17 de dezembro de 2009

Comunicações do Seminário Gestão de Habitat para a Fauna

Caros Colegas,

Recebi um email com essa importante informação:
" Todas as comunicações apresentadas no seminário "Gestão de Habitat para a Fauna em Sistemas Agrícolas e Florestais", organizado pela Naturlink e pelo Centro de Ecologia Aplicada Prof. Baeta Neves do Instituto Superior de Agronomia, que decorreu no passado dia 20 de Novembro em Lisboa, foram amavelmente disponibilizadas pelos seus autores e foram alojadas na plataforma Pluridoc de partilha de documentos técnicos, bem como o respectivo livro de resumos.
Deste modo, os interessados poderão descarregar estes documentos a partir dos seguintes links (listados pela ordem de apresentação das comunicações no Seminário):
- "Gestão de Habitat para a Fauna em Sistemas Agrícolas e Florestais"
- "Aumentar o Valor Natural do Território: o papel dos gestores do habitat"
- "Restauro do Habitat do Priolo (Pyrrhula murina). Práticas de gestão na Laurissilva Macaronésica"
- "A Importância da Diversidade do Habitat para a Conservação dos Anfíbios e Répteis: o exemplo da Área Metropolitana do Porto"
- "Fragmentação da Paisagem Agrícola por Florestação: interacções que afectam a avifauna na vizinhança de plantações florestais"
- "Medidas de Gestão de Habitat para a Conservação de Aves Estepárias"
- "Presente y Futuro del Lince Ibérico en Andalucía"
- "Gestão de Arrozais para Aves Aquáticas: resultados de uma experiência de larga escala"
- "Gestão Florestal e Conservação da População Arborícola de Águia de Bonelli"
- "Gerir o Habitat para a Rola-comum (Streptopelia turtur). O que significa?"
- "Gestão de Habitat para Ungulados em Ecossistema Montanhoso: o caso da Serra da Lousã"
- "Wildlife Estates Label: instrumento para certificação da gestão cinegética, enquanto actividade promotora da fauna"
Reiterando os agradecimentos da organização do Seminário a todos os participantes, e em particular aos oradores, despeço-me até breve.

Rui Borralho "

Amplie seus conhecimentos.

Fonte:http://www.mma.gov.br/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=46

