9 de janeiro de 2010

Temperatura na Bahia teve um aumento médio de 1° C

Fabiana Mascarenhas l A TARDE


Emissão de CO2 pelas indústrias é uma das causas do aquecimento em todo o planeta

Dados divulgados em dezembro pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), durante a conferência climática de Copenhague, indicam que a última década – 2001 a 2009 – foi a mais quente da história mundial. De acordo com o órgão, 2009 provavelmente será o quinto ano mais quente já visto. Os outros anos com as temperaturas mais elevadas foram 1998, 2005, 2006 e 2007. Os resultados definitivos serão divulgados pela OMM em março.

De acordo com informações do 4º Distrito Regional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com sede em Salvador, houve um aumento médio na temperatura anual de 1° C na Bahia no período de 1961 a 2008. Considerando somente a capital, o aumento foi de 0,6° C no mesmo período.

“Esse aumento ocorreu, principalmente, na região do Recôncavo baiano e na área central do Estado, mas isso é variável. Em alguns pontos, a elevação foi superior a 1° C e em outros a temperatura ficou abaixo disso”, explica a meteorologista do órgão, Marinês Cardoso.

Impacto - Segundo o meteorologista do Instituto de Gestão do Clima e das Águas (Ingá), Heráclio Alves, as áreas que já registram temperaturas quentes são as que mais sofrem com este aumento, a exemplo da região da caatinga. “Nesses locais, ocorrem perdas de reservas hídricas, a umidade do solo diminui e há prejuízos para o gado, já que eles se alimentam do pasto. Esses fatores também geram impacto econômico, já que muitos dependem da agricultura”.

Já para aqueles que moram nas cidades, segundo Heráclio Alves, essa elevação pode ser percebida na sensação de desconforto. “Estamos perdendo cada vez mais áreas verdes, e, com a verticalização da cidade, a circulação de ar diminui, o que acaba gerando mais calor”, esclarece.

O Inmet não tem dados sobre um aumento gradual da temperatura nos últimos 10 anos, como o feito em nível mundial pela OMM. De acordo com a meteorologista Marinês Cardoso, a avaliação climática é realizada em uma média de 30 anos.

Uma análise foi feita entre os anos de 1931 e 1960 – período em que houve um aumento na temperatura média de 0,5° C – e uma outra entre os anos de 1961 e 1990 – período em que o aumento da temperatura permaneceu em 0,5° C. “O órgão só fará uma nova avaliação no ano de 2020”, esclarece a meteorologista.

Segundo ela, no entanto, os registros mostram que as temperaturas têm sido altas na capital. “A média da temperatura máxima em um mês como dezembro, por exemplo, é de 29° C, e registramos no mesmo mês de 2009 uma média de 31,9° C. No dia 27 de dezembro, a temperatura chegou a 34,2° C”, afirmou, acrescentando que a previsão para janeiro e fevereiro é de temperaturas acima da média, que são de 29,9° e 30° C, respectivamente.

As maiores temperaturas médias anuais registradas em Salvador foram nos anos de 1963 (34,4°), 1998 (35,2°), 2006 (34,7°), 2008 (34,3°) e 2009 (34,5°). As cidades mais quentes do Estado estão localizadas, em sua maioria, na região nordeste e oeste.

Em dezembro de 2009, por exemplo, a média das temperaturas máximas foram registradas nos municípios de Cipó (35,7°), Paulo Afonso (34,8°), Serrinha (34,7°), Feira de Santana (34,8º) e Alagoinhas (34,3°). Em Salvador, a média das máximas no mês chegou a 31,9° C, sendo a temperatura média anual em 2009 de 25,8° C.

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), o ano mais quente foi 1998, em grande parte devido ao fenômeno El Niño, que levou a um aquecimento anormal do Oceano Pacífico.

Leia reportagem completa na edição impressa do Jornal A Tarde deste domingo, 10, ou, se você é assinante, acesse aqui a versão digital.


http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1334130

POLUIÇÃO SONORA - Um dos grandes crimes ambientais.

VAMOS APOIAR ESTA AÇÃO DA PREFEITURA!!!!!!!!!

