcio de Castro Silva Filho—CAPES)

II. A realidade dos Programas de Pós-Graduação no eixo sul-sudeste do Brasil (Profª Daisy Maria F. Salvadori – UNESP)

III. A sustentabilidade dos Programas de Pós-Graduação sob perspectiva de um coordenador (Prof. Francisco Carlos R. Barros Júnior – UFBA)

17:00 – 18:00

Conferência de encerramento: Contribuição dos Programas de Pós-graduação para o desenvolvimento científico-tecnológico do Estado da Bahia.

Profª Marluce Maria A. Assis (Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação - UEFS)

INSCRIÇÕES

Informações sobre inscrição e envio de resumo podem ser obtidas em www.uefs.br/dcbio

REALIZAÇÃO

Departamento de Ciências Biológicas

Coordenação de Pós-Graduação

APOIO

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Pró-Reitoria de Administração

Programas de Pós Graduação em: Biotecnologia, Botânica, Recursos Genéticos Vegetais e Zoologia

5 de setembro de 2010

Seminário sobre ecossistema – Saubara


Seminário O Homem, seus Avanços e a Forte Influência no Ecossistema O evento pretende discutir os possíveis impactos ambientais, sociais e culturais gerados pela instalação do Estaleiro Enseada do Paraguaçú entre as cidades de Saubara, Salinas e Maragogipe. A intenção é desenvolver um trabalho de conscientização ambiental da população e levar para as salas de aula as discussões provenientes do seminário. Dia 10 de setembro, das 8h às 17h, em Saubara – Bahia Informações: www.asseba.com.br Realização: Associação de Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia (ASSEBA), Centro Educacional Marco Antonio do Carmo e Instituto de Água e Climas (INGÁ). http://www.uneb.br/calendario/2010/09/10/ascom-recomenda-seminario-o-homem-seus-avancos-e-a-forte-influencia-no-ecossistema-saubara.html

Doutorado em educação – Aluno regular: término das inscrições


[Image] Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) abre inscrições para seleção na categoria de aluno regular (2011) para o curso de doutorado. Local: no Prédio da Pós-Graduação do Campus I, em Salvador. Inscrição (on-line): até 10 de setembro. O candidato deve apresentar comprovante de pagamento e documentos exigidos em edital na secretaria do PPGEduC, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Investimento: R$ 150. Informações: (71) 3117-2479 begin_of_the_skype_highlighting (71) 3117-2479 end_of_the_skype_highlighting begin_of_the_skype_highlighting (71) 3117-2479 begin_of_the_skype_highlighting (71) 3117-2479 end_of_the_skype_highlighting end_of_the_skype_highlighting e www.ppgeduc.uneb.br. Edital
Calendário

Realização: PPGEduC http://www.uneb.br/calendario/2010/09/10/mestradodoutorado-educacao-aluno-regular-termino-das-inscricoes.html

14ª Jornada Científica – Salvador



A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG) da UNEB já deu início aos preparativos para a 14ª Jornada Científica da universidade. O evento, que deve reunir 400 participantes, entre bolsistas e orientadores, pesquisadores e ouvintes, vai apresentar os resultados das pesquisas e trabalhos realizados pelos estudantes dos programas de iniciação científica (IC) da instituição desenvolvidos no período entre agosto de 2009 e julho deste ano. Durante a jornada científica será avaliado o fortalecimento da iniciação científica na UNEB, a exemplo da ampliação da oferta do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/Ações Afirmativas). O programa foi contemplado no mês de agosto com mais oito bolsas de IC pelo CNPq, totalizando 24, as quais são destinadas aos estudantes cotistas da universidade. Cada bolsa tem valor de R$ 360 mensais e validade de 12 meses. Dias 27 e 28 de setembro, no Campus I, em Salvador. Informações: (71) 3117-2350 begin_of_the_skype_highlighting (71) 3117-2350 end_of_the_skype_highlighting begin_of_the_skype_highlighting (71) 3117-2350 begin_of_the_skype_highlighting (71) 3117-2350 end_of_the_skype_highlighting end_of_the_skype_highlighting. Realização: PPG. http://www.uneb.br/calendario/2010/09/27/14%c2%aa-jornada-cientifica-salvador.html

Especialistas discutem desordens genéticas em Salvador


Pesquisadores da UFBA mostram trabalhos

Acontecem em Salvador, de 7 a 10 de setembro, o VI Congresso Brasileiro de Triagem Neonatal e o XXII Congresso Brasileiro de Genética Médica. Segundo os organizadores, "trata-se da oportunidade de reunir em um só lugar as discussões sobre prevenção, diagnóstico e atenção a saúde dos indivíduos e famílias que apresentam desordens genéticas, bem como temas específicos dos programas de triagem neonatal". O congresso, que contará com palestras e apresentações de trabalhos de pesquisadores da UFBA, está com inscrições abertas e programação disponível no endereço eletrônico http://www.cbtn-cbgm2010.ufba.br/.