15 de dezembro de 2009

PRAIA DO FORTE: PARAÍSO AMEAÇADO

Praia do Forte é um dos mais badalados balneários do País e se diferencia dos demais, pois nesse paraíso protege-se o meio ambiente, cultiva-se a biodiversidade e a educação ambiental. Mas esse paraíso é frágil e está ameaçado por uma obra absurda que vai aumentar a insegurança na região, reduzir os números de turistas e depreciar o valor de casas e terrenos.
Trata-se da construção de um monumental hipermercado e de um posto de gasolina na entrada da localidade, um entroncamento de muito movimento. O equipamento vai trazer sérios prejuízos para a localidade, cuja base é o turismo e o charme é o sossego.
Um hipermercado de grande porte vai infernizar o trânsito na região, vai tornar-se ponto de parada de viajantes e camelôs, vai receber caminhões de carga de grande porte e juntará lixo em grande quantidade criando, assim, um ambiente que nada tem a ver com a bucólica vila de Praia do Forte.serão os pequenos comerciantes incapazes de competir com este superempreendimento, mas nativos, veranistas e turistas serão prejudicados em maior ou menor monta.
Nunca é demais lembrar que a decadência da ilha de Itaparica começou com a construção de um hipermercado nas imediações de Bom Despacho, mercado esse que passou a ser ponto de todo o tipo de bicos e negócios, que atraíram marginais e desocupados e que hoje possui em seu entorno uma enorme favela.
Esse cenário não pode se repetir em Praia do Forte, uma localidade voltada para a proteção do meio ambiente, que abriga o Projeto Tamar e não pode jamais sediar um supermonstrengo comercial. O prefeito de Mata de São João, João Gualberto, onde se localiza o distrito de Praia do Forte, vinha até aqui fazendo uma administração profícua e se credenciando para ocupar novos cargos no mundo político baiano.
Esta coluna não sabe as razões que levaram o prefeito a desviar desse caminho e conceder alvará a tal empreendimento, tampouco quer saber quem será o grupo privado que se beneficiará dele, mas espera que o bom senso do prefeito João Gualberto prevaleça e a obra, que vem sendo executada de forma acelerada para tornar-se um fato consumado, seja suspensa ou transferida para outra área.
Espera-se também que o Ministério Público, tão ágil em paralisar obras públicas, embargue imediatamente esse elefante-branco e sujo, que só trará prejuízos para o turismo baiano e para o povo de Praia do Forte.
Os números do PIB - Entre janeiro e setembro desse ano, o PIB brasileiro caiu 1,7%. No 3º trimestre, quando todos esperavam que a economia estivesse a pleno vapor, o crescimento foi de apenas 1,3%. Apesar desses números pífios, o mercado de negócios parece aquecido como se estivéssemos crescendo a 5% ao ano. Qual a explicação? Em primeiro lugar, vale lembrar que o PIB é um retrato do passado e, embora possa definir uma tendência, não diz o que vem por aí. Com relação ao futuro, o número bom é o investimento que, aliás, cresceu 6,5% no 3º trimestre, indicando que as empresas estão investindo, confiantes no aumento da demanda.
O baixo crescimento verificado no último trimestre, por seu turno, foi influenciado pela desova dos estoques, cuja variável de cálculo no PIB é de difícil aferição. Resumindo: no último trimestre deste ano, o crescimento do PIB vai dar um salto, mas não será suficiente para o País apresentar crescimento positivo. O PIB de 2009 vai ser negativo ou estável, mas 2010 vai ser um ano de fartura e crescimento econômico.
A Bahia e os portos - A Bahia ainda patina na questão portuária. É verdade que novos investimentos estão sendo feitos, mas são nitidamente insuficientes. A Codeba, por exemplo, alocou recursos para fazer a dragagem do Porto de Aratu, mas apenas para o canal e a área de evolução.
O berço não foi contemplado.
Como os investimentos públicos andam devagar, o setor privado começa a se mexer. Ao que parece, o Moinho Dias Branco está construindo um píer para contêineres na ponta da laje. Será o primeiro terminal de contêineres na Baía de Aratu.
A onda verde - Há algo de novo nas eleições para governador da Bahia em 2009 e tem cor: é verde. O deputado Luís Bassuma é candidato declarado a governador, tem apoio da senadora Marina Lima e espera apenas que sua pré-candidatura seja lançada no próximo dia 12 de dezembro no último encontro regional do seu partido, o PDT.
Em entrevista ao site Bahia Econômica, Bassuma disse que há quatro anos uma onda vermelha tomou conta da Bahia, mas as práticas daí advindas resultaram semelhantes às dopassado, por isso ele vislumbra em 2010 uma onda verde que varrerá o Estado.
Na entrevista, Bassuma procurou tranquilizar os empresários, afirmando uma postura de negociação em prol do desenvolvimento sustentável.
“Mas ninguém pode aceitar, por exemplo, uma fábrica de titânio numa das praias mais belas da Bahia”, afirmou peremptório.
O deputado Luís Bassuma tem um enorme desafio pela frente, mas não há dúvida que o debate político e econômico nas eleições de 2010 vai ter mais cores.
Armando Avena

14 de dezembro de 2009

UCSAL - Defesa Pública de Dissertação -

“O ICMS COMO INSTRUMENTO DE REALIZAÇÃO DA JUSTIÇA SOCIAL: a seletividade do ICMS no Estado da Bahia”

Mestranda: Hogla de Alencar Pacheco
Banca Examinadora: Profa. Dra. Inaiá Maria Moreira de Carvalho (orientadora), Profa. Dra. Denise Cristina Vitale Ramos Mendes - UCSal, Profa. Dra. Elsa Sousa Kraychete - UFBA, Prof. Dr. André Alves Portella - UCSal
Data: 21/12/09, às 14:30h
Local: Campus da Federação - Sala de Vídeo (Av. Cardeal da Silva, 205 - Federação)

FTC - DIÁLOGOS & CIÊNCIAS

ISSN 1678-0463
Ano 7 | Nº 20 | Dezembro 2009

Editorial - Diálogos & Ciência

A grande totalidade do consumo de energia no setor de transporte, em nosso País, relaciona-se ao modal rodoviário, predominando o uso de combustíveis de origem fóssil, em particular do óleo diesel. Projeções, elaboradas por instituições governamentais e empresas de energia, sinalizam um aumento contínuo no consumo de combustíveis para o setor de transporte, que aliadas às questões ambientais têm levado a Academia e os Institutos de Pesquisa à busca por fontes renováveis de energia menos poluidoras, dentre elas os BIOCOMBUSTÍVEIS. Isto tudo, de forma a se ter no futuro um sistema de transporte “mais sustentável”, sob o ponto de vista ambiental.