Blitz contra poluição sonora termina com prisão e apreensão de som

Funcionários da Sucom apreendem equipamento

Após ver Salvador amargar o título de cidade mais barulhenta da América Latina, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a prefeitura promete agir em 2010 e intensificar o combate a poluição sonora, problema já bastante conhecido pela população.

Na noite desta sexta-feira, 8, uma operação comandada pela Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), com o apoio da Superintendência de Trânsito e Transportes de Salvador (Transalvador), da Guarda Municipal e da Polícia Militar, deu início à fiscalização que inaugura o novo modelo traçado pela prefeitura para combater os barulhentos. Uma pessoa foi presa e vários equipamentos de som foram apreendidos.

Profissionais de todos esses órgãos saíram em comboio por volta das 20 horas desta sexta e percorreram os bairros responsáveis pelos maiores índices de denúncia de poluição sonora registrados pela Sucom: Parque Júlio César, Avenida Tancredo Neves, Imbuí, Boca do Rio e Pernambués. A primeira abordagem da blitz resultou na apreensão do equipamento de som do Fiesta de placa JCY-2477, de propriedade do motorista de prenome Sandro.

O som do carro dele foi flagrado com um volume de 100 decibéis, 30 a mais do que o permitido. Além de uma multa de cerca de R$ 3 mil pela infração, o equipamento de Sandro foi aprendido, para desespero dos amigos que o acompanhavam e também do filho dele, de 7 anos. As vaias e o protesto de vários populares que bebiam próximo à Casa do Comércio, com muitos jogando cerveja contra a imprensa e os representantes da prefeitura, são a prova de que a Sucom terá muito trabalho.

Guardas municipais também foram agredidos. Já no Parque Júlio César, o estudante de engenharia civil João Sampaio, 18, e os seus amigos comemoraram a chegada dos fiscais da Sucom. “Ninguém consegue dormir a partir de quinta-feira. Os sons dos carros ficam ligados até 6 horas da manhã“, protestou.

De acordo com Cláudio Silva, superintendente da Sucom, o novo projeto para combater a poluição sonora prevê também a conscientização do infrator para que ele atue como agente multiplicador parceiro da prefeitura. Outra novidade é que os veículos da Transalvador vão trafegar com o decibelímetro (aparelho que mede os decíbeis) a bordo. Para denunciar casos de poluição sonora, ligue para 2201-6660.


http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1333454

7 de janeiro de 2010

SESAB ABRIU INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE INSTRUTORES PARA O CURSO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL

SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Com o objetivo de qualificar as equipes técnicas municipais de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental para o desenvolvimento das ações de forma integrada, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), via Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), realizará o processo de seleção de instrutores para o Curso de Vigilância Sanitária e Ambiental.

As inscrições estarão abertas no período de 4 a 22 de janeiro de 2010, disponibilizando 30 vagas. Os interessados, que quiserem fazer a inscrição de forma presencial, devem se dirigir à Secretaria Acadêmica da Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), localizada na Rua Conselheiro Pedro Luiz, 171, no Rio Vermelho, no horário das 8 às 12h, ou podem enviar a documentação pelo correio, para o mesmo endereço, sinalizando o assunto do lado de fora do envelope.

Os documentos necessários para a inscrição estão descritos no edital do processo de seleção, que pode ser acessado nos seguintes endereços eletrônicos: www.saude.ba.gov.br ou www.saude.ba.gov.br/eesp

L.S./M.Tb.909-Ba
/vigisanit/ inscrição

1. Objetivo
Especializar profissionais graduados em Engenharia (plena em todas as habilitações), Arquitetura, Agronomia, Geologia, ou profissionais graduados que atuem ou venham a atuar nos campos do meio ambiente, saneamento e saúde pública/coletiva.
3. Periodicidade
Anual
4. Inscrições
Período: 04/01/2010 a 04/03/2010

Nível: Especialização

4. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
a. Possuir diploma de graduação reconhecido pelo MEC
b. Ser servidor público do quadro efetivo da SESAB
c. Possuir experiência mínima de dois anos na área da Saúde Pública, atuando na Vigilância Sanitária, Saúde
Ambiental e/ou Saúde do Trabalhador
d. Possuir experiência em práticas educativas
e. Ter disponibilidade para realizar viagens
f. Demonstrar interesse em atuar como docente do referido Curso e a importância da sua atuação para a
melhoria dos serviços no SUS-BA
g. Apresentar toda documentação necessária, de acordo com este Edital.