UFRB sedia encontro regional da SBPC

Crianças e idosos também são lembrados


Entre os dias 14 e 17 de setembro a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia sedia a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A SBPC reúne estudantes, professores e pesquisadores das instituições de ensino superior, médio e fundamental, institutos de pesquisa e o público em geral para promover a difusão e estimular o debate a respeito das atividades científicas e tecnológicas desenvolvidas em âmbito nacional, especificamente no Recôncavo. Paralelamente ao evento da SBPC, acontecem outras atividades, como a SBPC Mirim (para alunos do ensino fundamental e médio), a SBPC da 3.ª Idade, o IV Seminário de Pesquisa do Recôncavo da Bahia, o IV Seminário Estudantil de Pesquisa da UFRB, o IV Seminário da Pós-Graduação da UFRB e a IV Jornada Científica da Embrapa. Além disso, estão programadas atividades culturais, simpósios, praças e exposições.

As inscrições custam R$10,00 e podem ser feitas no endereço eletrônico http://www.sbpcnet.org.br/reconcavo/home/ até o dia 3 de setembro, ou no primeiro dia do evento, no local. No sítio http://www.ufrb.edu.br/sbpc/ constam informações sobre hospedagens, transportes, restaurantes e outros serviços.

Umbuzeiro é tema de livro de professor da UFBA

Obra destaca qualidades da árvore sertaneja


Acaba de ser publicado o livro “Umbuzeiro: uma alternativa para o semiárido”, de autoria do Prof. Orlando Sílvio Caires Neves, docente de Biotecnologia Vegetal no Instituto Multidisciplinar em Saúde da UFBA (IMS), localizado no Campus Anísio Teixeira, em Vitória da Conquista. Segundo o autor, o umbuzeiro não é apenas uma simples frutífera da região Nordeste; ele é, antes de tudo, um destacado representante das potencialidades dessa região. Está inserido na cultura do sertanejo, para quem é uma planta sagrada, como bem afirma Euclides da Cunha em seu livro Os Sertões. A publicação visa à divulgação e difusão das informações produzidas cientificamente sobre o umbuzeiro, publicadas em diversos artigos, dissertações de mestrado, teses de doutorado, anais de congressos, artigos da Internet e dados não publicados.

Salvador será palco de encontro regional de bioquímicos

Inscrições em http://www.sbbq.org.br


Será em Salvador a realização da 10.ª Reunião Regional Nordeste da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), cuja programação dar-se-á concomitantemente ao 1.º Simpósio Latino-Americano de Neuroquímica, no período de 30 de outubro a 1 de novembro deste ano. As inscrições encontram-se abertas no portal da SBBq (http://www.sbbq.org.br), onde também está divulgado programa preliminar dos eventos, para os quais resumos de trabalhos serão aceitos até o próxima quarta-feira (dia 8 de setembro). A comissão organizadora local, sob a coordenação da Profa. Maria de Fátima Dias Costa, conta com representantes de diversas unidades da UFBA e de outras instituições do Estado da Bahia.

Vagas em projeto de capacitação de produtores rurais - BA

O INTEGRO – Instituto de Tecnologia, Educação e Gestão Organizacional, iniciou o processo de seleção para profissionais de nível superior para atuarem na capacitação de produtores rurais, instalados nas suas comunidades.
É desejável que o candidato atenda os pré requisitos abaixo:

Habilitação: Formação acadêmica na área;
Domínio do conteúdo específico;
Capacidade de instrutoria transformando conteúdos teóricos em práticas, levando em consideração os saberes e fazeres do público alvo;
Experiência como Facilitador/Instrutor de aprendizagens em comunidade rurais;
Flexibilidade para atuar com diversos públicos;
Domínio de técnicas grupais;
Boa comunicação;
Capacidade de adaptação a situações inesperadas em relação ao trabalho.
Capacidade de orientar o público-alvo para a formação de coletivos atuantes.