É neste contexto que a presente edição de Diálogos & Ciência está estruturada, abordando, principalmente, os temas: “BIODIESEL” e “MEIO AMBIENTE”. A edição é aberta com um artigo que versa sobre as tendências e desafios da produção de biodiesel a partir de microalgas, considerado um tema portador de futuro. Na sequência, são apresentados artigos relacionados à avaliação da qualidade hídrica através do uso de biomarcadores; propostas de ações indutoras para a produção de biodiesel no Estado da Bahia, bem como a análise de sua eficiência energética e possíveis impactos ambientais. Dois trabalhos apresentam perspectivas para o aproveitamento de sub-produtos da produção de biocombustíveis (vinhoto e glicerol); dois outros tratam de técnicas de biorremediação de solos contaminados por hidrocarbonentos e um que explora a plataforma termoquímica para a utilização de biomassas residuais de composição lignocelulósica, incorporando o conceito de BIORREFINARIA. Trata-se, portanto, de uma edição contendo temas de grande atualidade, que seguramente despertarão o interesse daqueles que militam com Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação relacionados à produção de biocombustíveis e à mitigação dos efeitos poluentes de resíduos e efluentes gerados nos setores industriais associados à produção de combustíveis renováveis ou não.

Desejo aos leitores boas reflexões e que os temas aqui apresentados sirvam de inspiração para a atuação na área de BIOENERGIA & MEIO AMBIENTE.

Saudações Universitárias,

Nei Pereira Jr., PhD
Professor Titular
Departamento de Engenharia Bioquímica
Universidade Federal do Rio de Janeiro

ARTIGOS PARA LER:


MICROALGAS COMO MATÉRIA-PRIMA PARA BIOCOMBUSTÍVEIS: IMPORTÂNCIA NO CENÁRIO ATUAL, PRINCIPAIS ENTRAVES E RESULTADOS PROMISSORES NA BAHIA

Escrito por Iracema Andrade Nascimento; Solange Andrade Pereira; Maria Bernadete Neiva Lemos Leite; Jacson Nunes dos Santos;Tiago Pereira do Nascimento; Mauricio Andrade Nascimento; José Baía Coelho Neto; Clarivaldo Santos de Sousa

UTILIZAÇÃO DE METALOTIONEÍNAS COMO BIOMARCADORES DE CONTAMINAÇÃO POR METAIS TRAÇOS EM BACIAS DE RETENÇÃO DE EFLUENTES: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE HÍDRICA PARA O REÚSO INDUSTRIAL

Escrito por Igor Leonardo Pereira Rodrigues; Iracema Andrade Nascimento; Mauro de Freitas Rebelo; Rodrigo Cunha Wanick

TÉCNICAS DE BIORREMEDIAÇÃO DE SOLOS CONTAMINADOS POR HIDROCARBONETOS DE PETRÓLEO

Escrito por Judith Liliana Solórzono Lemos; Sabrina Dias de Oliveira; Luiz André Felizardo Silva Schlittler; Nei Pereira Júnior

VINHOTO: NOVA PERSPECTIVA

Escrito por Humberto Alves Ramos; Cleber André Cechinel

APROVEITAMENTO DO GLICEROL DO BIODIESEL: ESTERIFICAÇÃO

Escrito por Alexandre dos Santos Machado; Otanéa Oliveira de Brito; Júlio Mácio Soares de Oliveira

HIDROCARBONETOS AROMÁTICOS POLICÍCLICOS (HAPS), PROPRIEDADES E FATORES QUE AFETAM SUA DEGRADAÇÃO

Escrito por Judith Liliana Solórzono; Lemos Sabrina Dias de Oliveira; Cláudia Affonso Barros; Luiz André Felizardo Silva Schlittler