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COMUNICAÇÃO DA FIOCRUZ

SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Estão abertas até o dia 18 deste mês as inscrições para o Curso de Especialização em Comunicação e Saúde, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O curso tem o objetivo de contribuir para o aprimoramento e a capacitação dos profissionais integrantes de instituições de saúde, movimentos sociais e meios de comunicação, a fim de fortalecer e aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS).

Estão sendo oferecidas 18 vagas e o processo seletivo envolve prova escrita, entrevista, análise do currículo e carta de intenção do candidato.

O curso é gratuito e tem carga horária de 375 horas. As aulas serão ministradas de março a dezembro de 2010, uma semana por mês, em período integral. As inscrições podem ser feitas pelo site da Plataforma SIGA(http://www.sigals.fiocruz.br). O candidato deverá seguir as

orientações disponíveis no link e efetuar a inscrição. O Edital está disponível em http://www.cict.fiocruz.br/media/chamadapublica.pdf

Mais informações podem ser obtidas na Gestão Acadêmica, na Avenida Brasil 4036, sala 210, Prédio da Expansão da Fiocruz - Manguinhos, Rio de Janeiro, CEP 21040-361 / Tel/Fax: (021) 3882-9063/9033, email:gestaoacademica@icict.fiocruz.br

L.S /M.Tb.909-Ba
/cursos/fiocruz

Publicada nova portaria que dispõe sobre o mestrado profissional

O Ministério da Educação publicou no dia 29 de dezembro, no Diário Oficial da União a Portaria Normativa nº 17 que dispõe sobre o mestrado profissional no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A nova normatização substitui a anterior – Portaria Normativa nº 7 – publicada em junho de 2009.

A nova redação traz apenas pequenas diferenças em relação à anterior. Entre elas está a retirada de um dos incisos do Artigo 7º. O texto retirado, até então o inciso II, dizia que a proposta de mestrado profissional deveria, necessariamente e obrigatoriamente, “ser compatível com um tempo de titulação mínimo de um ano e máximo de dois anos”.

Segundo o diretor de Avaliação da Capes, Lívio Amaral, tanto no mestrado acadêmico, como no profissional o desejável é que o aluno realize o seu mestrado em até 24 meses. “Como estava escrito na redação da portaria de junho, permitia-se uma interpretação equivocada, ou seja, que a partir de agora teríamos uma guilhotina - que um dia mais além de 24 meses tudo acabaria, o que, evidentemente, não deve ocorrer.”

Outra mudança foi com relação à retirada, no Artigo 2º, da seguinte frase: “e outorga ao seu detentor os mesmos direitos concedidos aos portadores da titulação nos cursos de mestrado acadêmico.”

Amaral explicou que a regulamentação que estabelece os preceitos para um doutorado e um mestrado está prevista no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Como os mestrados, seja na modalidade acadêmica seja na profissional, atendem os mesmos preceitos, os títulos de ambos são iguais e, consequentemente, os direitos também.

O diretor de Avaliação aponta o fato de já existirem mais de 10 mil mestres profissionais titulados nos últimos anos no país e que são "iguais aos mestres acadêmicos". Portanto, segundo Amaral, isto não precisava estar na portaria de junho, pois os mesmos direitos já existiam. “O texto da portaria anterior possibilitou a interpretação que essa igualdade não existia e seria válida somente após junho de 2009.”

Por último, o diretor enfatiza que o principal objetivo do mestrado profissional era e continua sendo formar recursos humanos neste nível para atuar em setores não acadêmicos. Isto significa capacitar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos. Assim como, transferir mais diretamente conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos para o desenvolvimento nacional, regional ou local. Além de contribuir para agregar competitividade e aumentar a produtividade em empresas, organizações públicas e privadas.

fonte:http://www.capes.gov.br/

6 de janeiro de 2010

UNUNIJORGE seleciona docentes para o primeiro semestre de 2010

A UNJORGE abre inscrições para o processo seletivo de docentes 2010.1.