Envie seu curriculo para
Soane Matos:
soane@integro.org.br

EVENTOS EM OUTRAS REGIÕES

II Curso de Ecologia e Conservação do Instituto Sul mineiro
15 a 19 de janeiro de 2011
Monte Belo - MG


Tema: "A CONSERVAÇÃO DAS INTERAÇÕES ECOLÓGICAS";

Local: RPPN Fazenda Lagoa;

Programação: Curso teóricos-práticos, palestras;

Inscrições:

Obs: O preço de Participante 4 X 105,00
Os valores incluem:* CINCO DIAS DE CURSO COMPLETO!;
* Hospedagem em alojamento da RPPN;
* Alimentação (três refeições por dia);
* Certificado com validade institucional.

Organização:

Rafael Laurindo
Responsável geral, ISMECN.
Roberto Leonan M. NovaesOrganização científica, UFRJ.
Maria Cristina Weyland VieiraApoio técnico, ISMECN.

Informações:
ecosulmg@gmail.com
(35) 9812-8677 begin_of_the_skype_highlighting              (35) 9812-8677      end_of_the_skype_highlighting - Rafael
(21) 8563-6740 - Roberto

Patrocínios e Apoio:
Zootech/ INEPEC / Instituto Pró-Morcegos.

IV Curso de Fertilização in vitro e Manipulação de Embriões


18 de setembro
Belo Horizonte - MG


Local: Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix;

Programação:

Manhã- Conteúdo teórico
09:00 - 10:00 Técnicas de Laboratório em Reprodução Assistida (RA)

10:00 - 10:40 Fertilização in vitro (FIV)

10:40 - 11:00 Coffee Break

11:00 - 12:00 Organização de um laboratório de FIV

12:00 - 13:00 Criopreservação de gametas e embriões

13:00 - 14:00 Almoço


Tarde - Conteúdo prático
14:00 - 15:00 Prática:Preparação dos meios de cultura /Confecção de placas

15:00 - 16:15 Prática: Técnicas de manipulação de embriões – Fertilização in vitro (FIV) convencional

16:15 - 16:30 Coffee Break

16:30 - 17:30 Prática: Transferência de embriões (preenchimento de cateter)

17:30 - 18:00 Encerramento e entrega de certificados

Investimento: R$ 240,00

Realização: FERTITECH

International School on Marine Ecology and Ecotoxicology


23 a 31 de outubro
Arraial do Cabo - RJ


A escola é uma iniciativa do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da conferência PRIMO (Pollutant Responses in Marine Organisms), tendo como principal objetivo estimular a curiosidade de estudantes de pós-graduação para questões relevantes e discutir as bases das ciências ambientais.

Esta é uma oportunidade única para estudantes de pós-graduação de diferentes países interarigem e discutirem os fundamentos da ciência ambiental: a arte de observar e fazer perguntas interessantes.
Não há taxas de inscrição e a organização do evento proverá transporte (Rio-Arraial-Rio), acomodações (quartos para 2-3-4 pessoas) e uma refeição diária durante o período em que se realizará a escola.

A programação completa e as instruções para inscrição podem ser conferidas no nosso site:http://bioletim.biof.ufrj.br/ismee

Atenciosamente,
Juliana Americo
Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix


IX SEMANA DA BIOLOGIA


27 de setembro a 1 de outubro
Fortaleza - CE


Local: Universidade Estadual do Ceará (UECE);
Programação: Palestras, mesas-redonda, mini-cursos, apresentação cultural;

Inscrições:

Períodos de inscrições no evento Graduandos Professores

De 26 de julho até 26 de agosto R$ 20,00 R$ 40,00

De 27 de agosto até o início do evento R$ 25,00 R$ 50,00

*Mini-cursos: R$10,00

Organização: CA Charles Darwin de Ciências Biológicas/ PET - Ciências Biológicas UECE.


XXII Semana Nacional de Oceanografia


19 a 25 de setembro
Itanhaém - SP

Tema: Oceano Vivo: Sustentabilidade e Preservação da Biodiversidade;

Programação: Palestras, oficinas, mini-cursos, apresentações de trabalhos, jogos, eventos culturais;

Inscrições:

Data Limite
Até 1º de Agosto
Até 1º de Setembro
Até 9 de Setembro
Graduação
R$ 40,00
R$ 50,00
R$ 60,00
Graduado
R$ 60,00
R$ 70,00
R$ 80,00
Minicursos
R$ 20,00
Oficinas
R$ 15,00

Organização: IO Júnior/ CA Panthalassa.


XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia


30 de janeiro a 4 de fevereiro de 2011
Manaus - AM


Tema: Fronteiras do conhecimento em Ictiologia;

Local: STUDIO 5 CONVENTION CENTER
Avenida Rodrigo Otávio, 555 – Japiim
Tel: 55 92 3216-3513 begin_of_the_skype_highlighting 55 92 3216-3513 end_of_the_skype_highlighting
Programação: Mini-cursos, workshops, mesas-redonda, simpósios, apresentação de trabalhos;

Inscrições:

ATÉ 30 DE JULHO DE 2010 (ou primeiras 150 inscrições)
Valor em R$
Todas as categorias
100,00
DE 1 DE AGOSTO A 30 DE SETEMBRO DE 2010
Valor em R$
Sócio da SBI - Estudante de Pós-Graduação
120,00
Não-sócio da SBI - Estudante de Pós-Graduação
170,00
Sócio da SBI – Profissional
250,00
Não-sócio da SBI – Profissional
300,00
DE 1 DE OUTUBRO DE 2010 A 25 DE JANEIRO DE 2011
Valor em R$
Sócio - Estudante de Pós-Graduação
170,00
Não-Sócio da SBI - Estudante de Pós-Graduação
220,00
Sócio da SBI – Profissional
300,00
Não- Sócio da SBI – Profissional
350,00
Tipo da Inscrição – DURANTE O EVENTO
Valor em R$
Todas as categorias
400,00


Mini-cursos – R$ 50,00

Organização: Sociedade Brasileira de Ictiologia (SBI)/ Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).



XXX Encontro Regional de Botânicos (ES/MG/BA)


14 a 17 de novembro
Vitória - ES


Tema: Biodiversidade: Mudanças climáticas e Sustentabilidade;


Programação: Conferências, mesas-redondas, mini-cursos, apresentação de trabalhos;


Inscrições:

Até 30/08
Após 30/08
Profissional sócio
R$ 50,00
R$60,00
Profissional não-sócio
R$70,00
R$80,00
Estudante sócio
R$20,00
R$30,00
Estudante não-sócio
R$30,00
R$40,00
Estudante de pós-graduação sócio
R$30,00
R$40,00
Estudante de pós-graduação não-sócio
R$40,00
R$50,00
Mini-curso para sócio
R$20,00
R$25,00
Mini-curso para não-sócio

R$25,00
R$30,00


Contato: xxxerbot@gmail.com/herbariovies@gmail.com/Tel:21 33357610 begin_of_the_skype_highlighting 21 33357610 end_of_the_skype_highlighting
Organização: Sociedade Botânica do Brasil e Universidade Federal do Espírito Santo.



I Curso de Verão em Genética


11 a 16 de outubro
Manaus - AM


Local: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA;

Programação: Palestras, mini-cursos, aula de campo e exposição de painéis;

Inscrições: Entre os dias 30 de maio a 15 de julho;

Seleção: Serão selecionados alunos de todo Brasil, através da avaliação do Currículo Lattes;

Vagas: 20 vagas (40 horas / teórico e prática);
Taxa de Inscrição:
Os candidatos selecionados deverão realizar o pagamento de uma taxa de R$ 25,00, que será cobrada apenas aos candidatos selecionados. Para os candidatos que irão participar da aula de campo será cobrado um valor de R$ 20,00 a mais ao valor da inscrição.

Organização: Programa de Pós-Graduação em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva



III Congresso Brasileiro de Biologia Marinha


15 a 19 de maio de 2011
Natal - RN


Programação: palestras, mesas-redondas, apresentações de painéis, oficinas, concurso de fotografia.


Maiores informações no site do evento!



XIV Reunião de Trabalho de Especialistas em Mamíferos Aquáticos da América do Sul e 8º Congresso da Sociedade Latinoamericana de Especialistas em Mamíferos Aquáticos


24 a 27 de outubro
Florianópolis - SC


Local: Centro de Convenções de Florianópolis - CentroSul;

Programação: mini-cursos, workshops, apresentação de trabalhos, mesas-redondas e palestras;

Inscrições:


ESTUDANTE SÓCIO DA SOLAMAC ESTUDANTE NÃO-SÓCIO DA SOLAMAC

Até 31/07/2010 R$90,00/US$45,00 R$ 115,00/US$60,00
Mini-cursos R$ 40,00/US$20,00 R$ 40,00/US$20,00
PROFISSIONAL SÓCIO DA SOLAMAC PROFISSIONAL NÃO-SÓCIO DA SOLAMAC
R$ 250,00/US$130,00 R$ 310,00/US$165,00
R$ 60,00/US$30,00 R$ 60,00/US$30,00



Submissão de trabalhos:
até 31 de julho de 2010;
Organização: SOLAMAC


II Congresso Latinoamericano de Etnobiologia


8 a 12 de novembro
Recife - PE


Programação: palestras, mesas-redondas, mini-cursos, lançamento de livros, apresentação de trabalhos.