BIODIESEL NA BAHIA: SUGESTÕES DE AÇÕES INDUTORAS

Escrito por Marcelo Santana Silva; Paulo Roberto Britto Guimarães; Georges Souto Rocha; Paulo Cesar Nascimento Andrade

APLICAÇÃO DA BIOSSEGURANÇA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE BIODISEL

Escrito por Manuel Alves de Sousa Junior; Alexandre Pereira Wentz; Cleber André Cechinel; Fernanda Silva Lordelo

GASEIFICAÇÃO DE BIOMASSA

Escrito por Luiz André Felizardo Silva Schlittler; Edelvio de Barros Gomes; Adelaide Maria de Souza Antunes; Nei Pereira Júnior

BIODISEL: EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E IMPACTO AMBIENTAL

Escrito por Luis Cesar Maffei Sartini Paulillo; Fabiano Henrique Peixinho Jatobá; Cleber André Cechinel


FTC - Terceira defesa do Mestrado em Bioenergia

Na quarta-feira (16), às 14h, na FTC Salvador

O Colegiado do Mestrado Profissional em Bioenergia da FTC convida para sessão pública e informa que será realizada a terceira defesa do curso no dia 16 de dezembro, a partir das 14h, na FTC Salvador, Sala 311, Módulo 3, Nível 3.

Será apresentado o trabalho intitulado: "BAHIABIO: Programa Baiano de Bioenergia; A Utilização da Bioinformática como Ferramenta ao Melhoramento Genético de Oleaginosas", de autoria do mestrando Fabiano Henrique Peixinho Jatobá.

A banca examinadora será formada pelo professor Dr. Luis Cesar Maffei Sartini Paulillo (orientador), professor Dr. Cleber André Cechinel (membro interno) e professor Dr. Hélio Mitoshi Kamida (membro externo).

-


Programem-se para 2010.

A cidade de Salvador sediará o I Congresso Baiano de Engenharia Sanitária e Ambiental (COBESA), que será realizado de 11 a 16 de julho de 2010, no Centro de Convenções da Bahia.

-Serão abordados, de maneira integrada, temas de interesse regional e nacional relacionados à universalização do saneamento, urbanização e meio ambiente, enfocando os seus desafios tecnológicos e de gestão, por meio de:

  • TRABALHOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS
  • CONFERÊNCIAS
  • PAINÉIS
  • MESAS REDONDAS
  • PALESTRAS
  • ESPAÇO PARA APRESENTAÇÃO DE INOVAÇÕES
  • FEIRA DE EQUIPAMENTOS E MATERIAIS
  • MINI-CURSOS
  • VISITAS TÉCNICAS

Este evento, inédito no País, está sendo organizado por um grupo de instituições formado por universidades públicas federais e estaduais, faculdades privadas, órgãos públicos e empresas estaduais, autarquias, e associações e entidades de classes.-

A FTC participa da Comissão Técnica e da Comissão Geral de Organização do evento, representada pelo professor Eduardo Cohim, do curso de Engenharia Ambiental.-

Contato provisório para mais informações: (71) 3283-9780-

Em breve, o site do Congresso estará disponível.

UNIFACS - Preocupação com a água

A preocupação com a água tornou-se tema mundial. Estudiosos de todo o mundo se dedicam a pesquisar e analisar novas formas de reaproveitamento da água e preservação do meio ambiente. A troca de experiências se torna então fundamental.

Será justamente essa troca de experiências vivida no estado da Pensilvânia (EUA) que a professora Regina Celeste Souza irá apresentar no próximo dia 15 de dezembro, na sala 606 do prédio da Pós-graduação (Stiep), a partir das 16 horas. A professora viajou aos Estados Unidos no mês de outubro patrocinada pelos Companheiros das Américas, por meio do intercâmbio que a UNIFACS mantém com o Albright College.

Durante a viagem a professora participou do Simpósio sobre Bacias Hidrográficas e realizou a palestra “Rio São Francisco: Cultura, Identidade e Desenvolvimento”. Ainda participou de visitas técnicas a áreas revitalizadas de bacias hidrográficas ao longo do rio Delaware.