Os interessados deverão encaminhar o curriculum vitae ou o currículo Lattes para o e-mail curriculo@unijorge.edu.br, mencionando no assunto o código da disciplina que está apto a lecionar, conforme relação abaixo.

CURSO DISCIPLINA CÓDIGO
ENGENHARIA Cálculo I ENG01
Cálculo II ENG02
Cálculo III ENG03
Física I ENG04
Física II ENG05
Química Geral ENG06
Estatística ENG07
Geometria Analítica ENG08
Meio Ambiente ENG09
Práticas Investigavas Interdisciplinares ENG10
Tecnologia e Mecânica dos Materiais ENG11
Cálculo Numérico ENG12
Química Orgânica ENG13
Físico-Química ENG14
Tópicos Especiais ENG15
Gestão da Qualidade ENG16
Processos Produtivos da Indústria Química ENG17
Planejamento Estratégico ENG18
Higiene e Segurança do Trabalho ENG19
Ergonomia ENG20
ARQUITETURA E URBANISMO Materiais de Construção ARQ01
Cálculo para Arquitetura ARQ02
História da Arquitetura e Urbanismo ARQ03
Conforto Térmico ARQ04
Gastronomia Base Técnica da Cozinha Internacional Ocidental GAS01
Cozinha Internacional Ocidental GAST02
Base Técnica da Cozinha Internacional Oriental GAST03
Cozinha Internacional Oriental GAST04
Panificação, Pâtisserie e Sobremesas - GAST05

Av. Luis Viana, n.6775, Paralela - Salvador-BA, CEP:41.745-130
Consulte telefones e ramais
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UEFS - Especialização em Educação Ambiental para a Sustentabilidade

EEA - Aviso - Prorrogação de inscrição para Seleção do Curso de Especialização em Educação Ambiental para a Sustentabilidade

AVISO

PRORROGAÇÃO DE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE
O Reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, no uso de suas atribuições, torna público que as inscrições para a Seleção do Curso de Especialização em Educação Ambiental para a Sustentabilidade, ficam prorrogadas até o dia 12 de janeiro de 2010, mantendo-se todas as suasa demais condições do Edital.

UEFS - Processo Seletivo para Iniciação Científica em Laboratório de Qualidade da Água (Voluntários)

UEFS - MESTRADO

EDITAIS – PÓS-GRADUAÇÃO:

- Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (Mestrado)

Inscrição: 30 de novembro de 2009 a 8 de janeiro de 2010

edital-ppgecea-2010.pdf

TODOS OS PROGRAMAS

http://www.uefs.br/portal/ensino/pos-graduacao/cursos

Pós-Graduações Uefs - saiba mais:

http://www.uefs.br/portal/noticias/2009/perfil-dos-programas-de-pos-graduacao-da?searchterm=perfil+dos+programas

UEFS - CONCURSO PÚBLICO

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realiza concurso público de provas e títulos destinado a selecionar candidatos para formação de cadastro de reserva para o cargo de professor nas classes auxiliar, assistente e adjunto. O edital relaciona 69 disciplinas em diversas áreas e as inscrições devem ser feitas até 4 de fevereiro de 2010.

Os interessados devem se dirigir à Coordenação de Seleção e Admissão, localizada no prédio da Reitoria, primeiro andar. A inscrição também pode ser feita pela internet, em conformidade com o edital, disponível no portal www.uefs.br, seção Editais (clique aqui). Outras informações através dos telefones (75) 3224-8030 e 3224-8224.

Feira de Santana, 4 de janeiro de 2010.

Ascom/Uefs.

CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR NA CLASSE DE PROFESSOR AUXILIAR, ASSISTENTE E ADJUNTO

edital-concurso-professor-n04-2009.pdf — PDF document, 167Kb

UESC - PÓS GRADUAÇÃO

A Pós-Graduação vem sendo desenvolvida com vistas à construção de uma Universidade cada vez mais competente para interferir no processo social da região.

As estratégias adotadas são a solidificação e expansão de cursos de pós-graduação - lato sensu e stricto sensu - com a ênfase na capacitação docente e socialização do conhecimento.