Inscrições:

Categoria Até 30/04/10 Até 15/07/10 Até o evento
Profissional Sócio da SBEE e/ou SOLAE R$ 150,00 R$ 200,00 R$ 250,00
Profissional não-Sócio R$ 200,00 R$ 250,00 R$ 300,00
Estudante de Graduação Sócio da SBEE e/ou SOLAE * R$ 50,00 R$ 75,00 R$ 100,00
Estudante de Graduação não-Sócio * R$ 90,00 R$ 120,00 R$ 150,00
Estudante de Pós-Graduação Sócio da SBEE e/ou SOLAE R$ 100,00 R$ 150,00 R$ 200,00
Estudante de Pós-Graduação não-Sócio R$ 150,00 R$ 200,00 R$ 250,00
Representante de Comunidades Tradicionais* R$ 25,00 R$ 25,00 R$ 25,00


MINI-CURSOS
Dias 09, 10, 11 e 12 - 08h30 às 10h00
Vagas: 30 (por mini-curso)
Até 30/04/10 Até 15/07/10 Até o evento
Valores
R$ 30,00 R$ 50,00 R$ 75,00


Promoção: SBEE, SOLAE.

Realização: UFRPE, Universidade Católica de Pernambuco.

Novas embalagens de molho de tomate são um retrocesso ambiental

alexmansur
Geral Tags: consumo, lixo

As novas embalagens de molhos e extratos de tomate são um retrocesso ambiental. A indústria está substituindo as tradicionais latas de ferro por sacos de plástico laminado. As embalagens tradicionais eram de lata (ou folha de Flandres). As latas são fáceis de reciclar. E se decompõem totalmente se forem parar em algum terreno baldio ou lixão.

Já as novas embalagens criam um problema para o descarte. Elas são feitas com um material composto, que mistura camadas de plástico e metal. Hoje não há tecnologia economicamente viável para separar esses componentes e reciclá-los. Algumas entidades começam a tentar coletar esses sacos para fazer com eles outros produtos, como bolsas. Mas não dão conta de todo o volume produzido. Além disso, esse material não é biodegradável, como a lata. Se for parar na natureza, fica lá por milhares ou milhões de anos.

A substituição provavelmente tem razões econômicas. Os produtos embalados nos saquinhos custam quase a metade do preço do que as latas no supermercado. Também permite lançar saquinhos com quantidades menores de molho de tomate, o que evita desperdícios. Mas o custo ambiental pode ser mais alto do que a economia no caixa do supermercado.

Não é primeira vez que a indústria de embalagens passa por um retrocesso do tipo. Há poucos anos, os fabricantes de óleo de cozinha também trocaram as embalagens de lata por garrafas plásticas (tipo PET). As latas eram biodegradáveis. As garrafas PET não. Naquele caso, o grande diferencial foi a atratividade do produto. O consumidor preferia comprar o óleo na embalagem transparente.

A economia ou atratividade do produto para o consumidor vai resultar em um custo mais alto de descontaminação de ambientes naturais e na sobrecarga dos depósitos de lixo. Mas não dá para esperar que alguma empresa desafie sozinha a tendência do mercado e insista na embalagem ecologicamente correta. Em alguns casos, só a regulamentação governamental pode resolver isso.

(Alexandre Mansur)

Dissertação analisa sistemas de células fotovoltaicas

Dissertação analisa sistemas de células fotovoltaicas
Trabalho trata da preparação de filmes de estanho

O Programa de Pós-Graduação em Física da UFBA realiza na próxima quarta-feira (dia 8 d setembro) a sessão pública de defesa da dissertação do mestrando Adilson Carlos Hermes, intitulada “Preparo de filmes finos de óxido de estanho II (SNO2) através do método Pechini para sistemas de células fotovoltaicas”. Orientado pelo Prof. Denis Gilbert Francis David (UFBA), tendo o Prof. Cesário Francisco das Virgens (UNEB) na co-orientação, o trabalho será analisado pela banca formada pelos professores Antonio Ferreira da Silva (IF-UFBA) e Marcos Malta dos Santos (IQ-UFBA), além do orientador. A defesa está prevista para as 15h, na Sala 502 do Instituto de Física da UFBA (Campus de Ondina).

Seguidores