“Foram experiências muito interessantes e que provam que é possível reverter a situação e viver em harmonia com o meio ambiente”, adianta a professora. As experiências vividas e as novas técnicas de revitalização de áreas antes degradadas e também de reaproveitamento de água e cuidados com o meio ambiente, além de trabalhos voluntários serão apresentados nesta palestra do dia 15, que é aberta ao público. Informações: 3271-8787.


UCSAL - XX Ciclo de Monografias de Biologia

09 a 18 - XX Ciclo de Monografias de Biologia

Horário:
14:00 às 20:00 h
Local:
Campus de Pituaçu - Auditório Inferior

Clique aqui e confira a programação das comunicações orais.

Semana Estadual discute Tecnologia da Informação e Comunicação na Bahia

A dinamização e prestação de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação na Bahia serão temas de discussão por acadêmicos, profissionais, empresários e gestores públicos envolvidos na área durante a III Semana Estadual de TIC, que acontece da noite de hoje (dia 14) até a próxima quarta-feira (16), no Hotel Bahia Othon Palace, no bairro de Ondina, em Salvador. Organizado pela Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Sebrae e Assespro (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação, Software e Internet), o evento tem como tema “Mercado, cooperação, inovação e perspectivas”.

A III Semana Estadual de TIC será aberta às 19h, com a entrega do Prêmio Por TI Bahia, concedido a personalidades que se destacaram no setor de TI. Em seguida, às 20h, ocorrerá uma palestra sobre a cooperação no setor. Amanhã, haverá dois painéis, o primeiro às 16h, sobre a confiança no ramo e o segundo às 17h30, abordando as compras públicas como um estímulo ao setor de TIC. Às 19h, será a vez do painel “Panorama Brasil na área de TI, com ênfase no Parque Tecnológica da Bahia (TecnoBahia), em construção na Avenida Paralela em Salvador”.

Na quarta-feira (dia16), os trabalhos serão abertos às 8h30, com a assinatura do Protocolo de Intenções para a Copa 2014, a ser firmado entre a Secti, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), a Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Mineração (SICM) e Secretaria Especial da Copa (Secopa). Entre os temas discutidos no último dia da III Semana Estadual de TIC estão também “TI Verde, oportunidades e desafios”, “Virtualização de desktops”, “Desenvolvimento colaborativo” e “Mangaba – Sistema Operacional Linux no Governo”.

Entre os palestrantes, figuram o engenheiro eletrônico Maurício Gouvêa; Eduardo Costa, engenheiro criador da Sociedade para a promoção da Excelência do Soft Brasileiro (Softex); o pesquisador Ricardo Tavares, e o economista Cezar Taurion Chede, atual gerente de Novas Tecnologias da IBM do Brasil.
Data: 14/12/2009
Fonte: Ascom Secti

CNPQ - EDITAIS

Os Editais são financiados com recursos próprios do CNPq ou de outros Ministérios e Fundos Setoriais.

As regras e normas dos diversos editais em andamento podem ser vistas abaixo. Para a apresentação de propostas você deverá acessar a página de Formulários onde encontrará os formulários adaptados a cada edital.

Editais com o prazo encerrado, e suas respectivas normas e regras, podem ser vistos em Editais C&T Encerrados.

Editais abertos:

Edital MCT/CNPq Nº 073/2009 – PRONEX – Rede Dengue

Objetivo: Selecionar propostas para implantação de uma rede inter-regional e interdisciplinar de pesquisas em dengue como Subprograma Temático do Programa de Apoio aos Núcleos de Excelência (PRONEX – Rede Dengue), contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico do País.

Inscrições: 29/10/2009 a 11/01/2010

Versão para impressão em PDF

Edital MCT/CNPq/FNDCT-AÇÃO TRANSVERSAL/CT-AMAZÔNIA/CT-BIOTEC/BIONORTE Nº 066/2009

Objetivo: Apoiar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País e integrar competências para a consolidação da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Rede BIONORTE), por meio do apoio a projetos e formação de doutores com foco na biodiversidade e biotecnologia, visando gerar conhecimentos, processos e produtos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Inscrições: 06/11/2009 a 21/12/2009 25/01/2010(*)

Versão para impressão em PDF
(*) Alterado em 18/11/2009

Edital MCT/CNPq/CT-INFRA/GEOMA Nº 61/2009

Objetivo: Selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, de modo a intensificar as atividades da Rede Temática de Pesquisa em Modelagem Ambiental da Amazônia – GEOMA.