Informações gerais sobre cursos

Lato Sensu
Audiovisual
Biologia de Florestas Tropicais
Combustíveis Derivados da Biomassa: com ênfase em biodiesel e biogás
Direito Processual Civil
Economia das Sociedades Cooperativas
Economia de Empresas
Educação e Relações Étnico-Raciais
Educação Infantil
Ensino de Ciências e Matemática
Ensino de Geografia
Epistemologia e Fenomenologia
Educação para Jovens e Adultos
Estudos Comparados em Literaturas de Língua Portuguesa
Gestão da Educação
Gestão para Inovação e Sustentabilidade
Leitura e Produção Textual
Língua Estrangeira: Ênfase em Espanhol
Modelagem Matemática
Oceanografia
Planejamento de Cidades
Saúde Mental
Stricto Sensu
Biologia e Biotecnologia de Microrganismos
Ciência Animal
Ciência, Inovação e Modelagem em Materiais
Cultura & Turismo
Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente
Ecologia e Conservação da Biodiversidade
Genética e Biologia Molecular
Letras: Linguagens e Representações
Produção Vegetal
PROFÍSICA – Programa de pós-graduação em Física
Sistemas Aquáticos Tropicais
Zoologia


UESC -Curso de Extensão - GPS de Navegação

A Reitora em exercício da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, no uso de suas atribuições, torna público que se encontram abertas as inscrições para o CURSO DE EXTENSÃO – Curso Básico de GPS de Navegação, do Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais da UESC - DCAA.

DAS INSCRIÇÕES:

PERÍODO

De 07 a 11 de fevereiro de 2010.

HORÁRIO

Das 08:00 às 21:00 horas.

LOCAL

Protocolo Geral da UESC, térreo Pavilhão Adonias Filho

CLIENTELA

Estudantes de Agronomia, Geografia, Biologia e demais profissionais que lidam com Geotecnologias

PRÉ-REQUISITO

Não há.

VAGAS

Mínimo de 10 (dez) – Máximo de 15 (quinze).

TAXAS

Não há.

2. DO CURSO:

PERÍODO/HORÁRIO

Dias 23 e 24 de fevereiro de 2010.

HORÁRIO

Das 08:00 às 17:00 horas.

CARGA HORÁRIA

16 horas

LOCAL

Sala 3216 - Pavilhão Jorge Amado

3. DOS CERTIFICADOS – Serão fornecidos aos alunos que obtenham o mínimo de 75% de freqüência no Curso.


UESC - CONCURSO PÚBLICO

O Concurso Público para Professor Auxiliar, Professor Assistente e Professor Adjunto de Ensino, nível "A", do quadro de pessoal, da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC -, tem como objetivo o preenchimento de 26 (vinte e seis) vagas, reservadas para candidatos portadores de diploma ou equivalente de graduação e doutorado, de acordo com a formação exigida para cada cargo.

Atenção: Estão abertas as inscrições referentes ao edital - nº 178/2009.

Resultado Final - Edital Nº 024
Resultado Final - Edital Nº 113
Inscrições Homologadas - Edital Nº 162

UESB - REVISTA SAÚDE

A Revista Saúde.Com é uma publicação do Departamento de Saúde - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Para acessar o conteúdo da revista clique nas opções no menu acima ou na capa da revista ao lado.

ISSN 1809-0761
Versão On-line

Revista Indexada:

DOAJ - Directory of Open Access Journals.

Latindex- Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal.

Sumários.org - Sumários de Revistas Brasileiras.

Confira o novo número da revista

UESB -V Seminário do Genplanta

4/1/2010
por Evelly Freitas

A Uesb é um celeiro de pesquisas e, por aqui, os trabalhos são desenvolvidos em diversas áreas. É o caso do Grupo de Pesquisa GenPlanta que se dedica a pesquisas nas áreas de Genética, Biotecnologia e Pré-Melhoramento voltados à qualidade do maracujá e que realiza nos próximos dias 7 e 8 de janeiro, no campus de Vitória da Conquista, o V Seminário Aberto do GenPlanta.

“Atualizações sobre oportunidades de estudos pós-graduados de brasileiros na Europa”; “Novas tecnologias de seqüenciamento e a era dos projetos genoma”; e “Proteínas alergênicas em plantas”, são alguns dos temas que serão discutidos no Seminário, por palestrantes de várias instituições do país. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento, que acontece no auditório do Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP), a partir das 15 horas e é aberto à comunidade. Ao final das atividades os participantes receberão certificado.

Confira a programação clicando aqui.



Assessoria de Comunicação

UESB - Concurso Público para provimento de cargos de professor de magistério superior.


Inscrições até 12 de janeiro de 2010

por Ilana Teixeira

Você quer fazer parte de um dos corpos docentes mais qualificados da Bahia? Então fique atento, a Uesb publica o Edital 137/09 de Concurso Público para provimento de cargos de professor de magistério superior. As vagas são para cadastro de reserva, distribuídas para os três campi da Universidade, Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga, para as classe auxiliar, assistente e adjunto.

As inscrições estão abertas de 19 dezembro a 12 de janeiro, no site da Uesb, e os documentos deverão ser entregues pessoalmente, nos locais indicados no Edital, ou encaminhados via Sedex. As vagas existentes contemplam diversas áreas do conhecimento, como Saúde, Letras, Administração, Filosofia, Comunicação e outras. As provas serão realizadas no período de 5 a 26 de fevereiro.

O processo seletivo será composto por três etapas: prova escrita de conhecimentos específicos; prova didática, aula pública; e prova de títulos. O concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Para mais informações, ligue para (77) 3424-8720, (77)3424-8721, (77)3424-8607 ou para os departamentos envolvidos.

Faça aqui a sua inscrição.

Confira a portaria 1907/09.



Assessoria de Comunicação

CNPq quer estimular bolsas de produtividade tecnológica

A Bolsa Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora é a nova categoria de bolsa do CNPq, informa a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA. Esta bolsa é voltada para o pesquisador cujo trabalho é voltado prioritariamente para o desenvolvimento tecnológico e inovação, explica o pró-reitor Antonio Alberto Lopes.

Vários pesquisadores da UFBA de diversas áreas tiveram propostas de Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora aprovadas pelo CNPq. No entanto, registra Lopes, existe na UFBA um número bem maior de pesquisadores com perfil para esta modalidade de bolsa de produtividade. Para a instituição alcançar um maior número de bolsistas é importante ficar atento para o calendário do CNPq para 2010, que deve ser divulgado em breve, avisa o dirigente. Mais informações sobre a Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora podem ser obtidas em http://www.cnpq.br/normas/rn_06_016_anexo2.htm

UFBA -ISC e Case Western realizam curso sobre investigação de epidemias

Por meio de vídeo conferências, o Instituto de Saúde Coletiva da UFBA e a Case Western Reserve University (CASE) promovem curso de pós-graduação sobre Investigação de Epidemias. Esta será a primeira experiência de curso em tempo real (Global Health: Outbreak Investigation in Real-Time) envolvendo alunos da UFBA e da CASE. Será ministrado em inglês e exige que os alunos tenham domínio do idioma e conhecimentos básicos em epidemiologia. Podem se candidatar profissionais de saúde e alunos da UFBA e de outras universidades com interesse no tema. As inscrições estão abertas nos dias 8,11 e 12 de janeiro na secretaria da pós-graduação do Instituto de Saúde Coletiva, na Rua Basílio da Gama s/n. Campus Canela. Tel: 32837409/32837410); E-mail: ppgsc@ufba.br

UFBA -Caravana de pesquisa da UFBA vai a nove países latino-americanos

Na manhã de sexta-feira (8), uma expedição terrestre, composta por 17 estudantes da UFBA e seis documentaristas - quatro da produtora Tempo e Movimento, a serviço do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento (Cicef), e dois da TV UFBA – deixa Salvador para percorrer, de ônibus, nove países da América do Sul durante aproximadamente dois meses.

Trata-se da Caravana da Integração 2010, uma promoção da Iniciativa UFBA Latina (Inulat), com o objetivo de proporcionar aos jovens um contato direto com a realidade histórica, cultural, social, política e econômica vivenciada pelos povos latino-americanos para que compreendam melhor a comunidade latina. Uma solenidade marcará a saída do ônibus – às 9h, na entrada principal do campus de Ondina –, com a presença do reitor Naomar de Almeida Filho, representantes dos governos estadual e municipal e das empresas patrocinadoras da iniciativa.