Inscrições: 04/11/2009 a 21/12/2009 18/01/2010(*)

Versão para impressão em PDF
(*) Alterado em 18/11/2009

Edital MCT/CNPq/FNDCT Nº 046/2009

Objetivo: Selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, apoiando a formação de recursos humanos nas áreas de desenvolvimento e inovação na cadeia produtiva do etanol e biodiesel.

Inscrições: 14/12/2009 a 28/01/2010

Versão para impressão em PDF

CNPq abre edital para incentivar pesquisas em Combustíveis sólidos

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançam edital para formação de recursos humanos em processos de produção e conversão aplicados a combustíveis sólidos com foco em biomassa e carvão mineral. Os projetos aprovados serão financiados no valor global de R$ 7 milhões, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT/CT-Energ).

O Edital apoiará duas linhas de pesquisas. A linha 1 financiará pesquisas em tecnologias aplicadas a biomassa, incluindo o condicionamento e caracterização de combustíveis, combustão, gaseificação, pirólise, carvoejamento, torrefação e biodigestão. A linha 2 financiará pesquisas aplicadas ao carvão mineral, com foco na geração termelétrica e no uso siderúrgico, na qual incluirá o estudo da prospecção e exploração mineral, mineração (lavra e beneficiamento), gaseificação, combustão, pirólise, tratamento e aproveitamento de resíduos, recuperação ambiental de áreas mineradas, captura e armazenamento de CO 2 .

O valor global será distribuído inicialmente entre as linhas de pesquisa da seguinte forma: R$ 2 milhões para a Linha de Pesquisa 1 – Biomassa; e R$ 5 milhões para a Linha de Pesquisa 2 – Carvão Mineral. Cada projeto da Linha 1 terá o valor máximo de financiamento de até R$ 250 mil e da Linha 2 de até R$ 350 mil.

Serão concedidas bolsas nas modalidades de Iniciação Científica e Tecnológica (ITI-A e ITI-B), Mestrado (GM), Doutorado (GD), Pós-Doutorado Júnior (PDJ), Pós Doutorado Empresarial (PDI), Treinamento no Exterior (SPE), Especialista Visitante (EV) e Estágio Sênior (ESN).

O prazo de inscrição para o Edital l MCT/CNPq/FNDCT Nº 020/2009 vai até o dia 28 de janeiro de 2010.

Assessoria de Comunicação Social do CNPq

UEFS -SITIENTIBUS Série Ciências Biológicas

Colegas,
Esta diponível, no site uma boa revista científica, para donwload.
Aproveitem.



Sitientibus ser. Ci. Biol., vol. 9, nº. 2 e 3, Abril - Setembro de 2009

NOTA

HITOSHI NOMURA – Artigos científicos e de divulgação do entomologista Oscar Monte (1895-1948).

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

GRÊNIVEL MOTA DA COSTA, UIARA CATHARINA SOARES E SILVA & VALDEMIRO LOPES MARINHO – A contribuição de Paulo Freire para a educação ambiental.

UIARA CATHARINA SOARES E SILVA, GRÊNIVEL MOTA DA COSTA, ANTÔNIO DA COSTA NETO & SOLANGE MARIA COSTA AMORIM – Educação ambiental: uma alternativa para a melhoria da qualidade de vida da comunidade do bairro Novo Horizonte, Feira de Santana, Bahia, Brasil.

BOTÂNICA

JOSÉ IRANILDO MIRANDA DE MELO, MARCOS JOSÉ DA SILVA & MARGARETH FERREIRA DE SALES – Flora da região de Xingó, Alagoas e Sergipe: Onagraceae Juss.

JOSÉ IRANILDO MIRANDA DE MELO, MARCOS JOSÉ DA SILVA & MARGARETH FERREIRA DE SALES – Flora da região de Xingó, Alagoas e Sergipe: Loasaceae Juss.

ETNOBIOLOGIA

ARGUS VASCONCELOS DE ALMEIDA & ANDREY FELIPE CAMINHA – Plantas e animais usados na cura e prevenção do “mauolhado” segundo especialistas polulares do Recife, Pernambuco, Brasil.

MARCELO COELHO MIGUEL GEHARA, GABRIELA CUNHA RIBEIRO, EDUARDO LAGE BISAGGIO & ARTUR ANDRIOLO – Conhecimento popular de moradores do entorno do Parque Estadual do Ibitipoca (MG, Brasil) sobre o gênero Mazama Rafinesque, 1817 (Cervidae).

ZOOLOGIA

LUCIANO RAIMUNDO ALARDO SOUTO – Sincraniometria do cachalote-pigmeu, kogia breviceps (Odontoceti, Kogiidae), no litoral da Bahia, Nordeste do Brasil.

EDNEI DE ALMEIDA MERCÊS, FLORA ACUÑA JUNCÁ & FRANCISCO S. COUSIÑO CASAL – Girinos de três espécies do gênero Rhinella Fitzinger, 1826 (Anura – Bufonidae) ocorrentes no Estado da Bahia, Brasil.

LUISA MARIA SARMENTO-SOARES, ROSANA MAZZONI & RONALDO FERNANDO MARTINS-PINHEIRO – A fauna de peixes nas bacias litorâneas da Costa do Descobrimento, extremo sul da Bahia, Brasil.

RODRIGO NOGUEIRA DE VASCONCELOS, ELAINE CRISTINA CAMBUI BARBOSA & MARCELO CESAR LIMA PERES – Borboletas do Parque Metropolitano de Pituaçu, Salvador, Bahia, Brasil).

THAMARA ZACCA – Espécies de borboletas (Lepidoptera: Papilionoidea e Hesperioidea) da Coleção Entomológica Prof. Johann Becker do Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil.

HITOSHI NOMURA – Folclore e biologia de alguns invertebrados II.

UFBA - Revista de Direito Animal da UFBA seleciona artigos

A Brazilian Animal Rights Review, publicação oficial do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFBA (PPGD) junto com o Instituto Abolicionista Animal (IAA), seleciona artigos para sua próxima edição. Publicada pelo PPGD‒UFBA e pela editora Evolução, a revista possui conselho editorial formado por juristas de renome nacional e internacional. A Brazilian Animal Rights Review (ISSN: 1809-9092), tem interesse na publicação de doutrina, jurisprudência comentada, estudos, conferências e notas. Os artigos devem reportar-se a assuntos da área dos Direito dos Animais. Pelas normas de publicação, serão aceitos originais, inéditos, os quais serão submetidos à apreciação do conselho editorial responsável pela revista, que poderá recomendar a publicação. A priorização da publicação dos artigos enviados decorrerá de juízo de oportunidade da revista, sendo reservado à mesma o direito de aceitar ou vetar qualquer trabalho recebido, e, também, o direito de propor eventuais alterações, desde que aprovadas pelo autor. A publicação dos artigos enviados não implicará remuneração a seus autores, tendo como contraprestação o envio de um exemplar da edição da revista onde o artigo foi publicado. As opiniões emitidas pelo autor em seus artigos são de sua exclusiva responsabilidade. Os artigos encaminhados devem observar as seguintes especificações: arquivo formato Word, ou em formato compatível com o pacote Office; fonte Times New Roman, tamanho 12; espaçamento entre linhas de 1,5; títulos e subtítulos em caixa alta, alinhados à esquerda e em negrito; o arquivo contendo o texto não deverá conter nenhuma referência à qualificação do autor, sob pena de rejeição. O artigo deve conter um resumo informativo, no idioma do texto, de até 250 palavras, que apresente concisamente os pontos relevantes, com suas finalidades, metodologia, resultados e conclusões. O resumo acima descrito deve ser traduzido para uma língua estrangeira, preferencialmente a inglesa. Após o resumo, deve constar uma relação de palavras-chave (palavras ou expressões que expressem as idéias centrais do texto), as quais possam facilitar posterior pesquisa ao trabalho. As palavras-chave são separadas entre si por ponto. As referências bibliográficas deverão ser apresentadas no final do texto, organizadas em ordem alfabética e alinhadas à esquerda, obedecendo às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT. As citações no texto devem ser transcritas entre aspas duplas, no caso de citação direta, de até três linhas, vindo incorporada ao parágrafo. No caso de citação direta, com mais de três linhas, deve ser destacada do corpo do texto com recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte menor que a utilizada no texto e sem aspas. À editora fica reservado o direito de proceder às revisões gramaticais e à adequação dos artigos às normas disciplinadas pela ABNT, caso seja necessário. Os trabalhos devem ser encaminhados exclusivamente por meio do e-mail animallegal@yahoo.com.br. Quaisquer dúvidas a respeito das normas para publicação deverão ser dirimidas por mensagem encaminhada para o e-mail animallegal@yahoo.com.br ou no site www.abolicionismoanimal.org.br.