A caravana, composta por estudantes de pós-graduação e de graduação de diversas áreas, tendo à frente, o professor do Departamento de Sociologia e especialista em Relações Internacionais, Felippe Silva Ramos, e o idealizador do projeto, Fabrizzio Cedraz Gaspar, licenciado em Ciências Sociais, visitará instituições acadêmicas, órgãos diplomáticos e instituições que estejam dispostas a colaborar e discutir o processo de integração e aproximação dos laços entre o Brasil e os demais países da América Latina.

A viagem de ônibus proporcionará uma maior percepção do cotidiano de cada país. A expectativa é de que, ao final do percurso, a caravana seja recebida por representantes do governo federal, em Brasília, com o intuito de transmitir um relato acerca da experiência. Após o retorno estão previstas diversas atividades, com o propósito de relatar as experiências e compartilhar o conhecimento adquirido com a comunidade.

“Essas atividades têm o objetivo de disseminar a identidade latina, amenizar o desconhecimento sobre a realidade dos países vizinhos e, principalmente, estimular o debate sobre questões pertinentes ao processo, irreversível, a nosso ver, de integração dos países latino-americanos”, explica o professor Felippe Ramos.

I Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva

Estão abertas as inscrições para o I Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva, uma realização do Instituto O Direito por um Planeta Verde - IDPV, visando ao desenvolvimento e ao amadurecimento da pesquisa do Direito Ambiental. A temática central do prêmio é ?Conservação da Biodiversidade e Mudanças Climáticas?, bem como das linhas indicadas no Edital.

Com abrangência nacional, o concurso selecionará e premiará os melhores ensaios acadêmicos inéditos sobre o Direito Ambiental em cinco categorias:

1. Estudantes do Ensino Superior: a) graduando; c) especializando d) mestrando; e) doutorando;

2. Especialista, Mestre de Direito e Doutor em Direito;

3. Orientador: destinado aos supervisores dos trabalhos de graduação apresentados;

4. Mérito Institucional: destinado a uma Instituição de Ensino Superior que tiver o maior número de premiações nas diversas categorias e classificações, com exceção da premiação Menção Honrosa;

5. Menção Honrosa, a ser atribuída a critério da banca examinadora aos candidatados que tiveram um trabalho interessante cientificamente, mas que não foi premiado nas referidas categorias.

Os vencedores em cada modalidade receberão prêmio em dinheiro, certificado, publicação do texto em forma de coletânea e kit de publicações, contendo títulos selecionados e produzidos pelas Instituições promotoras e/ou realizadora.

As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de abril de 2010. A lista dos classificados e premiados será divulgada no site do Instituto até o dia 15 de maio. O Edital com todas as informações do concurso já está disponível no endereço: www.planetaverde. org

A apresentação dos trabalhos premiados será feita durante o Congresso de Estudantes de Direito Ambiental,2010, promovido pelo IDPV.

A Banca formada por pesquisadores, com doutorado e com experiência no Direito Ambiental será composta dos seguintes membros: Jose Rubens Morato Leite (Presidente) , Antonio Herman Benjamin, Carlos Teodoro José Hugueney Irigaray, Patryck de Araujo Ayala, Carla Amado Gomes, Branca Martins Cruz, Heline Sivini Ferreira, Alexandra Aragão, Solange Telles da Silva, Jose Heder Benatti, Guilherme Purvin Figueiredo, Paulo Roney Avila Fagundez e Délton Winter de Carvalho.

Mais informações: planetaverde@ planetaverde. .org ou 55(11)55754255 55(11)55754255

5 de janeiro de 2010

Revista de Gestão Costeira Integrada

Âmbito da Revista

A RGCI – Revista de Gestão Costeira Integrada (JICZM - Journal of Integrated Coastal Zone Management) é uma revista cujos artigos são sujeitos a avaliação inter-pares por avaliadores credenciados e isentos, que publica artigos sobre todos os temas relacionados com a gestão costeira, designadamente focalizados na oceanografia costeira (física, geológica, química, biológica), engenharia, economia, sedimentologia, sociologia, ecologia, história, poluição, direito, biologia, antropologia, química, política, etc.