INGÁ - FILME

Filme Home - Nosso Planeta, Nossa Casa
Eventos
Início : Quinta 17 de Dezembro de 2009 15:00 hs
Fim : Quinta 17 de Dezembro de 2009 15:00 hs
Informação de contato

Email :
URL :

Colaboradores e funcionários do INGÁ terão a oportunidade de assistir ao Filme Home - Nosso Planeta, Nossa Casa, que será exibido no dia 17/12, no Auditório Paulo Jackson, em sessão única às 17h30, com posterior debate do adida cultural da França na Bahia, Iréne Kirsch.

O longa, dirigido por Yann Arthur-Bertrand, retrata os problemas ambientais e o tempo que a humanidade tem para reverter a destruição das riquezas naturais do Planeta, com sequências aéreas de 54 países.

O filme francês foi lançado no Brasil dentro da programação do Ano da França no Brasil.


INGÁ - Porque cuidar da água é cuidar da vida!
http://www.inga.ba.gov.br/modules/extcal/event.php?event=106

IMA CONVOCA

O Instituto do Meio Ambiente do Estado da Bahia (IMA) convoca todas as pessoas físicas e jurídicas credenciadas no Cadastro Técnico Federal do IBAMA, a se regularizarem no Cadastro Estadual de Atividades Potencialmente Degradadoras e/ou Utilizadoras de Recursos Naturais (CEAPD) do IMA.

Informamos que este Cadastro tem caráter obrigatório para a realização de qualquer atividade no Estado da Bahia.

O cadastro pode ser realizado aqui

Para maiores informações entrar em contato através do telefone:

(71) 3117-1263 ou pelo e-mail: maria.hegouet@ima.ba.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

Último Quintas Ambientais 2009: inscrições abertas


As inscrições para a última edição do Programa Quintas Ambientais 2009 já podem ser feitas gratuitamente neste mês de dezembro. Será abordado o tema: Gestão Florestal (Proteção e Desenvolvimento), na próxima quinta-feira (17).

Para explanar sobre o assunto, o IMA conta com o diretor de Recursos Florestais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis de Brasília (Ibama-DF), José de Arimatéa e com o superintendente de Políticas Florestais, Conservação e Biodiversidade da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), Marcos Ferreira, além do Diretor de Recursos Florestais, Flora e Fauna do Instituto do Meio Ambiente (IMA) Ruy Muricy.

Concursos de Artigos – Os eventos das Quintas Ambientais validam a participação no 1º Concurso Estadual de Artigos Técnicos na Área Ambiental, que tem o objetivo de promover e difundir o conhecimento acerca dos temas: Avaliação Ambiental Estratégica; Licenciamento Ambiental no Brasil; Saúde Ambiental – O Equilíbrio do Ambiente como Proteção à Saúde Humana e Gestão Florestal (proteção e desenvolvimento).

O Concurso integra o Programa Quintas-feiras Ambientais, idealizado pela Diretoria de Estudos Avançados do Meio Ambiente (Deama). O melhor artigo selecionado vai receber o valor de R$ 1.000,00 (um mil reais).

A participação no concurso está condicionada a presença nas palestras realizadas no próprio Instituto.

Para maiores informações acesse o edital.

As inscrições para as Quintas Ambientais são gratuitas e aberta a todos, mas as vagas são limitadas. As inscrição deve ser realizada no site.

O IMA está localizado na Rua Rio São Francisco, Monte Serrat, Salvador-Bahia.

Ascom / IMA (10/11/2009)

Seguidores