Os artigos publicados apresentam resultados quer da investigação fundamental, quer de investigação aplicada ou direccionada.
É dada ênfase aos resultados provenientes de investigação interdisciplinar, da aplicação de técnicas e instrumentos de gestão, de desenvolvimentos inovadores de métodos e técnicas, de assuntos com aplicabilidade genérica, e de experiências locais ou regionais que possam constituir uma fonte de inspiração para outras regiões.

A RGCI/JICZM está focalizada nos ambientes costeiros e na sua gestão, o que significa que abrange uma grande área que se estende desde uma distância não bem determinado para o interior do continente até um limite indefinido para o lado do mar. Artigos sobre paleo-ambientes costeiros, antigas linhas de costa, ocupação histórica do litoral, análise diacrónica e evolução da legislação integram-se, também, no âmbito da Revista.

Um dos públicos alvo da RGCI/JICZM é a comunidade que fala português (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, que no conjunto têm mais de 210 milhões de habitantes). Todavia, os autores e os leitores da RGCI não estão confinados geograficamente; todos os investigadores e técnicos que desenvolvem as suas actividades nas zonas costeiras, em qualquer região do mundo, são potencialmente autores e/ou leitores da RGCI/JICZM.

A RGCI/JICZM aceita a submissão de manuscritos redigidos em português (com resumo alargado em inglês) ou em inglês (com resumo alargado em português).

A revista, na globalidade, pode ser descarregada em http://www.aprh. pt/rgci/
revista9f3.html onde pode efectuar também o download artigo por artigo.

Edições especiais


Ano 4, N.º 6
Edição especial
Manguezais

Ano 4, N.º 5
Edição especial
Políticas Públicas


Números publicados


Volume 9
Fascículo 3 - 2009

Volume 9,
Fascículo 2 - 2009

Volume 9,
Fascículo 1 - 2009


Volume 8,
Número 2 - 2008


Volume 8,
Número 1 - 2008

Volume 7,
Número 2 - 2007

Volume 7,
Número 1 - 2007

Ano 3, N.º 4

Ano 2, N.º 3

Ano 1, N.º 2

Ano 1, N.º 1

3 de janeiro de 2010

UFBA - SELEÇÃO ALUNO ESPECIAL – 2010.1

Seleção de Alunos Especiais 2010.1 aqu

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento da UFBA congrega pesquisadores com atuações diversas no campo da Ecologia. Tem por objetivo central a formação de pessoal altamente qualificado nos níveis de Mestrado (Acadêmico e Profissional) e Doutorado.
Atende também à formação de outros interessados, oferecendo vagas para alunos especiais em disciplinas e através da promoção de cursos de extensão.
Conheça o histórico e perfil do Programa, a proposta pedagógica dos cursos, seus docentes e estudantes e os produtos de suas atividades de pesquisa acessando o menu ao lado.
Data – 05 a 15 de janeiro de 2010
Local – A inscrição será no NÚCLEO acadêmico no horário das 09:00 as 12:00h.



UFRB - Pós-Graduação

Mestrado em Microbiologia Agrícola
www.pgmicrobiologia.ufrb.edu.br

Mestrado em Ciências Ágrarias (Fitotecnia, Solos, Água)
www.cienciasagrarias.ufrb.edu.br

Doutorado em Ciências Agrárias (Fitotecnia)

Mestrado em Ciência Animal
www.pgcienciaanimal.ufrb.edu.br

Mestrado em Recursos Genéticos Vegetais

Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento
www.pgcienciassociais.ufrb.edu.br

Mestrado em Solos e Qualidade de Ecossistemas
www.ufrb.edu.br/pgsolos

UFRB - Curso de Mestrado Solos e Qualidade dos Ecossistemas abre inscrições

Em março de 2010 a UFRB iniciará mais um curso de mestrado: Solos e Qualidade dos Ecossistemas. O curso de mestrado terá duas áreas de concentração: Ciência do Solo (linhas de pesquisa Solos e Nutrição de Plantas e Planejamento e Uso Racional da Terra) e Qualidade dos Ecossistemas (linhas de pesquisa Manejo e Qualidade de Agroecossistemas e Manejo de Resíduos e Remediação de Áreas Impactadas). O edital de inscrição e seleção pode ser encontrado no sítio do curso.

ATENÇÃO:As inscrições poderão ser realizadas no período de 17/12/2009 a 22/01/2010.

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